O impacto da tecnologia e automação nos programas de benefícios

por | nov 10, 2022 | Dicas para o RH, Planos de Saúde, Programa de Benefícios | 0 Comentários

A tecnologia pode ser vista por toda parte e facilita nossas vidas em quase todas as áreas há muitos anos. Na organização das empresas não é diferente. Hoje vamos falar sobre o impacto positivo do uso da tecnologia e automação nos programas de benefícios.

Não é de hoje que as tecnologias de automação fazem parte de várias empresas. Sem falar que o número de aplicações dessa tecnologia cresce mais a cada dia.

Muito já foi falado também sobre as vantagens que a contratação de programas de benefícios traz para o dia a dia das empresas.

Agora, imagine unir as facilidades da automação aos avanços trazidos pelos programas de benefícios. Fica até difícil imaginar algum impulso melhor para os negócios.

Vamos ler mais sobre o assunto?

Uma breve introdução aos programas de benefícios e suas vantagens

Os programas de benefícios nada mais são do que conjuntos de vantagens que uma empresa contrata para oferecer a seus trabalhadores.

Essas vantagens podem ser planos de saúde ou odontológicos, vale transporte e refeição, programas de descontos em restaurantes e eventos culturais, creches e mais.

Esses benefícios influem diretamente na produtividade dos colaboradores e, por conseguinte, nos rendimentos da corporação.

Embora os programas de benefícios sejam um investimento, e à primeira vista possam não parecer nada além de uma despesa a mais, dentro de pouco tempo começam a fazer diferença nos resultados da empresa.

Isso acontece porque essa assistência que os programas de benefícios representam na vida dos trabalhadores significa um aumento do bem-estar e satisfação de cada um deles.

Isso comprovadamente se reflete na produtividade, dedicação e comprometimento dos mesmos com suas funções dentro da empresa.

O uso da tecnologia e automação nos programas de benefícios da sua empresa

As ferramentas de automação fazem toda a diferença no desenvolvimento, geração de lucros e administração de pessoal e capital de uma corporação.

Pouco se fala, no entanto, das facilidades que o uso da tecnologia e automação nos programas de benefícios traz.

Elas ajudam, por exemplo, na hora da equipe de RH analisar o impacto desses benefícios no dia a dia dos funcionários e da empresa.

Assim, se um dos benefícios oferecidos acabar sendo pouco ou mau utilizado, ou ainda se não apresentar impactos significativos nos resultados da empresa, fica mais fácil tomar a decisão de continuar ou não com seu fornecimento.

Desse modo, as ferramentas de automação ajudam na administração dos programas de benefícios utilizados, visando sempre o melhor para o corpo de funcionários aliado à melhor administração do capital da empresa.

Vejamos alguns desses itens com mais detalhes, em seguida.

Portal online

Ter um site próprio ajuda em vários aspectos diferentes.

Ajuda a espalhar o nome da marca, facilita a comunicação com os clientes e ainda é um grande boost nas vendas, porque possibilita que os clientes que vivem muito longe das lojas e escritórios físicos possam fazer suas compras on-line.

Além disso, a análise das métricas e outros dados importantes que só a disponibilização de um portal online pode oferecer ajudam na administração do negócio.

No caso dos programas de benefícios, ter um portal online com uma área de acesso exclusivo dos colaboradores da empresa pode ser uma excelente ferramenta de análise, além de um canal de comunicação muito útil.

Aplicativo

O desenvolvimento de um app corporativo, ou seja, para uso exclusivo dos funcionários, é mais um recurso importante que não deve ser ignorado quando o assunto é gestão de pessoal.

Os aplicativos para dispositivos móveis têm se mostrado muito eficientes em agilizar os processos em todas as áreas do trabalho.

Quando se fala em tecnologia e automação nos programas de benefícios, esses apps enriquecem a comunicação com os colaboradores, estreitando laços, o que é muito positivo.

Também aumentam a densidade de informações nos bancos de dados da corporação, ajudando a compreender melhor as particularidades e necessidades de cada funcionário, igualmente facilitando o treinamento de novos empregados.

Plataforma própria de BI

Uma plataforma de BI (sigla que significa Business Intelligence) funciona reunindo e analisando todas as informações relevantes para o negócio, como listas de e-mails, resultados de pesquisas e bancos de dados – tudo isso em tempo real.

As análises profundas e detalhadas que uma plataforma de BI é capaz de fazer aumentam a eficiência de muitos processos, impulsionando o desempenho da empresa.

Quando aplicada aos programas de benefícios, ela consegue analisar e definir por conta própria quais benefícios estão criando bons resultados.

Além disso, também é capaz de avaliar quais têm apresentado um bom custo-benefício e quais têm se comportado como uma despesa desnecessária, facilitando balanços e tomadas de decisão importantes.

Mas as aplicações das plataformas de BI não param por aqui. Onde existem dados da empresa, existe um trabalho para Business Intelligence.

Painel de gestão de controle

Os painéis de gestão de controle, também chamados Dashboards ou apenas “painéis de controle”, são muito comuns em todas as grandes corporações, mas também possuem importância cabal na gestão das empresas de pequeno e médio porte.

Em um painel de controle, as informações são mostradas detalhadamente em ricos gráficos e relatórios que demonstram todos os aspectos dos gastos e dos ganhos da empresa, assim como as áreas de negócio que valem a pena ser exploradas e as que já se esgotaram.

Nos programas de benefícios, sua aplicação funciona da mesma forma, mas voltada para as vantagens e desvantagens que cada benefício tem trazido para a empresa.

Melhorias que a implantação da tecnologia e automação podem trazer para o seu negócio

É evidente que as vantagens do emprego da tecnologia e automação nos sistemas da sua empresa vão muito além dos programas de benefícios.

Vamos falar um pouco mais sobre as outras vantagens que elas podem trazer, em seguida.

Otimização de tarefas e processos

Falar em otimização vai muito além de simplesmente economizar tempo para realizar tarefas.

Usar plataformas e bancos de dados para gerir seu negócio, além de agilizar vários processos, redirecionando o uso do tempo das equipes para atividades mais importantes, evita que detalhes importantes acabem passando despercebidos.

Crescimento na produtividade

Com uma boa gestão de dados, pessoal, lucros e despesas, fica muito mais fácil entender para onde direcionar capital, descobrir em quais frentes de negócio investir e muito mais.

Isso tudo sem falar no tempo e esforço que são poupados das equipes de administração e direção, que ficam mais livres para focar no desenvolvimento da empresa e encontrar novas formas de aumentar a produtividade e os ganhos.

Melhor noção das competências de cada funcionário

Um sistema de análises competente e bem desenvolvido consegue medir o desempenho de cada um dos colaboradores.

Com isso, fica fácil aproveitar melhor os talentos presentes na empresa, assim como descobrir quais precisam de ajuda, quais renderiam melhor em outro setor da empresa, além de outras atitudes que ajudariam a levantar ainda mais os níveis de produtividade e ganhos da companhia.

Programa de gestão dos atestados e do absenteísmo

Esse programa faz uma relação das faltas e dos atrasos, entregando relatórios ricos sobre a frequência de cada funcionário, sua porcentagem de faltas e mais.

É um programa muito útil na hora de avaliar o comprometimento e assiduidade de um funcionário.

Comunicação interna mais eficiente

Uma central de comunicação interna é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Proporciona uma maior agilidade e eficiência na solução de problemas.

Imagine, dentro de um grande parque industrial, se um funcionário tivesse que percorrer a pé toda a área da empresa até chegar ao setor responsável por definir soluções?

As primeiras empresas tiveram que conviver com esse problema até a criação do telefone, que ainda causava um certo atraso na comunicação: precisava ser discado e atendido, e ainda se corria o risco de o telefone estar ocupado.

Hoje em dia, a comunicação ocorre imediatamente, com o envio de notificações.

E nem só para “resolver pepinos” serve essa tecnologia: também facilita reuniões, que podem ser realizadas por vídeoconferência, poupando gastos de dinheiro e tempo em viagens desnecessárias.

Diminuição de gastos

É nesse ponto que as tecnologias de automação mostram sua maior eficiência.

Com gestão e análise competentes de dados, muitas vezes especificados com clareza em planilhas e gastos, fica fácil avaliar o orçamento da empresa e decidir o que pode e o que deve ser cortado dos gastos.

Mais eficiência no controle de qualidade

Com a implementação das tecnologias de automação, o controle de qualidade dos produtos e serviços da sua empresa pode ser avaliado de várias formas.

Desde relatórios detalhados e objetivos feitos internamente, por funcionários e equipamentos antes da chegada ao cliente, como depois da venda, dando oportunidade ao consumidor final de fazer uma avaliação ou crítica sincera do produto.

Isso ajuda não só na hora de descobrir em quais pontos os produtos agradam ou desagradam os consumidores, como ainda auxilia a convencer novos clientes a comprar a partir da opinião positiva dos outros.

Relacionamento mais próximo com o cliente

Estabelecer um relacionamento próximo com o cliente é um dos pilares das empresas modernas. E isso vai desde o atendimento presencial nos estabelecimentos físicos (se houver), até os canais de comunicação disponíveis e prestativos.

Estar sempre aberto a comunicação quando o cliente precisa de atendimento é essencial para fortalecer a imagem da marca como séria e respeitável, comprometida em proporcionar sempre melhor experiência para o cliente, até mesmo quando acontecem problemas de qualquer natureza.

Canais de atendimento como chat, SAC e e-mail, bem estruturados e com alta taxa de resposta, são essenciais para estabelecer esse bom relacionamento com o cliente.

Além disso, a comunicação via e-mail pode se mostrar uma grande ferramenta de marketing: o envio de newsletters e e-mail marketing, desde que não seja invasivo e insistente, ajuda a manter o nome da marca sempre na mente do cliente.

Isso aumenta as chances de que a sua marca seja a primeira escolha quando o seu cliente precisar de alguma coisa.

Aumento das vendas

Todos os pontos falados aqui convergem, no final das contas, para o mesmo ponto: o aumento das vendas.

Provavelmente a preocupação principal da maior parte dos empresários e empreendedores, o aumento das vendas acaba sendo resultado direto ou indireto da implantação dos sistemas de tecnologia e automação nos sistemas da companhia.

Uma melhor gestão dos talentos dos funcionários, por exemplo, pode indicar que a melhor escolha é mover alguém da administração para a área de vendas, e vice-versa.

Além disso, a criação de canais de comunicação e marketing e de compras on-line levam os gráficos das vendas para o alto rapidamente (especialmente quando você pode ter a ajuda do cliente no controle de qualidade).

Por fim, o esforço, o tempo e o dinheiro que acabam sendo poupados por essas tecnologias, podem ser redirecionados para a busca por novas estratégias de venda.

Maior flexibilidade e estabilidade no ritmo do trabalho

Nos últimos anos a humanidade vem aprendendo que não existe nada mais imprevisível do que o mundo em que vivemos.

Em cada esquina, a vida espera para nos surpreender. E cabe a nós aprendermos a usar todos os artifícios para lidar com essas surpresas da melhor maneira possível.

Recentemente, muitas empresas tiveram que adotar o Home Office, temporária ou permanentemente, como modelo para continuar funcionando. E para muitas dessas companhias, a adaptação foi um processo custoso.

As tecnologias de comunicação armazenam todos as informações importantes em bancos de dados que podem ser acessados com segurança de outros computadores, permitindo aos colaboradores trabalhar de qualquer lugar.

Assim, quando for necessário recorrer ao Home Office para não perder um dia de trabalho, tudo estará lá, prontinho para ser acessado.

Como a 4Health pode ajudar?

Nos dias atuais, mais que uma vontade, saber usar a tecnologia a favor do negócio é uma necessidade para qualquer empreendedor que busque sucesso e crescimento das vendas.

Mas o que poucas pessoas sabem é que a tecnologia e a automação não funcionam apenas nos sistemas diretos de produção de uma empresa, sendo possível inseri-los também no contexto da gestão de benefícios.

Somos uma consultoria de benefícios e trabalhamos com tudo o que a sua empresa precisa para fazer uma gestão de planos de saúde efetiva e sustentável, incluindo todas as soluções em tecnologia e automação que citamos nesse conteúdo.

Por isso, não perca tempo: entre em contato com a 4Health hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

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