Benefícios Flexíveis – para refletir

por | jan 15, 2021 | Dicas para o RH | 0 Comentários

A perenidade dos processos e relações nunca estiveram tão vulneráveis dentro e fora das organizações. Percebemos, cada vez com mais frequência, que as fórmulas incontestáveis de outrora não cabem mais neste tempo.

Um dos assuntos muito discutidos, quando falamos de gestão de pessoas, está relacionado à contratação ou não do pacote tradicional de benefícios que era reproduzido de uma forma quase uniforme pela maior parte das empresas. Hoje, frente à diversidade de estilos de vida, perfis e objetivos, ele vem perdendo força.

Todo mundo sabe que os benefícios corporativos representam um custo considerável dos gastos com pessoal e que, com o passar do tempo, a comunicação interna e a atualização das necessidades não conseguem impactar de forma sustentável a percepção de valor frente ao que é oferecido.

No entanto, com diferentes gerações no local de trabalho, os melhores benefícios para cada funcionário podem variar muito. Oferecer um pacote de benefícios flexível é a melhor maneira de garantir que seus funcionários recebam os benefícios que são mais importantes para eles. 

O que fazer, então, para manter um programa de benefícios atraente e alinhado aos objetivos da organização?

Homem de óculos sorrindo para a colega de trabalho com filtro laranja sob a imagem e a frase "clique aqui e baixe a vitrine de benefícios 2021, conheça os benefícios mais modernos e impactantes para sua empresa"

O que são os benefícios flexíveis?

Segundo Dessler (2003), os planos de benefícios flexíveis foram inicialmente chamados de planos de cafeteria, porque, como em uma cafeteria, os funcionários podiam escolher entre várias opções de benefícios. 

Quando pensamos em uma forma de integrar todos os fatores acima, o Programa de Benefícios Flexíveis, que surgiu no Brasil na década de 90, parece ser uma opção tentadora. 

Como o próprio nome já diz, a flexibilidade é o foco. No programa de benefícios flexíveis, cada funcionário opta pelo pacote que melhor atende ao seu perfil e momento de vida, e assim imprime maior relevância ao menu oferecido pela empresa, partindo de uma grade diversificada de produtos, sustentada por um programa de pontos.

O autor Chiavenato (1999) expõem os prós e contras dos benefícios flexíveis: 

Vantagens dos benefícios flexíveis

  • Os funcionários escolhem o pacote que melhor satisfaça às suas necessidades pessoais; 
  • Aumenta o recrutamento e a retenção de funcionários;
  • Os benefícios flexíveis ajudam a empresa a adaptar-se às necessidades mutáveis de uma força de trabalho mutável;
  • Aumenta o envolvimento dos funcionários e suas famílias e melhoram a compreensão dos benefícios; 
  • Planos flexíveis permitem a introdução de novos benefícios a um custo menor;
  • Limita-se os custos e a organização tem a melhor forma de aplicação do seu dinheiro. Os funcionários escolhem dentro dessa limitação. 

Desvantagens dos benefícios flexíveis 

  • Os funcionários podem fazer escolhas inadequadas e não irão se sentir seguros quanto a emergências previsíveis; 
  • Requer tempo e recursos investidos; 
  • A seleção é adversa – os funcionários escolhem apenas os benefícios que usam;
  • Oferecer benefícios flexíveis pode sair caro;
  • Requer comunicação excepcional.

Que tipo de benefícios flexíveis sua empresa deve oferecer? 

Como os benefícios flexíveis são exatamente isso – flexíveis – eles devem ser personalizados para atender às necessidades de seus funcionários. Você pode começar analisando seus concorrentes e os benefícios que eles oferecem. 

Quando você conduz uma análise de comparação com outra empresa, disse para considerar estas três questões: 

  • As ofertas de benefícios são comparáveis?
  • Quer posicionar o seu negócio a nível de mercado ou acima?
  • Que perguntas os candidatos a empregos estão fazendo sobre opções de trabalho flexíveis ou ofertas de benefícios? 

Suas respostas a essas perguntas o ajudarão a criar um plano flexível que melhor se adapte à sua empresa e aos seus funcionários. 

Além disso, faça uma pesquisa com seus funcionários para ver quais benefícios eles mais desejam e quais não seriam necessários. 

É importante entender quais benefícios para funcionários estão proporcionando maior valor à sua equipe e quais benefícios são uma perda de dinheiro. Além disso, boa parte  das empresas que adotam esse tipo de programa comprovam uma maior satisfação dos funcionários.

Conselhos sobre benefícios flexíveis 

Longe de ser uma tarefa simples, o sucesso da implementação de benefícios flexíveis está vinculado ao conhecimento profundo da ferramenta que será adotada, perfeito entendimento do grupo de usuários, alinhamento da liderança, orçamento disponível a médio e longo prazo e um desenho consistente que converse com a cultura e os objetivos da empresa, junto a um programa de comunicação eficiente, consistente e dinâmico. Por todos esses fatores, não encontra sinergia em qualquer empresa.

Com realidades um pouco diferentes, empresas pequenas e médias, abertas a novidades e com um menu mais básico de benefícios, têm optado pelos cartões que promovem a integração dos benefícios disponíveis em uma única ferramenta, sem exigir a arquitetura de uma política mais sofisticada.

Não importa que caminho a sua empresa vai seguir. A grande novidade é que existem diversas saídas para organizações de todos os tamanhos e com os mais diferentes orçamentos. 

Essas novas soluções apresentam força suficiente para trazer propósito, modernidade, relevância, resultados e frescor para o tradicional e batido programa de benefícios corporativos.

Descubra benefícios flexíveis para seus funcionários em nosso blog

Este artigo foi escrito por Débora Maia, sócia diretora da 4Health Consultoria em Saúde e Benefícios, empresa especializada na gestão de planos de saúde, pacote de benefícios e programas de qualidade de vida e bem-estar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *