Cotação de plano de saúde para empresas: seu guia completo

por | out 25, 2020 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Para reduzir os gastos e, ao mesmo tempo, assegurar a saúde financeira de seus negócios, muitos gestores enfrentam o desafio de realizar a cotação de plano de saúde para empresas do modo mais eficiente possível.

Os benefícios concedidos aos colaboradores representam grande parte dos custos relativos aos funcionários. Tanto quanto é necessário garantir a sustentabilidade do empreendimento, é imprescindível evitar o descontentamento da equipe e a degeneração do clima organizacional.

Todavia, a oferta de bons planos de saúde consolida-se como diferencial estratégico – essencial na atração e retenção de talentos. Com toda a certeza, isso fornece um excelente retorno em termos de satisfação dos membros da equipe e, consequentemente, na produtividade a longo e a curto prazo.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as informações mais relevantes sobre cotação de plano de saúde para empresas, tais como as formas de contratação de um plano de saúde, a realização de cotações, a importância de trabalhar com empresas especializadas e a indispensabilidade de compreender as necessidades reais de sua organização. Boa leitura!

Como fazer contratação de plano de saúde?

Posto que a contratação do plano ideal para os seus colaboradores não é tida como uma das mais fáceis tarefas, esse benefício encontra-se entre os mais solicitados. Seja como for, devido à estrutura sucateada de saúde pública em nosso país, os planos se tornaram item básicos nos pacotes de vantagens empresariais.

Semelhantemente, o mais provável é que os seus principais concorrentes já ofereçam esse incentivo. De acordo com esse cenário, alguns elementos podem deixar você indeciso e/ou inseguro ao fechar um contrato. Nesse ínterim, é crucial ficar atento a alguns aspectos, como os que elencamos em seguida.

Leve em consideração as complexidades

A cotação de plano de saúde para empresas é algo bem complexo, uma vez que há diversas variáveis que influenciam diretamente na precificação. Certamente, ela deve ser realizada a partir das necessidades específicas de cada empresa.

Com a finalidade de oferecerem rapidamente um plano, infelizmente é muito comum que as empresas celebrem contratações sem, antes, definir critérios claros (além do preço).

Um plano mal elaborado pode impactar negativamente os níveis de satisfação dos colaboradores, e ainda tende a gerar gastos imprevistos. Posto que muitas organizações não têm indicadores precisos de utilização do plano, consequentemente, não há visibilidade de situações capazes de elevar a sinistralidade e, assim, os reajustes.

Os resultados de um mal planejamento podem resultar, por exemplo, em coberturas que não atendem as necessidades de seus beneficiários. Isso transparece em itens como o número de hospitais, baixos valores de reembolsos, pouca disponibilidade de exames, dentre outros.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

Garanta um plano de saúde sustentável

Para assegurar um plano de saúde realmente sustentável, é imprescindível articular as especificidades de colaboradores, a realidade financeira da empresa e a sua cultura organizacional.

Com efeito, para tornar isso possível, é crucial começar esse processo logo na contratação. Em outras palavras, tanto a troca do plano atual quanto uma nova contratação deverão ter objetivos claros.

Por outro lado, essas metas podem variar sensivelmente, desde a busca por menores preços e/ou atendimentos (disponibilidade de exames e coberturas, por exemplo) até o oferecimento de um benefício que valorize os membros da equipe – algo comum em organizações enxutas e com alta lucratividade, como fintechs e bancos.

Sob o mesmo ponto de vista, o redesenho pode ser motivado pelo turnover. Analogamente, empresas inseridas em setores com alta rotatividade podem oferecer planos menos robustos.

Mesmo que você enfrente esse tipo de situação, a 4Health é capaz de oferecer soluções adequadas para viabilizar o sucesso do planejamento e da avaliação.

Realize um planejamento preditivo

Por certo, o planejamento deve ter um caráter preditivo. Isso implica, por exemplo, na necessidade de que o setor de Recursos Humanos esteja alinhado à liderança da empresa, promovendo pesquisas com os funcionários.

Do mesmo modo, essa medida permite conhecer os níveis de satisfação dos colaboradores com o plano atual e o valor percebido por eles acerca do benefício, além de contribuir para delinear objetivos claros.

Ademais, quando a cotação se inicia, há muitas variáveis que podem influenciar na precificação e gestão do plano, tais como:

  • Preço;
  • Rede credenciada;
  • Valores de reembolso;
  • Diferenciais de cobertura;
  • Itens contratuais;
  • Realidade financeira da empresa;
  • Características do grupo de funcionários (sexo, idade, quantidade de afastados, doentes crônicos, entre outros aspectos).

Tenha em mente que todos esses elementos podem mudar significativamente os preços dos planos no momento da cotação.

Não descuide dos afastados

No início de um processo de afastamento, é natural que a empresa acompanhe o caso, mantendo contato com o colaborador e um histórico dos estágios da enfermidade e suas ocorrências.

A saber, com o passar do tempo, essas informações começam a ficar desatualizadas e o contato se torna paulatinamente esporádico. Logo após, quanto maior for o tempo de afastamento, tanto mais haverá um lapso entre as interações com a empresa e a atualização dos dados.

Antes que essa situação se instaure, é altamente recomendável aplicar os princípios de uma gestão de excelência dos atestados. Precipuamente, é fundamental ter as condições necessárias para determinar casos futuros de afastamento.

As operadoras de saúde verificam a presença desses afastados e podem não aceitar a cotação de uma empresa por esse motivo, dependendo de qual for o caso. A falta de dados precisos a respeito do grupo de funcionários afastados tende a impedir que as decisões mais relevantes, arrojadas e estratégicas sejam efetivadas.

Como fazer cotação de plano de saúde para empresas?

Muitos têm, ainda, a impressão de que a contratação de um plano empresarial de saúde implica processos burocráticos e/ou complexos. Porém, isso não deve, necessariamente, ser assim.

Conhecer quais são as fases necessárias e o significado de cada item contratual, sem dúvida, conferirá maior agilidade e praticidade, tornando essa experiência ainda mais agradável.

Pesquise

Com o fim de contratar um bom plano de saúde para empresas, pesquisar é a primeira medida a ser tomada. No momento em que decidir iniciar a cotação, pesquise pelas empresas que disponibilizam o serviço.

Mesmo que o preço seja um aspecto importante, convém lembrar que ele não deve ser o único fator a considerar. Em contraste, tenha em mente que é necessário saber o que as operadoras oferecem e quais avaliações são feitas por seus respectivos clientes.

Analise as regras do contrato

Depois da emissão e aprovação do contrato, não se esqueça de ler tudo atentamente. Todas as especificidades, valores e serviços devem estar elencados nesse documento.

Se acaso você encontrar algo diferente daquilo que foi estabelecido a princípio, ainda haverá tempo para questionar.

Muitas corretoras tendem a focar na parte operacional. Dito de outra forma, elas fazem, com a empresa, apenas a linha de frente do plano. Uma vez que a 4Health busca ir além desses aspectos, diferencia-se das outras corretoras trazendo um atendimento mais pessoal e estratégico, focado em resultados e na satisfação do cliente.

Conforme os seus valores organizacionais, a 4Health prima pela personalização, rapidez e proatividade.

A propósito, ajudamos no gerenciamento de casos crônicos e instruímos os beneficiários a usar o plano de forma eficiente, através de ações de promoção da saúde, que podem estar inclusas no contrato ou, ainda, serem contratadas à parte.

Tal nível de qualidade é possibilitado pela ampla utilização de indicadores que ajudam a mensurar se os pontos-chave daquela ação foram, de fato, melhorados, como mostramos em um de nossos cases de sucesso no âmbito de cânceres femininos.

Por consequência, a 4Health é capaz de monitorar inteiramente o plano, sendo um parceiro altamente confiável para auxiliar na gestão.

Empresas especializadas têm melhor negociação na cotação de planos de saúde para empresas

Em um plano de saúde empresarial, todos saem ganhando.

Em virtude disso, os funcionários ganham por contar com assistências médicas a preços menores do que os praticados em planos particulares, por meio dos melhores planos de saúde. Por outro lado, as empresas também ganham: elas desfrutam do incremento da produção e, também, da redução de afastamentos e atestados médicos.

Cumpre ressaltar que a inteligência aplicada pela 4Health ajuda no desenho dos benefícios que fazem mais sentido para cada empresa. Outro elemento digno de nota é o excelente relacionamento com as operadoras de saúde, traduzindo-se em boas negociações.

Nesse ínterim, um acompanhamento e gestão acurada é realizada, inclusive, após a contratação, através de ferramentas tecnológicas como BI e nossa plataforma própria para demandas de clientes. Assim também, a 4Health garante que os benefícios se mantenham sustentáveis a longo prazo.

Confira, a seguir, algumas das vantagens principais para as empresas.

Atendimento especializado em acidentes de trabalho

Apesar de serem ocorrências que todos desejam evitar, os acidentes de trabalho acontecem. Ademais, bons planos de saúde são bastante úteis, dando aos colaboradores e às empresas a tranquilidade de uma boa assistência.

Como resultado, as operadoras não podem deixar de atender os clientes dos planos coletivos que vieram a desenvolver alguma enfermidade durante o exercício de suas funções.

Por outro lado, a medida faz parte, agora, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, de um procedimento obrigatório. Em outras palavras, as operadoras devem, obrigatoriamente, acatá-la.

Elevação da produtividade

Conforme mencionado, funcionários satisfeitos representam elevação na produtividade. Do mesmo modo, com a saúde em perfeito estado, eles não precisam se preocupar, podendo se concentrar em ter melhores desempenhos, canalizando suas energias para entregar soluções criativas para o negócio.

Só para ilustrar, ao serem assegurados pelos planos de saúde, os funcionários se tornam protegidos de doenças que podem ocasionar problemas de saúde em seus ambientes de trabalho.

Aliás, esse é o caso das enfermidades agudas e crônicas, que são capazes de gerar afastamentos definitivos ou temporários, comprometendo a produtividade de toda a equipe.

Extensão familiar

Certamente, ao lado da tranquilidade decorrente da cobertura de um excelente plano de saúde, seus funcionários podem contar, ainda, com a possibilidade de incluir os dependentes. Todo o escopo do plano e suas coberturas e recursos podem ser desenhados em parceria com a 4Health, que ajuda a encontrar a melhor solução para a realidade da sua empresa.

Muitos planos disponíveis no mercado cobrem os familiares dos funcionários e, na maioria dos casos, subsidiam 50% do valor do plano. Tal aspecto não deve, sob hipótese alguma, ser negligenciado. Essa possibilidade fornece uma grande motivação para os colaboradores, que se sentem ainda mais acolhidos podendo proteger sua família.

Descontos no IR

Logo depois de considerar todas essas vantagens para a produtividade da empresa e a saúde dos trabalhadores, é fácil perceber que os planos empresariais também servem como incentivos fiscais.

Isso significa que os contratos desse tipo podem reduzir vários impostos que, de outro modo, recairiam anualmente sobre as pessoas jurídicas. Sob o mesmo ponto de vista, os descontos são feitos nas próprias declarações anuais de IR (Imposto de Renda).

Diferencial competitivo

Primeiramente, as empresas que disponibilizam esses benefícios aos seus colaboradores são mais bem-vistas pela sociedade e pelo mercado. Em segundo lugar, obtêm um importante diferencial competitivo, se colocando sempre um passo à frente daqueles concorrentes que não se preocupam como deveriam com os membros de suas equipes.

Depois que a imagem da empresa se dissemina, os clientes passam, também, a apreciar essas iniciativas. Mas, como o mercado de trabalho é regido, em grande medida, pela “imagem da marca”, é altamente recomendável ser admirado por quem, de fato, interessa.

Principalmente, nos dias atuais, os empreendedores não se preocupam (pelo menos, não como deveriam) com as condições de vida de seus funcionários. Suas empresas enfrentam graves crises na produção e, ainda, perdem o respeito de toda a equipe, cujos integrantes passam a trabalhar insatisfeitos.

A 4Health oferece apoio tecnológico único no mercado. Sobretudo por meio de ferramentas de planejamento estratégico, indicadores e acompanhamento objetivo com Business Intelligence (BI).

A empresa trabalha informações e dados relativos ao uso, analisando o perfil das empresas e, dessa forma, o BI aponta os grupos de risco, os usuários mais frequentes e, com base nisso, planeja ações assertivas para garantir a sustentabilidade do benefício.

Sem dúvida, esse nível de monitoramento permite a observação de oscilações de quaisquer taxas que possam indicar impactos negativos para a empresa. Igualmente, os colaboradores que têm plano de saúde percebem que seus empregadores estão preocupados em mantê-los saudáveis e se sentem acolhidos.

Ainda mais importante: nada disso terá efeitos duradouras caso a cultura organizacional esteja desalinhada, isto é, caso não trabalhe consistentemente para os mesmos objetivos preconizados pelas ações de promoção da saúde. Antes de tudo, os departamentos de Recursos Humanos precisam estar devidamente preparados para essas ações.

Diferentes escopos de planos para as necessidades da sua empresa

Ao fazer uma cotação de plano de saúde para empresas, você deve entender quais são, exatamente, suas expectativas em relação ao plano. Esse é um fator essencial para realizar a cotação, visto que engloba os hospitais que prestarão atendimento, os procedimentos necessários e a destinação desses serviços.

Além disso, faça uma comparação com as empresas selecionadas previamente, pois, desse modo, você terá mais clareza de quais planos atenderão melhor às necessidades de sua empresa.

Só para exemplificar, o plano de saúde para empresas visa tornar mais baratos e fáceis os acessos à saúde, tanto para os colaboradores quanto para os empregadores.

Ao passo que os valores são marcantemente reduzidos para seus funcionários (já que são realizados para todos da equipe), são aplicadas taxas infinitamente menores daquelas pagas em planos pessoais ou individuais.

Anteriormente, não perca de vista que as coberturas desses serviços podem variar segundo cada plano. Tudo isso pode ser alinhado com uma consultoria especializada, como a 4Health.

Vantagens da 4Health

Embora tenhamos citado, ao longo deste artigo, algumas das vantagens da 4Health, é imprescindível apontar alguns de nossos principais diferenciais, para ajudar você a entender melhor o funcionamento e os benefícios de contar com nosso apoio ao realizar a cotação de plano de saúde para empresas. Confira:

  • Suporte emocional: algumas consultorias possuem ações de promoção da saúde. Eventualmente, elas precisam ser pagas e são muito básicas. Todavia, a 4Health viabiliza promoções de saúde personalizadas, inclusas em contrato ou então contratadas separadamente de acordo com as necessidades da empresa;
  • Personalização: ao trocar ou escolher um primeiro plano, a sua empresa precisa entender quais são os objetivos dessa mudança. Por exemplo: abrangência da rede, melhor atendimento, reduções de custos, etc. Em contrapartida, a 4Health, enquanto consultoria especializada, pode ajudar vigorosamente nesse planejamento;
  • Dimensionamento: quanto maior for a empresa, tanto maior será o desenho de seu plano de saúde, não é mesmo? Inegavelmente, a 4Health oferece a melhor análise do mercado. Por exemplo, se a empresa tem um turn over alto, não vale a pena contratar um plano muito caro. Porém, se os colaboradores são mais jovens, não se importarão com planos robustos, de modo que é possível atendê-los com planos simples e, assim, economizar;
  • Elegibilidade por cargo: a depender da realidade de cada empresa, a 4Health contribui a encontrar o melhor tipo de plano. Por exemplo, analistas podem ter planos mais simples, gerentes podem contar com planos mais completos, diretores podem ter planos ainda mais robustos e assim sucessivamente;
  • Gestão pós-contratação: um dos diferenciais da 4Health é ajudar o cliente em seu plano de saúde mesmo após a contratação, ou seja, cuidamos também da gestão para que os resultados sejam ainda melhores para todos os envolvidos.

Considerações finais

Fazer uma cotação de plano de saúde para empresas é um assunto delicado, que envolve uma série de detalhes importantes, mas que não precisa ser complicado ou burocrático demais. Contando com uma consultoria especializada e personalizada como a 4Health, em pouco tempo, sua empresa e seus funcionários estarão desfrutando do plano de saúde mais adequado à sua realidade. Entre em contato conosco hoje mesmo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *