Programas de benefícios corporativos: realmente valem a pena?

por | jun 21, 2022 | Dicas para o RH, Programa de Benefícios, Saúde Corporativa | 0 Comentários

Programas de benefícios corporativos estão entre as melhores escolhas que sua empresa pode fazer. Além de ser um atrativo na busca por melhores talentos, eles ajudam a garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores. Isso aumenta a qualidade de vida deles e, em consequência, a produtividade de seu negócio.

Mas você sabe o que são programas de benefícios corporativos e como eles podem ajudar?

Neste artigo, vamos abordar a importância deles e como fazer para sua empresa desenhar o melhor modelo.

O que são programas de benefícios corporativos?

Programas de benefícios corporativos são os adicionais que as empresas oferecem a seus funcionários para além da remuneração. Assim, a ideia por trás deles é aumentar o grau de satisfação dos colaboradores e ajudar na retenção de talentos. Além disso, servem para auxiliá-los ou mesmo livrá-los de gastos comuns do dia a dia.

Praticamente todas as empresas oferecem algum tipo de programa. Afinal, alguns benefícios são obrigatórios pela legislação brasileira para quem contrata funcionários considerando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como é o caso do 13º salário, férias remuneradas e recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

São os programas de benefício empresarial adicionais, contudo, que fazem a diferença – como, por exemplo, passes em academias, ajuda odontológica ou convênio médico empresarial.

Um levantamento feito por nós da 4Health junto a 262 pessoas em São Paulo no início de 2022 ajuda a mostrar a relevância dos programas de benefícios corporativos.

Quase a totalidade dos entrevistados disseram desejar um plano de saúde, enquanto duas em cada três pessoas afirmaram que gostariam de contar com vale-refeição e alimentação, além de participar do programa de divisão de lucros.

Ocorre, contudo, que não fica apenas nisso. A pesquisa apontou, por exemplo, que quase metade dos entrevistados acha importante contar com bolsas de estudos nos programas de benefícios para empresa, e um em cada três gostaria que o acesso a academias de ginástica também fosse incluído.

Vantagens dos programas de benefícios para empresa

Este é um ponto muito importante a se levar em conta. Apesar de muitas empresas considerarem esses programas como um custo adicional, na verdade eles servem para tornar o negócio mais atrativo. Ademais – e isso é um aspecto fundamental -, eles ajudam no próprio crescimento das empresas.

Isso porque um plano de saúde empresarial, um convênio odontológico ou mesmo um passe para academias auxiliam na saúde e no bem-estar dos colaboradores, aumentando a produtividade deles e diminuindo seu absenteísmo.

É importante destacar, contudo, que o mercado de benefícios corporativos tem sofrido mudanças importantes nos últimos anos, sobretudo após o início da pandemia.

Alguns deles, como os que eram usados no local de trabalho, deixaram de fazer sentido porque muitas empresas aderiram ao home office. Em contrapartida, outros se tornaram ainda mais fundamentais, em especial os que tratam do autocuidado e da ajuda na gestão financeira dos colaboradores.

Benefícios que fazem sucesso

A 4Health é uma consultoria de benefícios especializada em desenhar programas personalizados para cada tipo de empresa. Além de vantagens que sempre se considerou tradicionais, nós trabalhamos também com uma série de benefícios que se adaptam aos novos tempos.

A seguir, apresentamos uma vitrine com alguns deles, ajudando você a entender a importância para você e sua empresa.

Plataforma de bem-estar financeiro

A Allya é uma empresa que visa ajudar o salário dos seus funcionários a render mais, conectando-os a estabelecimentos relevantes, benefícios e vantagens financeiras.  Ela personaliza tudo de acordo com o perfil, em uma só plataforma.

Além disso, a empresa realiza pesquisa para avaliar o bem-estar financeiro do beneficiário, o que ajuda o RH e seus funcionários a entenderem melhor seus hábitos e, dessa forma, trazer mais qualidade de vida.

Benefício para pais e mães

Outro dos programas de benefícios corporativos que oferecemos é o Kiddle Pass. Ele oferece uma rede de apoio para os pais cuidarem de seus filhos.

Essa solução foi totalmente readequada e se encaixa perfeitamente ao home office. Trata-se, portanto, de um benefício criativo e inovador.

Rede de apoio para vítimas de violência doméstica

A violência doméstica, infelizmente, é uma grande chaga no país. E, muitas vezes, colegas de trabalho são vítimas silenciosas dela.

Entre os diversos tipos de convênio para empresas que a 4Heatlh oferece, temos o Assistência Maria. Ele tem o objetivo de interromper o ciclo de violência doméstica sofrido por mulheres e oferecer total apoio para as vítimas.

De fato, a Assistência Maria é um canal onde sua funcionária pode encontrar informação, uma rede de acolhimento e orientação para casos de violência doméstica ocorrendo com ela ou alguma conhecida.

Cuidando da saúde feminina – Assoalho Pélvico

O assoalho pélvico impacta diretamente na saúde e bem-estar da mulher, tendo relação com a sexualidade, controle urinário e intestinal e postura, trazendo muitos benefícios para a autoestima das mulheres.

Assim, oferecemos um método personalizável, que se adequa ao perfil de cada empresa. Trata-se de uma série de exercícios com foco nessa região do corpo. Os encontros são práticos e dinâmicos.

Voluntariado empresarial

Outro convênio empresarial que oferecemos é com a Segunda Milha. O foco é promover impacto socioambiental e voluntariado.

Muitos ainda podem se perguntar como o voluntariado pode ser um benefício. Pois a Segunda Milha realiza viagens, dentro e fora do Brasil, com o intuito de praticar ações socioambientais, e as parcerias com as empresas promovem voluntariado corporativo. Assim, ela engaja os funcionários num propósito maior, alinhado com os valores da sua marca.

Assistência viagem

Outro parceiro do nosso programa de benefícios visa democratizar o acesso a viagens para as pessoas. Trata-se do Pinx.

Através do uso da inteligência artificial, a plataforma ajuda todo o planejamento da viagem, incluindo o financeiro. Ou seja, seu funcionário terá uma ajuda perfeita para programar as férias sem dificuldades.

Tudo se faz sob medida para a realidade de cada um, levando em consideração salário, família e objetivos. Isso é extremamente importante, uma vez que que já se mostrou que 84% da força de trabalho das empresas não viaja nas férias porque não consegue se preparar financeiramente.

Saúde na palma da sua mão

A ViBe é uma plataforma de saúde digital que surgiu para dar atenção primária à saúde. O aplicativo integra serviços de saúde física, mental, programas de saúde de atenção continuada e dicas de bem-estar.

Com esse app que, aliás, a 4Health oferece em seu rol de programas de benefícios corporativos, é possível ter acesso a médicos e psicólogos para pronto atendimento ou por agendamento, tudo através do modelo de telemedicina.

Há, além disso, programas de saúde contínuos e personalizados para diversos grupos (diabéticos, obesos, hipertensos, gestantes, saúde mental e mais).

Plano de medicamentos e telemedicina

O Avyda é uma opção simples e econômica para atendimento médico. Trata-se de um plano que assegura atendimento em telemedicina, medicamentos e algumas outras vantagens, por um preço competitivo.

Não é, contudo, um plano padrão. Ele pode ser uma ótima opção para empresas que desejam oferecer algum tipo de benefício saúde, mas não podem arcar com o custo de um plano de saúde tradicional.

Consultas médicas, exames diagnósticos, redes de dentistas e saúde complementar

Outra opção de plano de saúde empresarial que oferecemos para empresas que não podem oferecer plano de saúde para todos, ou que desejam oferecer algum suporte para um grupo de pessoas que não podem ter acesso aos serviços de saúde, é o Tem Saúde.

Por um preço quase irrisório, é possível abrir diversas opções de rede de atendimento, em todo o Brasil. O Tem Saúde, porém, não oferece rede de atendimento para internação.

Suporte médico

Outra opção muito interessante é o Yalo, que oferece acesso à rede Dr. Consulta com preços bem mais competitivos.

Assim, ele é ideal para empresas que não podem oferecer um plano de saúde para todos, dando como alternativa a opção para o funcionário pagar o que usar por valores mais interessantes.

Plano de medicamentos

Um dos benefícios mais desejáveis e complementares ao plano de saúde é o que assegura descontos na aquisição de medicamentos. O ePharma, por exemplo, é um convênio para empresas que garante a manutenção e a conclusão dos tratamentos de saúde.

Programas de medicamentos e de bem-estar

O produto principal da VidaLink é um seguro-farmácia, mas também oferece produtos saudáveis e de bem-estar. A 4Health poderá construir diversas propostas em parceria com eles, a fim de atender às necessidades da sua empresa.

Suporte emocional

O Zenklub é uma das plataformas de suporte emocional mais completas à disposição do mercado. É super completa em conteúdo, por exemplo, podcasts, testes e dicas especiais.

Além disso, oferece uma rede de profissionais com preços acessíveis, além de possibilitar o acesso a tratamentos, conteúdos e mapa emocional da empresa. Entre os benefícios com este parceira que a 4Health oferece, está uma tabela de preços diferenciada.

Outra plataforma online para atendimento psicológico, com uma diversidade de profissionais à disposição de todos e com custos para todos os bolsos que oferecemos em nossos programas de convênios para empresas, é o Vittude.

As sessões online, aliás, se fazem em um consultório virtual que atende os requisitos HIPAA Compliance, diferente de plataformas abertas, como Skype, Hangouts e outras, que não possuem proteção de dados e sigilo de pacientes.

Terapeuta na palma da mão

O OrienteMe é mais uma plataforma de suporte emocional, que possui uma opção para convênio médico empresarial. Os serviços se encontram na própria plataforma e podem ser acionados para terapia por vídeo ou mensagem.

Além disso, o valor do serviço é bem competitivo, por atendimento. Quanto maior for a demanda, mais interessante fica o valor final.

Benefício academia e de bem-estar

Acesso a academias se tornou um dos programas de benefícios corporativos mais interessantes. Ele se popularizou muito nos últimos anos e teve uma queda natural durante a pandemia. Agora, porém, com o retorno gradual à vida normal, voltou a ser um diferencial.

Além do Gympass, que permite parcerias com diversas redes de academias, a 4Health oferece o TotalPass, um benefício que conecta o colaborador com a rede de academias Smart Fit, BioRitmo, Crossfit Ibirapuera, entre outras. O TotalPass, aliás, também permite conexão ao aplicativo Queima Diária, com diversas opções de aulas online.

Suporte Assistencial ao Empregado

Muito popular fora do Brasil, esse benefício, com um pequeno custo, oferece suporte em momentos específicos e impactantes na vida dos funcionários. Você pode, por exemplo, usá-lo como suporte em caso de morte de um familiar, vício em drogas, traumas, assaltos, acidentes, algum problema jurídico, divórcio, depressão e outras situações ruins.

Isso se faz a partir de uma rede de apoio com terapeutas, psicólogos, economistas, assistente social, para fazer atendimento online, telefônico e, em alguns casos, presencial.

A 4Health representa várias bandeiras e poderá avaliar qual opção combina mais com a sua empresa, avaliar o impacto do investimento, construir cenários e promover a comunicação interna do benefício.

Cartão com opção para benefícios flexíveis

Construir um programa de benefícios corporativos requer uma engenharia que conjugue as políticas da empresa e da legislação. Esse, aliás, é um dos trabalhos da 4Health como consultoria de benefícios.

Entre os nossos parceiros, temos dois que oferecem um cartão que permite estruturar os benefícios que se deseja, sem a necessidade de se fazer grandes investimentos. Isso se faz a partir de uma análise profunda dos objetivos da empresa relacionado a pessoas, programa de benefícios atual e orçamento disponível.

Seguros para a sua equipe

Há um aspecto muito importante para o bom funcionamento de uma empresa que, muitas vezes, não paramos para pensar. Mas imagine, por exemplo, os impactos para o seu negócio se um dos sócios saísse sem qualquer planejamento prévio.

Pensando nisso, oferecemos diversos seguros que podem apoiar o corpo societário e preservar a saúde financeira da sua empresa.

Suporte domiciliar

Essa ganhou atenção especial a partir da expansão do home office. Ele serve para custear despesas relacionadas a internet, conta de luz ou até mesmo mesa e cadeira.

As empresas podem oferecer o benefício através de cartão específico, com valores que podem chegar a R$ 150.

Para saber como podemos ajudar, entre em contato com um de nossos especialistas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *