Saúde emocional nas empresas e sua relação com um bom plano de saúde

por | jan 14, 2023 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Segundo a OMS, cerca de 15% dos adultos que trabalham possuem algum tipo de doença mental, como depressão e ansiedade. Isso representa uma perda de mais ou menos 1 trilhão na economia global e acende o alerta sobre a importância da saúde emocional nas empresas.

Nesse sentido, a saúde mental é uma das áreas da saúde pública que tem ganhado destaque nos últimos anos, ainda mais durante a pandemia. Pessoas do mundo todo experimentaram estresse e outras patologias psicológicas com a mudança de rotina provocada pela Covid-19.

Pensando nisso, as empresas trabalham para cuidar da saúde emocional de seus funcionários, provendo recursos, como terapia online e apps de bem estar, por exemplo.

Além dessas ferramentas, as empresas devem analisar a contratação de um plano de saúde que atenda às necessidades do grupo, de modo que não haja desperdícios nem ausência de soluções eficientes.

Entenda a relação do plano de saúde com a saúde emocional e as vantagens de adotar medidas que beneficiam não só seus colaboradores, mas também a saúde financeira do seu negócio.

O que é saúde emocional nas empresas?

A saúde emocional está relacionada ao bem-estar e à capacidade de controlar as emoções para uma vida mais plena e segura. Assim, diante das adversidades, as dores emocionais – chamadas também de dores psicossomáticas – não seriam suficientes para gerar uma doença física.

Por outro lado, os problemas de saúde física, como dor de garganta e enxaqueca, não são os únicos causados por doenças emocionais. Sintomas psicológicos, como ansiedade, depressão, irritabilidade, tristeza e falta de interesse também são comuns em quem não tem a saúde emocional em dia.

A questão é saber identificar cada grupo nas empresas para melhor indicar uma solução, já que nunca foi prioridade no mundo corporativo. Porém, isso tem mudado nos últimos anos, principalmente, durante a pandemia, quando o trabalho presencial foi substituído pelo home office.

Naquele momento, diante das incertezas sobre a Covid-19, os estragos na saúde de cada um eram perceptíveis: estresse, fadiga, falta de foco, angústia, etc. Esses eram os sentimentos mais comuns durante o cenário pandêmico.

A partir desse ponto, uma gestão que não colabora para o bem-estar do seu pessoal estará fadado a sofrer perdas significativas. Como mencionamos no início deste tópico, 15% dos trabalhadores adultos em todo o mundo sofrem com algum tipo de transtorno, e isso representa perda de dinheiro para as empresas.

Entendendo a importância da saúde emocional no trabalho

A saúde emocional é o fio condutor de uma empresa que quer se manter no mercado por muito tempo. Essa afirmação é baseada em dados que refletem a importância da saúde emocional no Brasil e no mundo.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, o número de brasileiros que afirmaram uma piora na saúde mental e emocional soma mais da metade. Esses dados levam em conta o início da crise sanitária, a partir de 2020.

Além disso, um estudo divulgado pela Exame e realizado pela Vittude + OpinionBox revelou que mais dos 70% dos brasileiros acreditam que a saúde mental não é pauta importante nas empresas. Afinal, existe um preconceito quando o assunto é cuidar da saúde emocional.

Por outro lado, 3 em cada 4 brasileiros se preocupam com o próprio bem-estar, segundo levantamento da World Mental Health Day 2021.

Isso significa que, se essas pessoas tiverem a chance, vão procurar um emprego onde há uma gestão de qualidade. Nesse caso, uma gestão que entenda e saiba lidar com profissionais em seu estado emocional crítico e que, principalmente, disponham de ferramentas para ajudar o funcionário em sua jornada emocional.

Como ter saúde emocional nas empresas?

Ninguém gosta de adoecer, certo? Em um mercado cada vez mais competitivo, quanto mais os funcionários trabalharem dispostos, maiores serão os ganhos da empresa.

Isso faz com que os gestores demitam pessoas com sintomas de doença emocional para contratar “alguém com vontade de trabalhar”, minimizando os problemas que afetam a saúde emocional nas empresas.

Entretanto, já entendemos que uma boa gestão empresarial não vê na demissão/admissão uma forma de aumentar sua produtividade e obtenção de lucros – pelo contrário!

Quanto mais uma empresa conseguir reter talentos, menores serão as chances de turnover e gastos para demitir e admitir um funcionário. E podemos afirmar que é bem melhor manter um talento na empresa, do que se preocupar em admitir outra pessoa e ainda sofrer com os custos da contratação.

Nesse sentido, vale a pena seguir as dicas abaixo para promover boa saúde emocional nas empresas e escapar do turnover.

Analisar os indicadores de desempenho e de saúde na empresa

Os níveis de absenteísmo, rotatividade, clima organizacional, custos de benefícios e tempo médio na empresa são os indicadores de desempenho de uma empresa.

Então, fazer uma análise abrangente dos indicadores e do histórico dos funcionários tem como objetivo avaliar alternativas e propor soluções realmente eficazes.

Isso significa que a gestão do RH deve avaliar quem deixou a empresa e por qual motivo, assim, se torna mais fácil desenvolver métodos que ajudam a reter talentos.

Dessa forma, a saúde emocional não será apenas um item na lista de prioridades corporativas, que atenda a todos de maneira padronizada, sem uma análise criteriosa.

A saúde emocional, na verdade, passa a integrar as diretrizes de uma empresa, de modo que cada grupo receba as orientações e atendimento de acordo com as suas necessidades.

Avaliar alternativas para soluções eficientes

O mercado oferece diversas ferramentas que ajudam a promover a saúde emocional nas empresas, por exemplo:

  • Plataformas de suporte emocional;
  • Terapia online;
  • Linhas de cuidado;
  • Apps de bem-estar;
  • Psicólogo dedicado;
  • Entre outros.

Algumas empresas de planos de saúde já integram essas ferramentas, chamadas de programas de benefícios, como ocorre na 4Health.

Tais programas de benefícios têm como base as necessidades de cada grupo, e não a visão dos gestores sobre o que é melhor para os funcionários, de acordo com as finanças do negócio.

A 4Health entende que conhecer todas as necessidades do grupo é crucial para oferecer os benefícios ideais, sem que haja desperdícios.

Por isso mesmo que a consultoria da 4Health é tão importante nessas horas, visto que algumas gestões podem achar que é o bastante oferecer ferramentas para melhorar a saúde emocional nas empresas.

Na verdade, uma equipe especialista a alavancar empresas monta opções que podem ser usadas de forma exclusiva ou combinada, de acordo com o perfil dos profissionais.

Uma vez que a gestão já tenha sua opção definida, é importante ajudar os funcionários a usarem os benefícios, atualizar os programas de forma periódica e sempre manter a comunicação nas relações de trabalho em dia.

Fazer uso de um bom plano de saúde corporativo

Ter um bom plano de saúde para um cuidado exemplar e sob medida no âmbito empresarial não é mais um benefício extra para atrair profissionais. Nos últimos anos, ficou evidente que toda empresa de renome oferece um plano de saúde que atenda a demanda de seu negócio.

Ou seja, ninguém está livre de sofrer um acidente de trabalho ou ser acometido por uma doença que o obriga a se afastar do serviço.

Garantir um plano de saúde para empresas não só ajuda na retenção de talentos, como melhora a saúde emocional do funcionário, que não vê riscos de demissão após se recuperar de uma doença.

Qual a relação entre a saúde emocional e um bom plano de saúde?

Seguindo o tópico anterior, já entendemos a primeira relação entre a saúde emocional e o plano de saúde: os profissionais se sentem mais tranquilos na iminência de um problema de saúde.

Além disso, os problemas de ordem emocional podem gerar doenças físicas, como destacamos neste artigo, ou até acidentes. Dores contínuas, cansaço e nervosismo podem resultar, por exemplo, em má alimentação, falta de foco e depressão.

Por isso que a frase “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido quando falamos sobre saúde emocional e plano de saúde para empresas.

É preciso que haja equilíbrio e a compreensão de que muitas vezes o trabalhador não traz o problema de casa, mas sim, adquire na empresa.

Além disso, se a gestão já adotou um plano de saúde empresarial, pode analisar os dados, enxergar questões emergenciais e, por fim, encontrar soluções sob medida.

Nesse sentido, se a empresa for responsável por não oferecer um ambiente de trabalho harmonioso, aliado a um bom plano de saúde, dificilmente ela sairá na frente da concorrência.

Vantagens de cuidar da saúde emocional no trabalho

Se antes era tabu falar sobre o assunto, hoje é motivo de rendimento para as empresas.

Isso porque uma gestão de qualidade consegue ter uma visão clara sobre os fatores que aumentam a lucratividade do negócio. E um deles é cuidar da saúde emocional nas empresas.

Por isso, veja o que acontece quando você adota medidas que influenciam de forma positiva a vida de seus colaboradores:

  • Aumenta a produtividade;
  • Gera maior controle das emoções;
  • Melhora a autoestima no trabalho;
  • Desenvolve a concentração;
  • Facilita a tomada de decisões;
  • Ajuda na aceitação de mudanças repentinas;
  • Colabora com o desenvolvimento profissional;
  • Contribui para a inteligência emocional;
  • Melhora os relacionamentos internos.

Ou seja, se o funcionário está satisfeito, ele vai render muito mais – e, como em um efeito dominó, toda a empresa sai ganhando.

Por essa razão, os custos com um programa de benefícios corporativos e um plano de saúde não devem ser vistos como gastos, mas sim, como investimento.

Da mesma forma que as ações sustentáveis têm dado bons resultados para a empresas que as adotam, o uso de ferramentas e de atitudes benéficas à saúde emocional nas empresas, também.

Como identificar a falta de saúde emocional em sua equipe?

Os sinais de que uma ou mais pessoas estejam vivendo momentos de estresse e mal-estar nem sempre ficam evidentes. Ainda mais em uma organização de porte grande, quando a maior preocupação é atender a demanda dos clientes e, muitas vezes, o bem-estar do funcionário fica em segundo plano.

Se você quiser mudar esse cenário e sair na frente da concorrência, esteja preparado para reconhecer os indícios de que seus funcionários não possuem saúde emocional em dia.

Confira a seguir os sinais:

  • Baixa autoestima e autoconfiança;
  • Falta de controle emocional e de comportamento;
  • Dificuldade para lidar com desafios, estresse e mudanças;
  • Falta de satisfação ou má vontade;
  • Menor capacidade de se divertir;
  • Menor vontade de aprender;
  • Desequilíbrio entre trabalho e descanso.

Em empresas que não debatem sobre a saúde emocional dos seus colaboradores, esses sinais seriam suficientes para a substituição do cargo.

No entanto, gestores que têm uma visão ampla sobre os aspectos que beneficiam seus negócios entendem que demitir, além de não ser uma solução eficaz, ainda aumenta os gastos da corporação.

Portanto, tenha atenção nos profissionais e procure centralizar esforços para que eles tenham sempre boa saúde emocional nas empresas.

Por que você deve contar com uma consultoria de benefícios da 4Health?

Analisar indicadores de desempenho, avaliar alternativas e pensar em soluções inteligentes pode ser uma tarefa árdua, a menos que você tenha um consultor de benefícios.

Junto ao plano de saúde, os principais benefícios que uma consultoria oferece englobam todo o tipo de ajuda na área de saúde emocional.

Para isso, no entanto, é importante estar a par das necessidades do grupo e observar os seguintes fatores de carga emocional que influenciam na equipe:

  • Carga horária;
  • Tarefas diárias;
  • Relacionamentos com os colegas e líderes;
  • Remuneração e benefícios;
  • Qualidade de vida na empresa.

Inclua na análise o nível de responsabilidade de cada um, já que alguns cargos exigem maior pressão psicológica, como o cargo de segurança.

Veja que essa é uma tarefa que precisa de apoio tanto do RH quanto de um especialista no assunto. Sendo assim, o ideal é contar com a ajuda de uma equipe especializada para cumprir a missão de analisar e avaliar soluções que sejam coerentes ao seu negócio.

Para tanto, considere entrar em contato com a 4Health para maiores informações sobre como aliar a saúde emocional com um plano de saúde para empresas.

Você ainda não tem um plano de saúde empresarial? Aproveite, então, para conhecer nossas soluções de plano de saúde com muitos benefícios e menos custos, tudo sob medida para o seu negócio.

Fale agora mesmo com a 4Health!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *