Oferecer a promoção da saúde nas empresas é de grande importância para conscientizar os colaboradores sobre noções básicas de saúde e, também, informá-los da real situação e cuidados que devem ser tomados dentro do local profissional e fora dele também.
A importância da saúde no meio profissional
Promover um estilo de vida saudável no meio corporativo é muito importante para garantir a conscientização da importância do bem-estar no âmbito profissional. Além disso, colaboradores que sabem se cuidar e mostram uma saúde forte, resultam em profissionais altamente produtivos.
A saúde é um direito de todos e deve ser tratada como tal, já que precisa ser preservada. Porém, para que isso ocorra da forma como deve ser, é preciso incrementar o interesse dos colaboradores em saber mais sobre o assunto.
Como promover a saúde nas empresas?
Na tentativa de entender melhor o que é promoção da saúde, algumas ideias podem ajudar a motivar os colaboradores e conscientizá-los sobre a importância da prevenção e promoção da saúde.
Dessa maneira, táticas são implementadas a fim de garantir que todos estejam conscientes da importância. Dessa maneira, ações de promoção da saúde podem ser extremamente eficazes para atingir o objetivo desejado.
Além disso, a promoção da saúde também é uma forma de agregar ótimos resultados no âmbito profissional. O motivo é que há maior desempenho e engajamento dos colaboradores, fazendo com que seja perfeitamente possível atingir objetivos benéficos e de grande interesse de todos os envolvidos.
Importante frisar que a promoção da saúde nas empresas vai muito além de somente falar sobre saúde e métodos de prevenção. Na verdade, a promoção da saúde também está ligada a um ambiente corporativo saudável, amigável e que ofereça bem-estar profissional para todos os presentes.
Uma boa ação de promoção da saúde deve ser voltada para o cenário específico do cliente. Em uma empresa com altos índices de obesidade, por exemplo, é possível oferecer ações relacionadas a nutrição.
Em seguida, citamos alguns exemplos de promoção da saúde no local de trabalho.
1. Palestras e rodas de conversa
As palestras e rodas de conversa possuem o imenso benefício de fazer com que todos captem uma mensagem de forma muito mais fácil. Assim, esse tipo de ação dentro de sua empresa deve ser corriqueiro. Afinal, a promoção da saúde nas empresas pode – e deve – ser uma pauta frequente entre todos.
Contudo, não deve ser abordado somente a saúde física, mas também demonstrar a importância da saúde emocional, bem como elas podem influenciar diretamente nas atividades da empresa e no crescimento do colaborador e seu local de trabalho. Outros aspectos também podem ser abordados, entre eles, por exemplo, saúde financeira e carreira.
Ademais, as palestras servem como ótimos momentos para a troca de ideias. Em corporações onde os empregados não possuem um contato próximo com o proprietário, por exemplo, é o momento ideal para obter esclarecimentos.
Afinal, é possível demonstrar ideias e trocar histórias realmente interessantes, fazendo com que a promoção da saúde nas empresas também seja uma forma de aumentar a proximidade entre funcionários e gestores.
2. Ambiente saudável e amigável
Mesmo com a correria do dia a dia e problemas que podem anular a paciência de qualquer pessoa, é de suma importância manter um ambiente amigável, saudável e bem-educado, mesmo quando há a necessidade de ser firme.
O ambiente de trabalho é um fator determinante para a promoção da saúde nas empresas. Afinal, é o ambiente responsável por injetar o senso de produtividade e força de vontade em todos os colaboradores, além de reforçar a cultura empresarial.
Para que haja o crescimento de todos os envolvidos, inclusive da empresa, é necessário que haja comprometimento de todas as partes. Assim, é fundamental observar o que pode estar causando um possível problema para o local.
É comum, por exemplo, que ambientes corporativos conservadores e que não ofereçam bem-estar ao colaborador possam fazer com que o indivíduo desenvolva doenças emocionais ou físicas. Tais doenças, geralmente, são resultados de momentos de profundo estresse, insegurança e medo.
Dessa forma, é de grande importância explicar o que é promoção da saúde e explicar como uma saúde física e mental plena podem ser atingidas.
3. Condição de trabalho
Durante a prevenção e promoção da saúde, é preciso avaliar muito bem o ambiente de trabalho que é oferecido a todos os presentes. Em momentos como o que estamos todos vivendo, é imprescindível que o ambiente tenha conforto e segurança para que todas as atividades sejam desempenhadas.
Um local com espaço adequado e sem a sobrecarga de funcionários, por exemplo, é uma forma de manter a saúde em alta. Um dos maiores exemplos de promoção da saúde no meio profissional são os ambientes climatizados de forma agradável, cadeiras adequadas, maquinários seguros, EPIs, refeitório adequado, entre outros aspectos.
4. Eventos coletivos
O excesso de rotina pode causar um enorme desgaste nos colaboradores. Por isso, entre os exemplos de promoção da saúde, é possível citar eventos coletivos que visam implementar a conscientização sobre a saúde dentro do âmbito profissional. Dessa maneira, é possível sair da rotina utilizando um assunto que possui um cunho de grande necessidade, que é a promoção da saúde nas empresas.
Idealmente, as corretoras ou consultorias que fazem a gestão do plano deveriam oferecer ações de promoção de saúde, mas isso nem sempre acontece. Em um de nossos cases, por exemplo, conseguimos reduzir em 64% a incidência de cânceres femininos e aumentar em 33% a o índice de realização de exames preventivos.
Por isso, pode-se contar com o auxílio de uma empresa de saúde que saiba exatamente quais os objetivos que se deseja atingir, além de ter visão sobre a real necessidade e aquilo que falta na rotina dos colaboradores.
5. Orientações sobre como utilizar o plano de saúde
Outra ação de promoção da saúde que traz muitos resultados positivos envolve instruir os colaboradores sobre a melhor forma de utilizar o plano de saúde, prevenindo, assim, doenças frequentes.
Sem dúvida, esse tipo de orientação diminui a taxa de sinistralidade a longo prazo, podendo reduzir significativamente o número de consultas em prontos-socorro, por exemplo.
Exemplos de promoção da saúde
Além dos tópicos citados, um dos maiores exemplos de promoção da saúde é oferecer um plano de saúde empresarial que atenda, verdadeiramente, seus colaboradores. O motivo é que, com esse benefício, é possível mostrar ao colaborador que a empresa, de fato, preocupa-se com seu bem-estar e qualidade de vida em todos os aspectos.
Dessa forma, pode-se usufruir de um atendimento diferenciado e que seja eficaz para a prevenção de vários problemas de saúde. Além disso, com muitas opções no mercado, a que mais se destaca é a 4Health.
Nossas ações de promoção da saúde, sempre pensadas especificamente para a necessidade estratégica do cliente, apresentam resultados mensuráveis. Além disso, também oferecemos apoio na comunicação e um amplo cardápio de opções e programas, tais como vacinação, saúde nutricional, saúde da mulher e saúde do homem.
Mudanças de hábitos para auxiliar na promoção da saúde nas empresas
A partir do momento em que se inicia a promoção da saúde nas empresas, é possível identificar uma série de colaboradores que se sentem acolhidos. Ademais, esse tipo de ação também permite que eles tenham acesso a informações relevantes para sua saúde.
Além da promoção realizada pela 4Health, também é importante frisar aos colaboradores quais mudanças de hábitos podem influenciar positivamente para que haja mais saúde no ambiente corporativo.
No entanto, a mudança de hábitos para auxiliar na prevenção e promoção da saúde, ainda mais nos momentos atuais, exige uma grande dose de disciplina, força de vontade e dedicação. Afinal, é comum que haja um certo toque de estranheza quando é necessário romper uma forte rotina.
Ainda assim, a promoção da saúde nas empresas necessita da mudança de hábitos para que seja eficaz e, dessa forma, mantenha os indivíduos fortalecidos e proporcione uma qualidade de vida acima da média, evitando impactos negativos na saúde como um todo.
Além do mais, trata-se de uma ação coletiva do setor de RH. A decisão deve envolver organização e planejamento desde o princípio. Os objetivos precisam ser claros para que os resultados sejam percebidos.
A partir do momento em que se inicia a promoção da saúde nas empresas, como colocando em prática os exemplos de promoção da saúde citados anteriormente, nota-se um impulsionamento mais eficaz por parte de todos os colaboradores.
É possível, assim, aumentar de forma considerável o bem-estar dos profissionais e, dessa maneira, garantir uma condição de vida apropriada para a realidade e desempenho de cada um.
Principalmente, é preciso ressaltar que, se a cultura da empresa não refletir esses valores, as ações serão ineficazes. Em outras palavras, a cultura organizacional está correlacionada às mudança dos hábitos de seus colaboradores.
Cuidados na saúde geram benefícios profissionais e pessoais
Um indivíduo que procura sempre potencializar a sua qualidade de vida mostra-se muito mais produtivo, com menores índices de afastamentos médicos e despesas com saúde, além de apresentar maior foco e empenho em suas atividades. Isso, certamente, colabora para que seu desempenho profissional seja mais eficaz, comprovando que a promoção da saúde traz benefícios pessoais e também profissionais.
Uma boa parte das empresas sente que seus colaboradores não estão engajados e possuem péssimos hábitos para com a saúde, o que pode gerar impactos negativos no ambiente de trabalho. Assim, os exemplos de promoção da saúde são ótimas formas de mostrar a grande importância do assunto.
Promoção da saúde nas empresas – como as empresas observam
A forma como os colaboradores, bem como sua saúde, são tratados, acabou passando por uma série de mudanças no decorrer dos anos. Atualmente (e felizmente), é possível notar um olhar mais humanizado e diferente.
Logo, os colaboradores são vistos como uma grande parte patrimonial da empresa, já que estão todos os dias dispostos a fazer com que ela tenha lucro e sucesso. Por conta disso, essa forma de olhar também mudou a ideia sobre como a promoção da saúde nas empresas deve ocorrer.
Ou seja, atualmente, as companhias estão muito mais engajadas em garantir uma qualidade de vida satisfatória para todos os profissionais. Por conta disso, é preciso também se atentar aos erros que toda corporação deve evitar ao máximo cometer, como:
- Limitar-se ao aspecto físico;
- Limitar os benefícios apenas para certos funcionários;
- Deixar de lado o planejamento e as necessidades reais da sua população;
- Investir em ações ineficazes e genéricas;
- Não mensurar os resultados dessas ações;
- Ver a saúde como ausência de doença;
- Deixar de lado as políticas de prevenção.
Um dos exemplos de promoção da saúde, sem dúvida, são os programas personalizados para realizar a promoção da saúde nas empresas.
Em suma, com a evolução tecnológica presente nos dias atuais, é impossível deixar a modernidade de lado e ignorar também a empatia para com outro ser vivo. Logo, as pessoas também estão se transformando e tendo maior acesso às informações valiosas para novos e importantes conceitos.
Saúde no ambiente corporativo
Como todo negócio depende das pessoas para que ele funcione, saber como tratá-las é um dos principais aspectos para colocar em prática a promoção da saúde na empresa. Por conta disso, está cada vez mais comum uma rotina humanizada e uma relação amigável entre colaboradores, sempre dando atenção às suas necessidades.
Por conta disso, é possível notar uma série de impactos, como o aumento do desenvolvimento pessoal e profissional, aperfeiçoamento de atividades, satisfação profissional, redução de acidentes, diminuição da obesidade, mudanças comportamentais benéficas, entre outros.
A 4Health se preocupa com a promoção da saúde
A 4Health é uma consultoria especializada em planos de saúde corporativos que atua amplamente com a promoção da saúde através de ações que geram impactos positivos em todos os envolvidos.
Nossos diferenciais – que incluem planejamento estratégico prévio das ações com base nas necessidades e perfil do cliente, cardápio amplo de ações (saúde física, emocional e financeira, por exemplo) e mensuração de resultados – ampliam a conscientização dos colaboradores e melhoram os resultados da empresa.
Realizando a implementação correta e contando com a parceria de uma empresa profissional, a promoção da saúde nas empresas é muito mais eficaz e impactante. Para saber mais sobre os programas de bem-estar e qualidade de vida que promovemos, entre em contato hoje mesmo e converse com um de nossos especialistas!
0 comentários