Corretora de plano de saúde: como escolher para a sua empresa

por | fev 9, 2021 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Escolher uma nova corretora de plano saúde para gerenciar os benefícios dos funcionários pode ser uma tarefa árdua. O plano saúde e os benefícios dos funcionários são uma grande parte das despesas com a folha de pagamento, portanto, escolher a corretora é uma questão de alto risco. 

A qualidade de sua nova corretora de plano de saúde pode fazer a diferença entre ter uma equipe engajada de talentos de alta qualidade, que alimenta seu crescimento, ou assistir os melhores membros de sua equipe partirem para empregadores que oferecem benefícios que atendam às suas necessidades.

Neste artigo, daremos uma olhada abrangente no processo de escolha de uma nova corretora de plano saúde, incluindo:

  • Por que sua corretora de plano saúde é importante
  • Como iniciar o processo para encontrar uma nova corretora de plano saúde
  • O que procurar em uma corretora de benefícios para novos funcionários
  • Como saber se uma corretora de planos pode realmente agregar valor ao seu negócio

Por que analisar a sua corretora de plano saúde é importante?

Por que é tão importante ser estratégico na hora de escolher uma nova corretora de planos de saúde? Em primeiro lugar, os benefícios para os funcionários, principalmente os de saúde, são ferramentas extremamente poderosas em seu arsenal para atrair, reter e envolver os talentos de que você precisa para crescer e sustentar seus negócios.

Em segundo, empresas de todos os tamanhos estão lutando para construir e manter equipes eficazes, já que o mercado de trabalho incentiva os funcionários a trocar de emprego com mais frequência e a geração do milênio representa uma parcela maior da força de trabalho. E o desafio é maior para pequenas e médias empresas (PMEs), que estão em desvantagem em comparação com suas concorrentes maiores com bolsos mais fundos.

Antigamente, um bom salário e benefícios sólidos eram suficientes para conquistar a lealdade de um funcionário por anos ou mesmo décadas. Isso começou a mudar em 2008, à medida que o mercado de trabalho se tornou menos estável e acelerou conforme a economia se recuperou e mais Millennials entraram na força de trabalho.

Não só se tornou um mercado de procura de emprego, mas o que os funcionários estão buscando em seus empregos mudou. Trabalho e salário não são mais fins em si mesmos, mas precisam ser meios para algo maior para que os funcionários permanecerem. Muitos, principalmente os funcionários mais jovens, desejam desenvolvimento pessoal e um trabalho significativo.

Como resultado, as pessoas permanecem em seus empregos por períodos de 2 a 3 anos antes de passar para a próxima posição que lhes ofereça uma oportunidade de crescimento e realização. Eles querem locais de trabalho onde se sintam apoiados e cuidados,

E os benefícios dos funcionários são uma parte vital de qualquer estratégia para atender a essas necessidades de atrair e reter talentos.

Uma pesquisa da Aflac descobriu que a maioria dos funcionários mudaria de emprego por um salário menor, mas com melhores benefícios trabalhistas. Sem surpresa, a mesma pesquisa descobriu que 80% dos entrevistados acreditavam que o plano de benefícios de seus funcionários influencia seu envolvimento em seus empregos.

Os benefícios competitivos são um componente necessário para uma estratégia eficaz de construir e engajar sua equipe para que você possa fazer sua empresa crescer. Mas como as pequenas empresas, que não contam com os recursos dos concorrentes, podem oferecer benefícios que farão os contratados em potencial escolherem trabalhar para eles ou impedir que os funcionários atuais abandonem o navio?

O mais importante é desenvolver uma estratégia cuidadosa de benefícios aos funcionários que minimize os custos enquanto maximiza o impacto sobre os funcionários. E para elaborar e implementar uma estratégia eficaz, as pequenas empresas precisam de uma corretora de benefícios dedicada, que entenda suas necessidades exclusivas e esteja disposta a se envolver profundamente em seus negócios.

As empresas em crescimento precisam de soluções personalizadas e uma abordagem para pequenas empresas. Então, como você encontra a corretora de planos que atenderá às suas necessidades exclusivas? Bem, vamos descrever as etapas básicas para encontrar uma nova corretora de plano saúde e o que procurar ao escolher seu novo parceiro de benefícios para funcionários.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

Como iniciar o processo para encontrar uma nova corretora de plano saúde?

O que é uma corretora de planos e o que elas fazem

É hora de uma definição rápida, caso esta seja a primeira vez que você está procurando uma nova corretora de benefícios. Qual é exatamente a diferença entre uma corretora de planos de saúde e um agente de planos? 

Bem, um agente de planos é contratado por uma seguradora específica e é o ponto de contato entre a seguradora e o comprador do plano. Eles podem ser capazes de oferecer descontos e montar um plano de seguro saúde em grupo específico para os empregadores, mas não poderão fazer compras entre diferentes provedores para obter os melhores resultados.

A corretora de planos, por outro lado, é a representante do empregador e não da seguradora

Eles são autorizados pelo empregador a negociar em seu nome com qualquer e todas as seguradoras. Isso significa que eles podem obter as melhores taxas do mercado, em vez de uma determinada operadora, e podem montar um pacote especializado de benefícios para funcionários de vários fornecedores que atenda às necessidades do empregador e dos funcionários. 

Eles também podem servir como consultores de benefícios para ajudar seus clientes a desenvolver estratégias de benefícios eficazes.

Como saber se é hora de encontrar uma nova corretora de planos de saúde

O primeiro passo em sua jornada para encontrar uma nova corretora de benefícios para funcionários ou corretora de planos é decidir se você precisa ou não de uma nova corretora. 

Nós cobrimos esse tópico extensivamente em um artigo anterior, mas aqui estão alguns sinais claros de que provavelmente é hora de iniciar sua pesquisa de corretor de benefícios para funcionários:

  • Renovar o mesmo pacote de benefícios a funcionários ano após ano com pouca consideração por uma estratégia de benefícios de longo prazo
  • Receber menos orientação ou um padrão mais baixo de atendimento ao cliente de sua corretora de planos
  • Passar vários anos sem reexaminar o relacionamento com o corretor de benefícios
  • Dificuldade para determinar o ROI que justifica o investimento em seu corretor de seguro saúde atual

Como iniciar a busca por uma corretora 

Depois de decidir encontrar uma nova corretora de benefícios para funcionários, você deve definir suas metas para o plano de benefícios. Isso o ajudará a encontrar um parceiro que trabalhará com você para atingir esses objetivos. Você deseja reduzir os custos dos benefícios de saúde existentes para que possa expandir outros benefícios que seus funcionários valorizam, como seguro dentário e oftalmológico? Ou você deseja reestruturar completamente todo o seu plano de benefícios aos funcionários?

Com base nessas metas, defina os critérios para definir corretoras de plano de saúde promissoras com base nessas metas e em seu conhecimento do mercado. 

Qual é a aparência da sua corretora de benefícios para funcionários ideal? O que você não quer em sua próxima corretora de seguros? Esses critérios também dirão a você quais perguntas fazer a uma nova corretora de benefícios.

Se você deseja ser extremamente completo, pode inserir os critérios identificados em uma Solicitação de Proposta da corretora de benefícios. Pense na RFP da corretora de benefícios como uma descrição de trabalho formalizada para seu próximo corretor de benefícios. A RFP da sua corretora de benefícios deve incluir uma declaração dos seus benefícios e necessidades de seguro saúde, mas deixar espaço para que os corretores o surpreendam com serviços adicionais. 

Você pode então compartilhar sua RFP de corretor com corretores que parecem promissores durante sua pesquisa para que seus representantes possam adaptar suas propostas às suas necessidades exclusivas.

Mais importante do que o procedimento para iniciar sua busca é saber o que procurar em uma corretora. Você deseja definir as metas certas para o seu negócio, identificar necessidades precisas e reunir critérios que serão genuinamente úteis na escolha de uma nova corretora de planos de saúde.

O que procurar em uma nova corretora de planos de saúde

Abordagem de tamanho e atendimento ao cliente

De modo geral, você deseja trabalhar com uma corretora especializada em pequenas e médias empresas. Isso é relevante porque grandes corretoras geralmente priorizam suas contas grandes em vez de seus negócios. 

As corretoras de seguros menores irão tratá-lo como uma prioridade, não importa o tamanho do seu negócio, porque cada conta é uma conta importante para eles. Uma corretora de planos de saúde PME estará muito mais disposta a oferecer soluções mais personalizadas, feitas sob medida para suas necessidades específicas. E eles não terão a chance de desenvolver a burocracia que torna o trabalho com os maiores corretores de benefícios tão frustrante.

Além do tamanho geral, outra coisa a se observar é a abordagem da corretora de benefícios para o atendimento ao cliente. Portanto, você deve trabalhar com uma corretora de planos que fornecerá a você um gerente de conta dedicado, acesso aos principais participantes de sua organização e suporte contínuo após configurar o plano de seguro inicial.

Minimizando despesas e maximizando o valor para os funcionários

Sua nova corretora de plano de saúde deve fazer tudo ao seu alcance para minimizar suas despesas e, ao mesmo tempo, maximizar o valor para seus funcionários. Muitas corretoras de seguros se concentram no primeiro e negligenciam o segundo, mas ambos são vitais para uma estratégia de benefícios bem-sucedida.

As melhores corretoras de benefícios para funcionários são proativos em sua abordagem aos desafios do seguro. Primeiro, elas identificam as necessidades demonstradas dos funcionários, conduzindo avaliações de risco à saúde e outras pesquisas com funcionários para descobrir quais benefícios seus funcionários realmente precisam. 

Em seguida, eles criam um pacote de seguro do funcionário que atende a essas necessidades enquanto corta custos de benefícios de prioridade mais baixa. Essas etapas são absolutamente necessárias para efetivamente minimizar os custos e maximizar o impacto.

Pergunte a potenciais corretoras de seguros o que elas podem fazer pelo seu negócio. Se eles responderem em termos do que farão para ajudar em seus resultados financeiros e farão para ajudar seus funcionários a permanecerem felizes e saudáveis, é provável que sejam um grande parceiro para seu negócio em crescimento. Do contrário, é quase certo que não sejam a escolha certa para você.

Benefícios criativos para funcionários: benefícios de bem-estar e muito mais

Uma grande corretora de planos de saúde não se limita ao convencional. Ela estará na vanguarda da conversa sobre benefícios, oferecendo benefícios incomuns que o ajudarão a se destacar no competitivo mercado de empregadores.  E uma das maiores áreas que sua nova corretora de benefícios a funcionários deve cobrir são os benefícios de bem-estar.

Esses benefícios incluem programas para parar de fumar e perder peso, associações a academias e programas nutricionais, além de outros benefícios de “estilo de vida”.

Sua corretora de seguros não deve querer apenas apagar incêndios depois que eles começaram, mas também evitar despesas na hora. Os benefícios de bem-estar podem evitar despesas de saúde com doenças relacionadas ao estilo de vida, que representam 70% de todos os custos de saúde.

Essa é uma das razões pelas quais os benefícios de bem-estar têm um ROI médio de 3: 1. Além disso, eles fazem um ótimo trabalho em fazer os funcionários se sentirem valorizados, cuidados e engajados em seu trabalho, ao mesmo tempo que economizam seu dinheiro.

Tecnologia de benefícios para funcionários

Outro fator importante a ser considerado ao escolher uma corretora de benefícios para funcionários é a tecnologia de benefícios para funcionários que eles oferecem. Geralmente, as corretoras oferecem dois tipos diferentes de tecnologia: tecnologia de inscrição de benefícios e telemedicina.

A tecnologia de inscrição de benefícios é um software que pode ser usado para facilitar a experiência de benefícios para sua equipe de RH e seus funcionários. As melhores corretoras de benefícios para funcionários oferecerão software de inscrição de primeira linha para agilizar a inscrição aberta e registrar as informações de conformidade necessárias.

Elas também podem oferecer um portal de benefícios da empresa que permite aos funcionários revisar e gerenciar seus benefícios, solicitar licença e aprender sobre suas opções de saúde. Por outro lado, a telemedicina está transformando a maneira como os funcionários acessam os serviços de saúde. Permitir que os funcionários consultem médicos digitalmente os mantém mais saudáveis, reduz os custos para todos os envolvidos e reduz o absenteísmo.

A tecnologia permite que os empregadores criem programas de benefícios mais personalizados, que atendam melhor às necessidades específicas de cada funcionário. A personalização também permite que os empregadores instruam melhor os funcionários sobre as várias opções de benefícios disponíveis.

Por que a tecnologia é uma ferramenta importante para plano de saúde?

Os benefícios são uma grande despesa e a tecnologia pode fornecer ao empregador análises sobre o desempenho de um plano, para que possam tomar decisões melhores. É também uma maneira de mostrar aos funcionários que se preocupam com eles, fornecendo coisas como um portal fácil de usar ou um autoatendimento de informações com base não apenas no que o plano oferece, mas em como cuidar de si mesmos, como se envolver com a saúde preventiva e quais são alguns dos riscos à saúde que eles apresentam.

É importante utilizar dados que a tecnologia oferece para saber o que seus funcionários desejam e como você pode ajudá-los a conseguirem o que desejam. Não se envolver com seus funcionários até esse nível, provavelmente, te fará passar por algum desgaste. Empregadores estão trabalhando em traçar estratégias de engajamento, iniciativas culturais e métricas de redução de custos.

Incorporar tecnologia aos benefícios de saúde torna mais fácil o acompanhamento da saúde dos seus funcionários, além de ajudá-los a tomarem decisões mais assertivas sobre sua saúde.

A 4Health Consultoria utiliza tecnologia de Business Intelligence para realizar análise da carteira e auditoria médica. Por meio de BI, realiza análise dos dados de utilização do plano de saúde, conseguindo encontrar desvios e fazer até análises preditivas da carteira, permitindo que a equipe médica encontre e acolha potenciais casos graves e crônicos, antes de gerar grandes desvios.

“Na busca por um BI que nos trouxesse as respostas corretas, construímos uma plataforma personalizada, que hoje nos permite garantir um acompanhamento muito próximo da utilização. Dessa forma, realizamos intervenções precisas, que garantem saving clinico e financeiro para nossos clientes.⁠”

Vivemos em um mundo onde tudo é self-service, individualizado e ao seu alcance. E os benefícios dos funcionários não deveriam ser diferentes. A tecnologia é a maneira de torná-los informados e autônomos sobre o uso do plano de saúde.

Muitos diretores de recursos humanos com quem trabalhamos estão dizendo: “Somos capazes de não apenas explicar os benefícios, mas também trabalhar no negócio e nas coisas que queremos fazer, como avaliações de desempenho e cultura, que teriam um impacto maior sobre o negócio.” Ter essa tecnologia também é uma forma de fazer o negócio funcionar com mais eficiência.

Como saber se uma corretora de planos de saúde pode entregar excelência?

Histórico comprovado de sucesso

Ações e resultados falam muito mais alto do que palavras e resultados são a melhor maneira de medir o valor de uma corretora de plano saúde potencial. Uma corretora de benefícios que se preze será capaz de fornecer evidências de sucessos anteriores com clientes como você. 

Você deve consultar o site deles para ver se publicaram algum estudo de caso de cliente. Se o fizerem, é um grande sinal por si só, porque mostra que seus clientes estão felizes com seus resultados. Mas você também deve reservar um tempo para ler os estudos de caso para ver se a corretora de seguros forneceu ao cliente o tipo de serviço que você está procurando em sua empresa.

Principais vantagens para encontrar uma corretora de planos

A decisão de escolher uma nova corretora de planos de saúde é um grande negócio. A corretora certa pode ajudá-lo a cortar custos, fornecer mais valor para seus funcionários e vencer a guerra por talentos atraindo, retendo e engajando os talentos de que sua empresa precisa para ter sucesso. Isso às vezes pode parecer uma tarefa árdua. Esperançosamente, este artigo deu a você uma boa ideia para começar. Apenas lembre-se:

  • Decida o que você deseja realizar com seu plano de seguro saúde e pacote de benefícios de funcionários para que você saiba o que procurar em um corretora de planos
  • Reúna uma RFP de corretoras de benefícios para ajudar a definir o que você está procurando e solicitar propostas
  • Os corretores em ascensão farão dos negócios em crescimento uma prioridade e fornecerão um serviço mais personalizado e prático
  • As perguntas a serem feitas a uma nova corretora de benefícios incluem se eles fornecem benefícios de bem-estar, benefícios em camadas e tecnologia de benefícios
  • Escolha uma corretora que tenha uma abordagem que minimize as despesas e maximize o impacto para os funcionários; focar em apenas um não é suficiente
  • Corretoras com histórico comprovado de sucesso e fornecem estudos de caso ou até mesmo acesso direto a clientes são uma aposta muito mais segura do que desconhecidos

Você está interessado em trabalhar com um corretor mais proativo que o ajude a maximizar o potencial humano do seu negócio? Entre em contato com a 4Health para saber mais!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *