Tudo sobre sustentabilidade do plano de saúde corporativo

por | dez 21, 2022 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Você entende o que significa manter a sustentabilidade do plano de saúde corporativo? Pois entregar um plano de saúde mais sustentável tem muito a ver com a manutenção da saúde da própria empresa.

Por exemplo, promover a medicina preventiva é muito mais eficaz do que fazer o beneficiário procurar atendimento médico cada vez que tiver um sintoma. Além do gasto com exames e tratamentos, o trabalhador ainda tem que se ausentar do serviço para realizar tais procedimentos.

Com a medicina preventiva, o usuário poderá usar o plano de saúde de maneira mais inteligente, com mais autonomia e garantia de um desfecho com melhor qualidade de vida.

Essa é, portanto, uma das formas de manter a sustentabilidade do plano de saúde corporativo. Afinal, ser sustentável na saúde é tomar decisões inteligentes hoje, de olho nas projeções futuras.

Isso significa construir uma base forte contra os possíveis cenários, como aumento de preços, maior demanda e alta sinistralidade, a partir das escolhas atuais.

Quer entender melhor o papel da sustentabilidade na saúde? Então, continue a leitura do nosso artigo de hoje.

O que é sustentabilidade do plano de saúde corporativo?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a sustentabilidade do plano de saúde corporativo não tem relação direta com o meio ambiente.

Isto é, quando falamos em práticas sustentáveis do plano de saúde para empresas, não estamos falando em diminuir o uso de papel e da água para um futuro saudável – o que também é bastante válido.

Na verdade, a sustentabilidade no setor de planos de saúde empresariais busca cautela antes de assinar um contrato, negociar uma renovação ou, em alguns casos, mudar de plano de saúde.

Isso é fundamental para que nenhuma empresa tenha prejuízo no futuro, uma vez que todo plano de saúde sofre reajuste anual, mudança de regras pela ANS ou a própria empresa aumenta e precisa reajustar benefícios.

Nesse contexto, podemos afirmar que sustentabilidade do plano de saúde corporativo nada mais é do que fazer uma projeção futura de valores e benefícios do produto.

Dessa forma, dá para descobrir se é possível sustentar o mesmo convênio em todo o tempo de vigência, que é de 12 a 24 meses para planos empresariais.

Em outras palavras ainda, a sustentabilidade dos planos de saúde corporativos é ser capaz de escolher um convênio com base em estratégias que visam suportar qualquer que seja o cenário em 2 anos de contrato.

Você ainda está na fase de não ter certeza se deve ou não aderir a um plano de saúde corporativo? Então, conheça aqui os motivos para considerar um convênio médico para empresas.

Qual a importância da sustentabilidade do plano de saúde corporativo?

Muitos discutem sobre o papel da sustentabilidade em diversos setores de mercado, mas pouco se discute um universo sustentável do plano de saúde corporativo.

Como resultado, as empresas têm mais prejuízo do que ganhos, tanto pelo lado financeiro quanto pela produtividade da equipe.

Afinal, os gestores sabem que motivar os funcionários é uma das estratégias para alavancar os negócios. Nesse sentido, um plano de saúde é responsável direto por deixar o funcionário mais satisfeito e tranquilo durante sua jornada de trabalho, por isso vale a pena investir na sustentabilidade.

Como afirmamos no tópico anterior, todo contrato de plano de saúde deve ser feito de forma criteriosa e com bastante cautela, sem o uso da emoção por fazer um negócio lucrativo para a empresa.

O importante é garantir saúde e satisfação a todos os colaboradores da organização, sem deixar de lado as questões financeiras que asseguram o benefício.

Para entender melhor o que é e qual a importância da sustentabilidade do plano de saúde corporativo, reunimos 7 dicas essenciais para você tirar proveito.

Acompanhe!

7 dicas de como ter um plano de saúde corporativo mais sustentável

Buscar por um bom plano de saúde sustentável não precisa ser uma tarefa difícil. No entanto, nem todo mundo sabe exatamente o que integra a sustentabilidade de um plano de saúde para empresas.

E já que muitas vezes encontramos informações que não têm relação direta com a sustentabilidade do plano de saúde corporativo, separamos aqui 7 dicas para alcançar um serviço mais sustentável.

Confira!

1. Considere seu orçamento x reajustes anuais do convênio médico

O preço é, sem dúvidas, o principal motivador para contratar/renovar/trocar um plano de saúde empresarial. E procurar por preços mais atraentes e competitivos não é problema algum, desde que isso seja feito de maneira estratégica.

Isto é, você já fez uma análise de mercado, avaliou o histórico de reajustes do plano de saúde e conhece seu próprio orçamento? Se sim, há uma grande chance de você garantir economia e assegurar um bom plano para todos da sua empresa, claro, se os números forem positivos.

Isso porque, além de todo o conhecimento do índice de reajuste praticado pela operadora e do seu orçamento, é importante lembrar que todo contrato de plano de saúde corporativo é de 12 a 24 meses.

Sendo assim, é essencial que você faça uma projeção do pior cenário, tanto para o seu negócio quanto para os casos de reajustes de preços. Por exemplo, um cenário preocupante aconteceu durante a pandemia, algo inesperado e com perdas significativas em diversos setores.

Se você faz uma projeção futura para 24 meses e percebe que vai dar conta de assegurar o mesmo convênio, sem ter que mudar o tempo todo, então você alcançou a sustentabilidade.

Do contrário, avalie a contratação de planos de saúde populares, mas que atendam sua equipe e não prejudique as finanças da empresa.

2. Observe a rede credenciada

Outro ponto importante é a rede credenciada do plano de saúde corporativo que muito tem a ver com a sustentabilidade. Mas, de que maneira isso pode tornar o plano de saúde empresarial escolhido mais sustentável?

Antes de assinar um contrato, é fundamental avaliar os recursos que você espera da operadora. Não importa se é a primeira vez ou se você está trocando de plano de saúde, o importante é saber se o plano que você quer tem exatamente o que você espera para os seus beneficiários.

Por exemplo, ao optar por uma solução mais econômica, procure saber quais recursos você vai ganhar e quais você vai perder. Às vezes, é melhor aderir a uma opção um pouco mais cara, mas que ofereça produtos mais vantajosos.

De qualquer maneira, conhecer a sua rede credenciada, seus recursos, ganhos e perdas é de suma importância para a sustentabilidade do convênio médico corporativo.

3. Pense nos diferenciais de cobertura

A ANS possui um rol de coberturas que todas as operadoras de saúde devem seguir, mas isso não significa que você tenha que ficar preso a elas.

Considerado um papel importante na sustentabilidade do plano de saúde, é fundamental observar se a operadora que você está contratando entrega algum diferencial além das coberturas padrão.

Além disso, se você pretende trocar de plano de saúde, é preciso levantar os dados do produto que você contratou. Isto é, saber se a operadora atual oferecia recursos interessantes e se a nova operadora fará o mesmo.

Por exemplo, a empresa de saúde garantia a visita de médicos à casa do beneficiário, não só para medir pressão, mas também para consulta, coleta de exame, etc.

Então, caso haja o interesse em mudar de plano de saúde, verifique se a nova operadora possui as mesmas garantias, ou, pelo menos, se oferece coberturas interessantes e vantajosas.

Pode ser que seja um diferencial atraente que vá motivar os funcionários e trazer benefícios à empresa de um modo geral. Isso é, portanto, ser sustentável no plano de saúde empresarial.

4. Avalie os valores de reembolso

Se cautela é a chave da sustentabilidade dos planos de saúde empresariais, então pense duas vezes antes de assinar um contrato sem identificar os detalhes do reembolso.

Algumas vezes, os valores de reembolso são altos e motivam a empresa a assinar o contrato sem observar que a referência é apenas em relação à consulta.

É preciso, contudo, levar em conta os valores dos honorários médicos, que é quando a empresa contrata um profissional para fazer uma cirurgia eletiva, por exemplo.

Em muitos casos, os valores praticados no reembolso são mínimos, obrigando a empresa a arcar com os honorários de forma parcial ou quase em sua totalidade.

Por isso, avalie muito bem todos os valores e não se deixe levar por números vantajosos em destaque. Assim, você garante a sustentabilidade do plano de saúde escolhido para a sua empresa e a satisfação da equipe.

5. Analise o contrato antes de assinar

Todo contrato deve passar por uma análise criteriosa para que não haja dor de cabeça a longo prazo. Por isso, a recomendação é deixar na mão de um advogado da empresa ou do setor jurídico, caso a empresa disponha.

Essa pode parecer uma dica incomum em relação à sustentabilidade do convênio médico, mas sem uma análise criteriosa do contrato, há um sério risco de prejuízo no futuro.

Isso porque todo contrato prevê regras sobre os mais diversos assuntos que abrangem o plano de saúde. Por exemplo, rescisão, possíveis multas por quebra de contrato e exigência ou não de elegibilidade de cargos.

Ou seja, se você contrata um plano de saúde corporativo e não presta atenção no fator elegibilidade, pode ser que o desenho que você programou para a sua empresa não possa ter continuidade.

Afinal, se o plano de saúde não puder ser distribuído para todos da equipe, isso vai representar ruídos na comunicação e prejuízo a médio e longo prazo.

6. Conheça seus beneficiários para ter sustentabilidade do plano de saúde corporativo

Um dos fatores que influenciam a sustentabilidade do plano de saúde para empresas é comunicar à operadora sobre o seu grupo de beneficiários.

Nesse sentido, você precisa conhecer sua carteira de beneficiários, incluindo o grupo de afastados e aposentados que integram sua empresa.

Para isso, recomenda-se o uso de ferramentas inteligentes para controle, centralização e automatização da coleta de dados. Dessa forma, você evita tarefas repetitivas que causam sobrecarga na equipe, facilita a manutenção de ações preventivas e a comunicação com a operadora sobre os beneficiários.

Essas ferramentas inteligentes nada mais são que softwares que minimizam falhas humanas que poderiam comprometer as operações de saúde.

Tal tecnologia é importante tanto para conhecer os quadros clínicos dos funcionários quanto para conseguir um plano de saúde de acordo com o perfil. Isso também é sustentabilidade do plano de saúde corporativo.

Você quer entender melhor sobre o impacto da tecnologia nas operadoras de saúde? Então, confira uma matéria exclusiva que preparamos para você sobre a automação nos programas de benefícios.

7. Promova a medicina preventiva

Houve um tempo em que o maior foco dos planos de saúde corporativos era sobre a doença, e não sobre as pessoas.

Muitas dessas pessoas faziam consultas, exames e procedimentos várias vezes ao ano, promovendo gastos desnecessários para as empresas. E não tem nada de sustentável nisso.

Pensando nisso, as novas estratégias das operadoras visam promover a medicina preventiva, um modelo de prevenção de doenças e redução de rotinas excessivas de procedimentos.

Com ele, é possível minimizar futuros problemas de saúde devido à jornada de trabalho e orientar pessoas acometidas por doenças a se cuidarem. Isso é muito mais efetivo do que arcar com tratamentos onerosos por falta de exames periódicos e de acompanhamento correto.

Sem contar que essa preocupação com a saúde dos beneficiários ajuda a estreitar as relações humanas, entre empresa e empregado. Isso, inclusive, é um assunto que tem ganhado força nos últimos anos, já que os gestores estenderam que a saúde física e emocional dos seus funcionários influencia no crescimento do negócio.

Afinal, funcionário com motivação trabalha muito mais satisfeito, produz mais e entrega muito mais resultado. Então, além de sustentável, a medicina preventiva também é uma estratégia de ganhos para a empresa.

Considerações finais

E então, você entendeu a importância da sustentabilidade do plano de saúde corporativo e gostaria de investir na qualidade de vida daqueles que ajudam a alavancar o seu negócio?

Agora é só falar com um dos nossos representantes e descobrir o melhor plano para a sua empresa. Oferecemos soluções totalmente personalizadas para a sua empresa. Conheça a 4Health!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *