Vai mudar de plano de saúde? Não use só o preço como critério

por | dez 21, 2022 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Você pensa em mudar de plano de saúde por causa da alta dos preços dos contratos? Pois é melhor repensar essa atitude, já que mudar de plano de saúde implica em um novo contrato e na perda de garantias e coberturas.

Por isso que ter o apoio de uma consultoria de saúde, como a 4Health, faz muita diferença. É com a ajuda de um consultor que você entende que a economia não é fator primordial para trocar de plano de saúde corporativo.

Em muitos casos, por exemplo, as empresas optam por soluções imediatistas para fugir dos reajustes de preços e encontram planos atraentes, mas sem foco no cenário futuro. Isto é, será que dá para manter essas mesmas soluções para todos os beneficiários e por muito tempo?

É bem provável que não, ainda mais em situações onde a sinistralidade ganha destaque, como ocorreu durante a pandemia da COVID-19.

Além disso, outros fatores impactam nos custos e nos resultados do plano de saúde corporativo, sendo de suma importância avaliar os riscos a médio e a longo prazo antes de mudar de plano.

Quer conhecer outros fatores para mudar de plano de saúde que vão além do preço? Então, acompanhe o nosso artigo de hoje.

Quando é importante mudar de plano de saúde?

Em primeiro lugar, existe uma ideia muito difundida de que a mudança de plano de saúde só poderia ser feita no aniversário de contrato.

No entanto, há maneiras de realizar uma troca antes desse período, com base nos seguintes argumentos:

Cumprimento do tempo inicial de contrato

Ao cumprir o tempo de carência, a empresa pode optar por mudar de plano de saúde corporativo, desde que cumpra o aviso prévio de 60 dias.

Isso também vale para quem não indexou o último reajuste a um determinado prazo. Em ambos os casos, o aviso prévio deverá ser cumprido antes de efetuar a troca.

Desinteresse pelo produto e condições comerciais da empresa

Se a empresa contratante não possui mais interesse em continuar com o plano de saúde, então não há motivo para não mudar de serviço.

Uma das razões para a mudança é quando a cobertura não é mais atraente para o grupo de beneficiários ou as condições comerciais não atendem mais ao orçamento e ao perfil da organização.

Falta de entendimento com a operadora de saúde

Pode acontecer de o produto não atender mais os interesses da empresa contratante, seja pelo aumento de preço, baixa qualidade ou falta de mais cobertura, indo na contramão de outras empresas de planos de saúde corporativos.

No entanto, um dos motivos para alguém decidir trocar de plano de saúde empresarial é a falta de entendimento com a operadora. Se houver desgaste nas relações, ninguém deve se sentir obrigado a manter o negócio até o aniversário do contrato.

Ausência de bom custo-benefício

Antes de aderir a um plano de saúde para empresas, é importante analisar os riscos e fazer uma projeção do cenário futuro para não se arrepender depois.

Contudo, é possível que, com toda a análise de mercado, a única coisa que a empresa contratante precise é de uma economia substancial.

Ou seja, os gestores estão em busca de um bom custo-benefício, um plano de saúde com as melhores coberturas a um preço competitivo. Então, quando não encontram mais no plano de saúde contratado, é possível trocá-lo por um serviço melhor.

Necessidade de mudar para um plano de saúde mais sustentável

Se você analisou que outro plano de saúde vai trazer maior satisfação para sua equipe e funcionários, então é hora de mudar.

Além disso, muitas empresas já entendem a importância de um plano mais sustentável na área de saúde. Isto é, a sustentabilidade na saúde é uma forma de prever cenários futuros, de modo que as escolhas atuais resultem em benefícios, não em prejuízos.

Por isso que quando a empresa não se sente satisfeita com o seu plano de saúde atual, a melhor coisa a se fazer é mudar.

Cobertura e produto não atendem mais o perfil da empresa

Sua empresa cresceu, obteve mais orçamento e você acha que é uma boa hora mudar de plano de saúde corporativo? Então, não precisa esperar mais para fazer a troca.

Pode ser que seus colaboradores necessitem de um produto mais vantajoso, ou a sua empresa queira oferecer benefícios extras. Em todo caso, a mudança precisa levar em conta um estudo de mercado, do perfil da organização e do orçamento.

O que considerar antes de mudar de plano de saúde corporativo?

Você conheceu alguns argumentos para defender a troca de um plano de saúde corporativo, mas seus motivos não são suficientes para fazer a mudança. Antes de tudo, é necessário agir com cautela em qualquer que seja a tomada de decisão.

Essa cautela é importante porque antes de pensar na troca de plano de saúde, as empresas consideram negociar uma renovação. Caso essa negociação não chegue a lugar algum, a mudança do produto se torna o melhor caminho.

Porém, vale a pena repensar se o motivo para a troca de plano de saúde não será fator de arrependimento mais tarde.

Afinal, se você deseja mudar por conta de preços altos, sem levar em conta a alta sinistralidade e outros fatores que impactam nos resultados do plano de saúde empresarial, é muito provável que, em pouco tempo, o produto se torne um peso na sua companhia.

Para evitar esse desgaste, veja o que considerar antes de mudar de plano de saúde para empresas, a seguir.

Manutenção de garantias e coberturas

Você já parou para pensar que a mudança de plano de saúde implica em um novo contrato e, como consequência, na perda de garantias e coberturas já existentes?

Por isso é bom considerar a manutenção desses benefícios antes de tomar a decisão pela troca de plano de saúde corporativo. A mudança requer uma nova negociação, o que significa possíveis desgastes, redução ou perdas de tudo o que já foi conquistado.

Sustentabilidade

Muitas empresas investem em planos de saúde que atendem suas necessidades de forma imediata, sobretudo, no que diz respeito ao orçamento.

Como resultado, a empresa não consegue sustentar o plano para todos da equipe, porque não projetou cenários financeiros futuros, uma vez que todo ano há reajuste de preços.

Sendo assim, o ideal é avaliar os riscos, seja qual for o cenário, tomando como exemplo a pandemia. Sabe-se que a crise sanitária no país causou um aumento de sinistralidade e isso representou um cenário inesperado.

Afinal, muitas empresas tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho, fazendo os funcionários executarem tarefas em home office.

Isso levou ao um aumento de estresse, ansiedade e depressão, não só pela mudança de hábito, como também pelas incertezas sobre a pandemia, a sensação de perigo eminente e o acúmulo de tarefas do cotidiano durante o trabalho em casa.

Nesse sentido, você já verificou a sustentabilidade do novo plano, frente a qualquer cenário, do melhor ao pior? Se o plano de saúde atual não oferece a segurança que você precisa, então é uma boa hora para mudar.

Negociação sobre os afastados, aposentados, agregados, entre outros

Durante a contratação, é importante conversar com a operadora de saúde sobre o grupo de afastados, aposentados, agregados, desligados e PJs.

Afinal, a operadora precisa estar ciente de quem são os trabalhadores que vão receber o plano de saúde e seus benefícios, e por quanto tempo aqueles que estão afastados vão continuar recebendo apoio.

Essa informação é de suma importância antes de você pensar em mudar de plano de saúde corporativo.

Alinhamento sobre o desenho do plano de saúde

Antes de contratar um plano de saúde para empresas é fundamental alinhar todas as questões relacionadas ao desenho desse plano, isto é, elegibilidade, adesão, com ou sem coparticipação, carências, entre outros aspectos cruciais.

Algumas vezes, quando essas questões não são pauta da conversa, problemas futuros podem aparecer, comprometendo as finanças e os resultados da empresa.

Por isso, antes de mudar de plano de saúde, procure saber sobre essas questões.

Avaliação do histórico de reajuste da empresa de plano de saúde

No impulso de mudar de plano de saúde por conta de bons preços e benefícios atraentes, as empresas não procuram conhecer a nova operadora por completo.

Será que ela oferece vantagens durante todo o período de vigência? Será que os benefícios de hoje vão continuar fazendo sentido a longo prazo?

Essas são perguntas essenciais antes de uma nova contratação, mas um dos pontos mais importantes é avaliar o histórico de reajuste da empresa dos últimos anos.

Essa informação é a base para você construir os cenários financeiros futuros e não ser obrigado a cancelar o contrato, comprometendo a saúde de sua equipe.

Não negligencie esses pontos

Esses aspectos são apenas alguns na lista para você considerar antes de aderir a um novo plano de saúde.

Pode ser que algumas empresas tenham receio de questionar antes de assinar o contrato e perderem alguma vantagem. Porém, uma conversa clara e direta é muito útil para garantir condições comerciais que já integram o perfil da organização, além de fortalecer as relações entre a operadora de saúde e a empresa.

Para que isso seja possível e não haja perdas inegociáveis, o ideal é contar com uma consultoria confiável para assegurar garantias, seja em negociações de renovação, mudança de plano de saúde ou pesquisa de mercado.

Dicas para negociar a troca de plano de saúde para empresas

As negociações de renovação de contrato ou mesmo a troca de plano de saúde são alvos de muita instabilidade, principalmente durante e pós-pandemia.

Isso tem muito a ver, também, com a mudança no rol da ANS, risco de reajustes e as incertezas do mercado para o futuro. Então, se a empresa não apresentar equilíbrio em curto prazo em caso de problemas de alto risco, é muito provável que isso atrase ou dificulte as negociações.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas essenciais para que a mudança de plano de saúde corporativo aconteça da melhor forma possível.

Conheça as opções de mercado

Antes de embarcar em uma negociação, vale a pena descobrir se o mercado tem boas propostas para você. De nada adianta sair de um plano de saúde, mas não saber para onde ir exatamente, apenas porque você não estudou o mercado e suas opções. No fim das contas, isso acaba virando um tiro no pé.

Faça uma lista do uso do plano de saúde em sua empresa

Mudar de plano de saúde requer conhecimento do uso do benefício em sua empresa. Muitas vezes, as empresas se esquecem que a avaliação do histórico de utilização no passado e futuro, questões sobre a sinistralidade e tendências costumam pesar na hora da negociação.

Saiba quais os casos graves de sua empresa

Você já se perguntou se a sua empresa representa algum risco para o futuro? Essa informação é útil, uma vez que muitos casos graves significam gastos maiores que devem entrar no orçamento. Pensar no futuro é a melhor forma de decidir sobre mudar de plano de saúde ou não.

Entenda qual o perfil de utilização do seu grupo

Você sabe de que maneira e o número de vezes que o seu grupo tem feito uso do plano de saúde em sua empresa? Pois conhecer o perfil de utilização de sua equipe é um dos fatores estratégicos para uma negociação de sucesso.

Como obter bons resultados com o plano de saúde empresarial em 2023?

A melhor forma de garantir bons resultados em empresas de qualquer segmento em relação a planos de saúde é, sem dúvida, procurar ajuda de um especialista na área.

Uma vez que você expõe os problemas e as características de sua empresa, a consultoria vai ajudar a encontrar o melhor caminho, seja a renovação do contrato ou na troca de plano de saúde.

Isso é possível porque a consultoria vai ajudar a realizar o diagnóstico e a traçar mudanças que podem assegurar resultados positivos para 2023.

Tem interesse em mudar de plano de saúde e já entendeu que o preço não deve ser a única justificativa? Então, entre em contato com um dos nossos especialistas.

A 4Health oferece consultoria de benefícios, planos de saúde, seguro de vida e muito mais para ajudar a motivar os seus funcionários e garantir um crescimento saudável de sua empresa. Fale conosco agora mesmo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *