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1. Qual a diferença entre corretora de seguros e consultoria de benefícios ?

De uma forma geral, a corretora de seguros é a empresa que comercializa produtos de seguros e oferece suporte após a venda. Com o passar do tempo, algumas corretoras de seguros foram sofisticando os seus serviços, a fim de atender os clientes de forma mais personalizada e passaram a se denominar consultoria de benefícios, embora sejam corretoras também, na maior parte dos casos. Concluindo, não importa se a sua empresa é atendida por uma corretora, consultoria ou ambas, o que realmente faz a diferença é a capacidade de ouvir, entender as demandas, personalizar serviços, agregar valor, negociar, sugerir soluções e trazer resultados mensuráveis. Ao analisar o perfil das corretoras percebemos que as mesmas trabalham com diversos produtos de seguros, não exclusivamente com benefícios. Esta aí, uma das principais diferenças da 4Health Consultoria, que é especialista em produtos relacionados a programas de saúde e benefícios e por isso mantém o foco de atuação totalmente voltado para esta direção.

2. Sempre que uma empresa compra um plano de saúde, dental ou seguro de vida é obrigatório efetivar a transação através de uma corretora de seguros?

Quando se trata de seguro de qualquer natureza, existe uma exigência de que a efetivação da transação ocorra através de uma corretora de seguros. Para outros produtos, as práticas mudam conforme a empresa que está oferecendo o serviço. Podemos afirmar que a maior parte das operadoras do mercado sugerem que a contratação seja efetivada através de uma corretora, porém, algumas ainda permitem a venda de seus produtos através de canais diretos o que não implica em uma vantagem para o contratante.

3. Como se efetiva a contratação de uma corretora de seguros ou consultoria de benefícios?
A nomeação de uma corretora de seguros ou consultoria de benefícios pode ocorrer em três momentos distintos: 1. No momento da contratação de um novo plano de saúde, dental ou seguro de vida. Quando a empresa muda ou contrata um novo produto, geralmente, a corretora que faz a intermediação desta negociação já é automaticamente nomeada como corretora da conta. Isto significa que pelos próximos 12 meses ou enquanto a empresa contratante não se pronunciar, está corretora responderá pela conta da mesma e deverá oferecer serviços de especializados de gestão em troca. 2. No aniversário do contrato. Trinta dias antes do aniversário do contrato vigente, a empresa contratante deverá comunicar através de uma carta, modelo específico, a transferência de corretagem, ou seja, a nomeação da nova corretora para a seguradora/operadora contratada e para a corretora que será destituída. A partir do primeiro dia do aniversário do contrato a corretora eleita passara a oferecer os serviços respectivos a empresa contratante. 3. A qualquer momento, desde que a corretora atual esteja de acordo. Nesta situação a empresa também precisa comunicar oficialmente a corretora, porém esta, deverá oficializar o seu de acordo nesta mesma carta. A seguradora/operadora também deverá ser comunicada e exigirá o documento que comprove o de acordo da antiga corretora. Se tudo isto ocorrer, passados trinta dias deste processo a nova corretora nomeada passará atender a conta. Caso a corretora atual se negue a realizar a transferência, a empresa em questão deverá aguardar o aniversário do contrato ou a corretora eleita poderá atender a empresa contratante sem receber remuneração alguma até o próximo aniversário, uma vez que a antiga corretora,continuará sendo remunerada por conta dos prazos não observados pela empresa contratante.
4. O custo do produto contratado fica mais alto quando existe uma corretora intermediando o processo?
Não. Geralmente, por ocasião da precificação do produto a seguradora ou operadora já inclui no custo um percentual que será destinado ao pagamento da corretora/consultoria. Mesmo quando a empresa contratante opta por uma relação direta com operadora, o valor destinado à corretora acaba por fazer parte do preço, uma vez que esta relação poderá mudar no futuro..
5. Quem remunera a corretora de seguros ou consultoria de benefícios?
Todas as vezes que uma empresa contrata um produto de plano/seguro saúde, dental ou vida, está embutido no preço do produto a comissão da corretora, mas o pagamento é efetuado diretamente a corretora através da seguradora ou operador contratada. Sendo assim, quem remunera é a empresa, mas quem efetiva o pagamento é a operadora/seguradora. Existem casos em que a empresa opta por não incluir a comissão no preço final e acerta um valor diretamente com a consultoria ou corretora e para isso firma um contrato, nestes casos, a remuneração é efetuado diretamente pela empresa contratante. Temos observado através de anos de experiência que esse tipo de contrato tende a ser mais vulnerável pois a sua manutenção é um reflexo da saúde financeira, por isso sempre recomendamos que a remuneração seja realizada através da operadora/seguradora..
6. Qual o papel da empresa contratante nesta relação?
Eleger um grupo de profissionais para acompanhar periodicamente todos os processos, dando atenção ao que for apresentado e sugerido, com poder de decisão para implementar de forma ágil ajustes e ações e com grande interesse na análise atualizada dos indicadores. A corretora/consultoria de benefícios é responsável por muitas etapas e ações, mas é a equipe responsável eleita pela empresa que abre os caminhos para a “mágica” acontecer, estimulando a comunicação, envolvendo os gestores e propiciando um ambiente favorável à realização de tudo o que for necessário para que os objetivos sejam alcançados com sucesso. A Gestão estratégica de um programa de saúde e benefícios dá trabalho e exige disciplina , reuniões periódicas, cumprimento de cronograma, análise de indicadores e dedicação. Trata-se de um trabalho em equipe, onde a atuação da empresa, da corretora e operadora contratada é tão importante como imprescindível..
7. O que uma corretora/consultoria de benefícios pode fazer pelo programa de saúde e benefícios da sua empresa?
Por conhecer profundamente toda a dinâmica dos processos e por ter uma atuação totalmente focada, uma boa corretora/consultoria de saúde poderá, sem sombra de dúvidas, potencializar os recursos investidos no programa de saúde e benefícios, contribuindo também, para que a empresa tenha um conhecimento mais profundo e estratégico de suas demandas, riscos, necessidades, viabilizando a concretização dos resultados propostos e um resultado financeiro mais positivo..
8. Quais benefícios uma empresa poderá obter ao eleger uma corretora/consultoria de benefícios?
Quando a corretora/consultoria de benefícios é experiente, pró-ativa e consciente do seu papel, uma forte parceria se estabelece e a empresa contratante passa a contar com um time de especialistas que passarão a trabalhar com foco direcionado no programa da empresa e que buscarão incessantemente alcançar os resultados propostos, além de oferecer suporte profissional e consistente em todas as situações. Outro ponto positivo é que as negociações com a seguradora/operadora deixam de ser unilaterais e passam a ser mais equilibradas e proveitosas pois estarão baseadas em indicadores reais e pareceres de todos os envolvidos..
9. Qual o papel/responsabilidades de uma corretora/consultoria de benefícios?
Poderíamos enumerar diversas responsabilidades, porém sabemos que isto pode variar conforme a expectativa, necessidades do cliente e forma de trabalho da corretora. Existem muitas corretoras que focam a sua atuação de forma mais superficial, oferecendo, suporte distante nas negociações e transações mais complicadas; enquanto outras personalizam serviços, padronizam, acompanham os processos, geram indicadores e buscam uma atuação cada vez mais assertiva e estratégica. Uma corretora/consultoria de benefícios deve atuar de forma direta, atualizada e dinâmica na gestão estratégica do programa de saúde e benefícios, focando sua atuação na gestão operacional, na gestão do risco, comunicação, promoção à saúde e qualidade de vida a fim de alcançar os objetivos propostos e um equilíbrio financeiro dos contratos. O foco principal será potencializar o investimento através da maximização dos recursos, equilíbrio dos custos, manutenção da satisfação dos usuários, abertura dos canais de relacionamento e negociação.
10. Conheça alguns mitos e inseguranças que geralmente aparecem no momento em que a empresa decide mudar ou eleger uma corretora.
Temos condições especiais negociadas com a nossa seguradora/corretora e ao elegermos uma corretora iremos perder as condições negociadas. Esta afirmação é falsa porque ao se eleger uma corretora as condições deverão ser mantidas e o que foi estabelecido em contrato não poderá ser modificado. A corretora atual é muito bem relacionada com a minha operadora/seguradora e se houver mudança iremos perder nas negociações. Esta afirmação também é falsa porque a seguradora ou operadora contratada não poderá favorecer uma corretora em detrimento de outra. As condições negociadas serão mantidas. Não é necessário estar atento ao aniversário do contrato, posso mudar de corretora a qualquer momento. Esse é um dos maiores equívocos. Como não existe uma regra oficial amplamente divulgada a maior parte das empresas tomadoras de serviços desconhecem os detalhes que a impedem de nomear um novo corretor a qualquer momento, salvo os casos onde a empresa contratante do serviço tenha oficializado esta condição através de um contrato específico a autorização para transferência de corretagem, fora do prazo, deverá ser submetida a aprovação da corretora atual. A corretora atual é parceira e não se importará em autorizar a transferência de corretagem a qualquer momento. Conforme descrevemos no item anterior, a corretora atual poderá não concordar em transferir a corretagem antes ou depois do período indicado para isso que é de trinta dias do aniversário do contrato. Para evitar surpresas é importante assegurar esta opção em contrato..
11. Quais pontos devem ser negociados, esclarecidos e formalizados antes da contratação formal de uma corretora.
Muitas vezes o processo de seleção se iguala às etapas de um namoro, onde a fase de sedução cega os envolvidos, impedindo que algumas questões importantes sejam analisadas. A 4Health sempre sugere que seja elaborado um contrato de expectativas, onde a corretora apresenta os serviços e recursos que estarão disponíveis, prazos, cronogramas, periodicidade da operação e definição de papeis e responsabilidades. A empresa deverá, também, tomar tempo para reconhecer e apresentar todas as suas necessidades, demandas, expectativas e principais objetivos, a fim de alinhar prioridades e potencializar os esforços e recursos investidos..
12. O que se deve observar antes de eleger uma corretora/consultoria de benefícios?
Capacidade de ouvir, de entender e traduzir as necessidades da empresa contratante. Pró- atividade, criatividade, agilidade de respostas, efetividade, registros de ações realizadas, casos de sucesso e capacidade para apresentar os indicadores necessários e serviços propostos. O índice de retenção de clientes é um fator importante assim como a opinião de boa parte dos clientes e não somente de alguns poucos indicados. Percebemos que as empresas antes de optarem por uma determinada corretora, muitas vezes priorizam unicamente os indicadores de superfície, como por exemplo.
13. Existe um contrato ou documentos específicos para formalizar esta operação?

Somente as cartas e processos descritos na pergunta de Nº 10. A 4Health sugere que a empresa contratante dos serviços estabeleça um contrato em paralelo com a corretora nomeada, a fim de oficializar e garantir os serviços contratados, papéis e responsabilidades.

14. Quando o meu foco é trocar de produto e corretora/consultoria, como devo proceder?
Primeiramente sugerimos que você escolha a corretora/consultoria que deseja trabalhar. Avalie a equipe, a estrutura, os serviços e a sensibilidade em ouvir e entender as suas necessidades. Depois de escolher a corretora inicie o estudo de mercado. Caso precise de três orçamentos opte em trabalhar, nesta fase de tomada de preços, com no máximo três, tomando o cuidado de apresentar as mesmas informações e detalhes do contrato atual e das necessidades da empresa para todas. Temos percebido diversos equívocos nesses processos. Muitas empresas, pensam que o melhor caminho é leiloar a oportunidade, envolvendo mais de 3 corretoras/consultorias na tomada de preços. Poucas empresas sabem que este comportamento restringe as negociações, dificulta a liberação das propostas e gera ruídos com relação ao desenho ideal. É importante destacar que, nem todas as corretoras trabalham de um forma ética e na busca por melhores preços, deixam de informar detalhes importantes que geram conflitos de informações entre as concorrentes, o resultado disso são custos as vezes diferentes uns dos outros ou extremamente agravados ou valores fora da realidade que dificilmente serão efetivados e que não ajudaram a empresa na tomada de decisão. O corretor ético observa a situação atual da empresa de forma profunda e apresenta esse diagnóstico de forma transparente para a operadora analisar os números a fim de apresentar uma proposta saudável . Quando muitos corretores participam de uma concorrência onde o único foco é o custo, nem sempre o eleito é o mais habilidoso para lidar com as questões do dia a dia e oferecer soluções eficientes. Muitas vezes, na inciativa de buscar o melhor resultado financeiro a empresa descarta possíveis parceiros, extremamente habilidosos e que poderiam ajuda-la a chegar em uma ótima equação de longo prazo.
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