O que é um programa de promoção de saúde empresarial e por que ele é importante?

por | out 18, 2022 | Dicas para o RH, Planos de Saúde, Promoção da Saúde, Saúde Corporativa | 0 Comentários

Você já se perguntou o que é um programa de promoção de saúde empresarial e se realmente é importante adotá-lo na empresa?

Muitos gestores podem achar que um plano de saúde corporativo é o suficiente para ajudar os colaboradores em situações difíceis – e sim, também é. No entanto, ignoram a importância de um programa de promoção de saúde para prevenir doenças e ter uma melhor qualidade de vida no âmbito empresarial.

Essa necessidade cresceu muito nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, quando as pessoas estavam mais suscetíveis a crises de ansiedade e depressão.

O medo de perder o emprego, o estresse por conta das mudanças, as notícias alarmantes – tudo isso contribuiu para reduzir o bem-estar dos trabalhadores.

Por isso, se você quer profissionais altamente produtivos e saudáveis, continue a leitura para descobrir a importância do programa de promoção de saúde empresarial.

O que é um programa de promoção de saúde empresarial?

Um programa de promoção de saúde empresarial é uma forma de conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde, com o objetivo de evitar doenças e reduzir gastos.

Contudo, é bom entender que promover saúde no meio corporativo não significa apenas cuidar da saúde física (o que implica em medicina preventiva), mas também da saúde mental e psicológica.

A pandemia, por exemplo, evidenciou a importância de preservar a saúde mental dos colaboradores em meio ao caos coletivo. Não adiantaria, portanto, demitir funcionários por não entregarem o desempenho esperado, se o problema estivesse na falta de um programa de saúde empresarial.

Nesse sentido, as promoções de saúde devem ter uma perspectiva abrangente, de modo a considerar os aspectos de vida dos profissionais e as circunstâncias que levam aos riscos de doenças, como as condições do trabalho e modo de vida.

Isto é, um bom programa de promoção de saúde empresarial vai além de preservar a saúde física: ele também promove qualidade de vida e um ambiente saudável.

Por que você deve oferecer um programa de promoção de saúde empresarial?

Profissionais de alto desempenho e que trazem ótimos resultados: é isso que você e toda empresa espera do seu time de colaboradores, certo?

Entretanto, ninguém consegue trabalhar em um ambiente negativo, onde a única coisa que conseguem promover com eficiência é o mal-estar, a falta de educação e de respeito.

Mesmo que, para alguns, possa parecer uma bobagem, fatores como brigas, desentendimentos, bullying e assédio moral desencadeiam uma série de doenças emocionais ou até físicas.

Nesse contexto, qual empresa estaria disposta a perder um profissional gabaritado para a concorrência só porque não oferece um programa de promoção de saúde? Nenhuma, não é mesmo?

E não é como se tivesse uma fila enorme de profissionais do mesmo nível aguardando sua vez. Uma boa gestão de empresas jamais vai colocar em risco a sua reputação e suas finanças. Afinal, o objetivo de empresas de renome é trabalhar na retenção de talentos, no aumento de produtividade e na obtenção do lucro.

Então, cada vez que você demite um funcionário por não atender às suas expectativas, maior é o turnover e os gastos que você vai ter com a demissão/admissão.

Contudo, não é só o ambiente negativo que traz problemas aos profissionais; os próprios colaboradores sofrem riscos diários por conta do modo de vida.

Cigarro, bebidas em excesso, obesidade, açúcar – tudo isso pode trazer doenças a médio e a longo prazo, que prejudicam o desempenho na empresa.

Por isso é tão importante oferecer um programa de promoção de saúde empresarial, já que uma empresa não se faz sozinha, afinal, você depende de funcionários saudáveis e motivados para o sucesso do negócio.

Ações para promover o programa de promoção de saúde empresarial

Toda ação tem a sua reação. Essa frase faz muito sentido no contexto de um programa de saúde empresarial, pois antes de tudo é essencial o planejamento das ações.

Isso vale tanto para a promoção de bem-estar mental (como reduzir a depressão), quanto físico (como a diabetes e o câncer).

Portanto, para te ajudar a promover o programa de saúde empresarial, vamos destacar as principais medidas da medicina preventiva para obter resultados satisfatórios.

Calendário de ações

Um calendário de ações para um programa de promoção de saúde empresarial é eficaz quando a empresa leva em conta as épocas do ano.

É possível, por exemplo, intensificar as campanhas de vacinação contra gripes ou prevenção de doenças respiratórias durante o inverno. Ainda mais se a empresa estiver localizada em cidades mais frias.

Já em cidades litorâneas, onde o verão costuma ser mais intenso, vale a pena incluir no calendário formas de prevenção do câncer de pele e outros cuidados para evitar doenças típicas de regiões tropicais.

Além disso, a empresa com foco na saúde de seus colaboradores pode incluir outras ações sazonais de suma importância, como as seguintes campanhas:

  • Setembro Amarelo (contra ações que levem ao suicídio);
  • Outubro Rosa (contra câncer de mama);
  • Novembro Azul (contra câncer de próstata).

Para essas e outras campanhas sazonais, veja o site do Ministério da Saúde e acompanhe novas campanhas de interesse coletivo.

Essas informações devem ser inseridas no calendário com o objetivo de prever custos com cada ação. Isso inclui os gastos com possíveis materiais didáticos, palestras e profissionais de saúde envolvidos com o programa de promoção de saúde empresarial.

Programa de incentivo a hábitos saudáveis

Além das ações em épocas específicas do ano, outras campanhas também devem ser compartilhadas e que são do interesse individual, mas que contribuem com a saúde da empresa, tais como:

Programa nutricional

Pessoas que cultivam maus hábitos alimentares podem desenvolver diversas doenças, como diabetes, pressão alta e AVC, prejudicando a própria vida e dificultando seu desempenho no ambiente laboral.

Por isso que a inclusão de programas nutricionais é tão importante no meio corporativo. Tais campanhas colaboram com a reeducação alimentar, como alimentação saudável e uma boa dieta balanceada.

No entanto, falar sobre isso na empresa requer uma boa estratégia de comunicação para engajar os participantes. Por exemplo, é incoerente abordar os perigos do açúcar quando a própria empresa oferece apenas açúcar para adoçar o café.

Assim como não faz sentido explorar a importância de uma dieta saudável, se os gestores não oferecerem vantagens em academias e um plano de saúde corporativo.

Dessa forma, fica claro que um programa de promoção de saúde nas empresas deve visar a saúde do colaborador e conversar com a cultura da empresa.

Incentivo a exercícios físicos

Dentro de um programa de promoção de saúde empresarial, é importante incluir a prática de exercícios físicos no cotidiano dos funcionários.

Algumas empresas, inclusive, vão além da campanha e incentivam todos a se exercitar antes do início das atividades. É claro que existem exercícios universais, que todo mundo pode fazer, como os alongamentos.

Contudo, a campanha pode ser ainda mais eficiente se considerar o tipo de tarefa que cada pessoa executa.

Por exemplo, pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé têm riscos maiores de desenvolver doenças relacionadas ao sedentarismo. Ou quem passa o dia redigindo textos e planilhas pode desenvolver tendinite, uma condição típica de ações repetitivas.

Seja qual for o caso, há exercícios que podem ser implementados na cultura da empresa sem prejudicar as atividades da corporação.

Na verdade, tais práticas ajudam muitos profissionais a terem mais qualidade de vida para desempenhar de forma excelente seus papeis no meio corporativo.

Monitoramento da saúde dos profissionais

Todo programa de medicina preventiva ou de promoção de saúde deve ter planejamento e monitoramento constante no meio empresarial.

Essas ações ajudam a levantar o perfil dos trabalhadores, bem como seus antecedentes familiares, hábitos de vida e possíveis problemas de saúde.

Dessa forma, fica mais fácil adequar as campanhas e atividades desses programas de saúde às pessoas que realmente precisam dentro da sua empresa. É a partir desta coleta que o RH vai tomar providências quanto às necessidades dos funcionários para direcionar suas iniciativas ao público certo.

Para ajudar a dar o pontapé inicial, o monitoramento pode ser feito através de um sistema de gestão específica para programas de promoção de saúde empresarial. Desse modo, todas as ações são organizadas para que não haja aumento de custos operacionais.

Benefícios do programa de promoção de saúde empresarial

Se você ainda não se convenceu sobre a importância de adotar medidas que minimizem o risco de doenças, separamos abaixo os benefícios dos programas de promoção de saúde empresarial. Veja quais:

  • Maior qualidade de vida;
  • Redução de morte prematura;
  • Retenção de talentos;
  • Menos faltas por motivos de doença;
  • Menos gastos com tratamentos médicos;
  • Mais desempenho e produtividade.

Maior qualidade de vida

Já destacamos nesse artigo que garantir o bem-estar dos funcionários também garante resultados satisfatórios na empresa, e que demissões geram custos.

Sendo assim, melhorar a qualidade de vida do funcionário é um dos principais benefícios do programa de promoção de saúde empresarial.

Você pode oferecer um ambiente saudável, vantagens em academia e medicamentos, benefícios flexíveis que se adequam ao perfil do usuário, consultoria em saúde e muito mais.

Redução de morte prematura

Comida gordurosa, muito açúcar, cigarro, bebida alcoólica em excesso, sedentarismo – todos esses são fatores com grandes chances de culminar em morte prematura.

Como já mencionamos, um bom programa de promoção de saúde empresarial deve investir em campanhas que melhorem os hábitos de vida.

Por isso a importância de monitorar os seus colaboradores com o objetivo não só de identificar suas reais necessidades, mas também descobrir se os métodos de prevenção têm dado certo.

Retenção de talentos

A partir do momento em que a gestão de uma empresa se preocupa com a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, as chances de turnover são baixas, quase nulas.

Por talentos, entende-se todo profissional que desempenha um papel importante na empresa, de modo que a sua falta causaria impactos nas finanças e na imagem do negócio.

Sendo assim, outro benefício da promoção de saúde empresarial é a retenção de talentos. Quanto mais você investir nesse programa de saúde, mais você conseguirá reter seus melhores colaboradores.

Menos faltas por motivos de doença

Doenças físicas e psicossociais são muito comuns em um ambiente de trabalho, devido ao estresse e ao nível de competitividade a que muitos estão expostos.

Por isso, um programa de promoção de saúde empresarial visa melhorar a qualidade de vida para que essas doenças não entrem na rota de sua empresa.

Por outro lado, quando as doenças já tomaram conta da vida dos profissionais, o ideal é nunca deixar de monitorar seu grupo de afastados.

Dessa forma, evita-se gastos com o remanejamento de funcionários às funções vagas. Além disso, viabiliza-se a mudança do convênio para empresas junto à corretora de saúde para outro mais adequado à situação.

Menos gastos com tratamentos médicos

Outro na lista de benefícios do programa de promoção de saúde empresarial é a redução de despesas com medicamentos e tratamentos médicos.

Visando garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores, é correto afirmar que o número de pessoas doentes diminui drasticamente com medidas preventivas.

Já para aqueles que precisam de remédios/tratamentos, um bom programa de saúde empresarial oferece descontos em farmácias, suporte emocional e um convênio médico para empresas.

Mais desempenho e produtividade

Por fim, profissionais com saúde, melhor qualidade de vida e a certeza de que nem eles nem seus familiares ficarão desamparados se tornam mais produtivos.

Lembre-se de que educar e conscientizar aqueles que elevam sua empresa, incitando atitudes e comportamentos saudáveis, é uma estratégia inteligente e um diferencial competitivo.

Afinal, são essas modificações na rotina que resultam em grandes benefícios à saúde de todos e conseguem atrair novos talentos para a sua empresa.

Conheça o programa de promoção de saúde empresarial da 4Health!

Você já entendeu a importância de oferecer um programa de promoção de saúde empresarial, não é?

Por outro lado, adotar medidas de prevenção, montar estratégias de comunicação e monitorar os resultados requer tempo e eficiência para que não haja gastos desnecessários.

Por isso, vale a pena contar com uma equipe especialista em programas de promoções de saúde, como a 4Health, que oferece ótimas soluções empresariais.

O nosso time está preparado para fazer a consultoria em saúde que você precisa, personalizar benefícios e ainda mensurar resultados.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *