Empresas emocionalmente saudáveis

por | abr 29, 2021 | Saúde Corporativa | 0 Comentários

Qual o impacto da cultura organizacional e do estilo de liderança nas emoções do seu time?

Muito se tem falado sobre a necessidade de apoio emocional nesse período de pandemia. De uma forma ou de outra, cada um vive as suas crises alternadamente.

Por conta disso, uma enxurrada de lives, bate-papos e encontros para se falar das emoções viraram rotina em muitas organizações.

Positivamente, o impacto desses debates tem transformado alguns ambientes de trabalho, que passaram a valorizar a transparência dos sentimentos e oferecer ferramentas para ajudar cada profissional a lidar com os mesmos.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

Mas de nada adianta ter um espaço “perfeito”, disponibilizar ferramentas, se a cultura da empresa não expressa esse estilo verdadeiramente. De nada adianta se os líderes levantam bandeiras diferentes, muitas vezes não tão explícitas, mas que colidem diretamente com outro discurso.

Se a direção da sua empresa deseja construir um ambiente saudável emocionalmente, antes de qualquer coisa, é necessário garantir:

1. Liberdade para falhas e espaço para aprender com elas.

 

2. Estimular a vulnerabilidade, a humildade do não saber, da dúvida, difundir a cultura do “você não precisa estar 100% certo a maior parte do tempo”. Promova a autenticidade, espaço para dizer o que pensa mesmo com dúvida, oportunidades para troca e crescimento pessoal. Esse ambiente promove a ajuda mútua e o fortalecimento do time porque baixa a guarda de uma forma geral.

 

3. Fortaleça todas as formas de feedback positivo. Reforce cada ponto bom, recompense, empodere o seu time, abra espaço para fala e não silencie o que não for bom.

 

4. Não dê eco ao fracasso, evite dar espaço demais para destacar o que não foi bom, mas foque no aprendizado que isso traz e como é possível crescer a partir dessa consciência.

 

5. Disponibilize ferramentas de apoio e suporte emocional.

 

Ambientes saudáveis são mais leves, livres de pressões, trazem a compaixão, o olhar personalizado para o dia a dia, sem deixarem de ser profissionais!

 

Este artigo foi escrito por Débora Maia, Diretora de Expansão, Novos Negócios e Qualidade de Vida da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios, e atua há 25 anos na área de Saúde e Programas de Benefícios

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *