Como motivar funcionários: 15 dicas práticas + bônus!

por | maio 20, 2021 | Dicas para o RH | 0 Comentários

Motivar funcionários a trabalhar com eficiência é fundamental para o sucesso de uma empresa, especialmente em tempos de instabilidade econômica. As empresas precisam usar métodos mais inteligentes para alcançar o sucesso.

Pessoal com motivação insuficiente é caro demais. O Instituto Gallup estima que a falta de motivação dos funcionários custa à economia dos EUA 605 bilhões de dólares por ano. Além disso, empresas com baixo nível de motivação de pessoal, em média, obtêm 2,5 vezes menos lucro do que seus concorrentes com funcionários altamente motivados.

Infelizmente, apenas 33% dos funcionários estão altamente motivados. Isso significa que se você não cuidar de aumentar a motivação com antecedência, você colocará a empresa em risco.

Neste artigo, verificamos por que motivar funcionários é importante em qualquer negócio ou empresa.

Por que a motivar funcionários é importante?

O que há de tão importante em motivar os funcionários? Acontece que isso tem um grande impacto na cultura corporativa e nas margens de lucro.

“Funcionários motivados fazem muito mais do que as descrições de funções lhes pedem, o que significa que você recebe muito mais pelo mesmo dinheiro”, explica Ben Brooks, fundador e CEO da startup de tecnologia PILOT.

 “Funcionários com baixo nível de motivação não apenas trabalham de forma ineficaz, mas também arrastam toda a equipe com eles, reduzindo o moral da equipe e decepcionando os clientes.” 

Em uma pesquisa da Harvard Business Review, 71% dos entrevistados citaram a motivação dos funcionários como um fator crítico para o sucesso organizacional.

Mas, além de aumentar os indicadores como eficiência, moral, implementação profissional e retenção de pessoal, motivar funcionários acarreta consequências positivas para os gerentes que sempre não têm tempo suficiente para trabalhar com o número crescente de funcionários.

Sabendo da alta motivação dos colaboradores, você poderá confiar mais neles. Isso significa que você pode deixá-los fazer o trabalho e alcançar os objetivos, sem ficar sobre suas almas e incomodá-los com relatórios e verificações constantes.

Homem de óculos sorrindo para a colega de trabalho com filtro laranja sob a imagem e a frase "clique aqui e baixe a vitrine de benefícios 2021, conheça os benefícios mais modernos e impactantes para sua empresa"

Como motivar funcionários – 15 dicas práticas

O sistema de motivação dos funcionários é diversificado e depende muito das especificidades da empresa.

Escolhemos ferramentas e princípios universais que serão úteis para qualquer líder e serão úteis para qualquer equipe:

1. Escolha os líderes certos

Designar as pessoas certas para liderar os funcionários é crucial para a motivação dos funcionários. Bons líderes têm o poder de motivar e engajar altamente seu pessoal.

2. Treine seus gerentes

O desenvolvimento e o treinamento contínuo são necessários para manter a motivação dos funcionários em níveis elevados. À medida que a força de trabalho muda continuamente, também mudam as características dos funcionários e os fatores motivacionais.

3. Defina metas de engajamento precisas, mas realistas

Os gerentes e líderes devem ser responsáveis por designar metas e objetivos de engajamento específicos e mensuráveis. Os funcionários com objetivos claros estão mais motivados para alcançá-los.

4. Torne alguém responsável

Depois de definir as metas, os líderes devem ser responsabilizados. Em outras palavras, se os objetivos não forem alcançados, os gestores devem ser responsáveis por descobrir porque os níveis de engajamento não são satisfatórios. Além disso, devem ser eles que definem as táticas e métodos de melhoria.

5. Melhorar as comunicações internas

Este é um ponto crucial! As empresas com comunicação deficiente dos funcionários sofrem níveis muito baixos de motivação e engajamento dos funcionários. Os funcionários que não estão informados e se sentem deixados para trás são muito mais difíceis de motivar.

Impulsione sua estratégia de comunicação interna e observe como seus funcionários se tornam mais engajados.

6. Valorizar o trabalho e a contribuição dos funcionários

Os funcionários precisam saber que o trabalho deles é valorizado. Se eles alcançaram os objetivos, devem entender como isso reflete o sucesso de sua empresa.

7. Dê  feedback estruturado 

Positivo ou negativo, o feedback é necessário. O feedback contínuo ajuda os funcionários a se manterem informados e a entender se há oportunidades de melhoria.

8. Recompense seus funcionários

Não se esqueça de recompensar um bom trabalho. O reconhecimento e as recompensas devem ser essenciais em todas as organizações. No entanto, certifique-se de recompensar seus funcionários com algo que eles valorizam.

Não tem certeza sobre como dar reconhecimento? Aqui está uma ótima pesquisa sobre como os funcionários preferem receber reconhecimento.

9. Conecte-se com seus funcionários

Bons líderes costumam ser capazes de se conectar com seus funcionários, tanto no nível pessoal, quanto profissional. Lembre-se de que nem tudo e em todos os momentos precisam ser sobre trabalho.

10. Construir um ambiente de trabalho positivo

Ambientes de trabalho saudáveis são aqueles em que as pessoas se sentem livres para falar, se sentem valorizadas, confiam em seus líderes e têm um bom relacionamento com os demais funcionários. Quão saudável é o seu local de trabalho?

11. Incentive a criatividade e a inovação

As gerações mais jovens, como a geração Y e a geração Z, adoram se envolver em diferentes aspectos do negócio. Capacite-os a usar sua criatividade e valorizar ideias e iniciativas.

12. Capacite seus funcionários

Dê aos funcionários mais liberdade para tomar decisões por conta própria. É difícil ficar motivado quando todo o seu trabalho é sobre o que outras pessoas lhe dizem para fazer. Portanto, a capacitação dos funcionários é crucial para melhorar a motivação dos funcionários.

13. Implementar programas de aprendizagem e desenvolvimento

Incentivar o desenvolvimento e a aprendizagem dos funcionários são ótimas maneiras de mantê-los motivados. Acompanhe seus marcos, ensine-lhes novas habilidades e promova-os a posições mais elevadas com mais responsabilidade.

14. Abordar a qualidade de vida dos funcionários

Preocupe-se com a qualidade de vida de seus funcionários e com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Funcionários altamente motivados e engajados também são aqueles que experimentam o esgotamento mais cedo. Promova programas de qualidade de vida para melhores níveis de engajamento!

15. Certifique-se de entender o que os motiva

Os funcionários não são iguais e nem motivados pelas mesmas coisas. Alguns preferem recompensas monetárias, alguns apreciam o reconhecimento na forma de palavras bonitas ou toques.

Bônus: como motivar funcionários remotamente?

O formato de trabalho remoto foi adotado em todo o mundo após a pandemia. De acordo com a pesquisa da consultoria BTA, pelo menos 43% das empresas brasileiras aderiram ao modelo de trabalho em casa.

Portanto, existem poucos métodos estabelecidos de gerenciamento de funcionários que trabalham remotamente. Cada empresa aqui opera à sua maneira. Listamos algumas diretrizes gerais para aumentar a motivação dos trabalhadores remotos:

  • regularmente (pelo menos uma vez por semana) realizar reuniões de planejamento, durante as quais cada funcionário é elogiado pelos resultados;
  • designar um psicólogo para a equipe para que, a pedido dos funcionários, ele possa conduzir conversas com eles, caso necessitem de ajuda;
  • se alguém, por algum motivo, temporariamente não consegue trabalhar plenamente, essa pessoa pode receber outras tarefas (mais fáceis) para que não desapareça de vista;
  • elaborar um plano de desenvolvimento individual para cada funcionário;
  • organizar a comunicação online informal.

Motivar funcionários é chave para alto desempenho?

Os incentivos internos criam forte motivação para trabalhar, o que beneficia tanto a empresa quanto os próprios funcionários. Eles são orientados para resultados, abrem novas oportunidades e atendem às necessidades dos funcionários e empregadores, e também levam à realização de um objetivo importante. 

Um estudo da Harvard Business Review, apresentado pela 99Jobs, mostrou que melhorar a motivação da equipe pode aumentar os lucros da empresa em até 47%. Além disso, o mesmo material indica que funcionários satisfeitos, felizes e motivados são até 50% mais produtivos.

Pode ser resumido em uma fórmula simples: quanto mais motivadas as pessoas, mais felizes elas são. E pessoas felizes têm melhor desempenho e melhores resultados. Funcionários bem-sucedidos e produtivos são garantia de alta satisfação do cliente. E isso, por sua vez, leva a empresa ao sucesso. 

Quando você estiver preparado para motivar funcionários, entre em contato com a 4Health para realizar gestão de benefícios da sua organização.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *