Como alimentar as crianças e ainda mantê-las saudáveis na quarentena

por | abr 16, 2020 | Saúde Corporativa | 0 Comentários

As crianças são as mais afetadas pelo confinamento, pois estão na fase de crescimento e têm muita energia sobrando. Para esse período, a atenção com a alimentação deve ser redobrada para evitar sobrepeso, queda da imunidade e/ou falta de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

A tendência de muitos pais nesta quarentena, com a finalidade de agradar os filhos, é dar alimentos não nutritivos, como por exemplo: doces, sucos industrializados, refrigerantes, salgadinhos, embutidos e frituras. Esses alimentos podem fazer parte da alimentação da criança mas são indicados apenas para o consumo em festas de aniversário, comemorações etc…

Como as atividades que gastam mais energia estão limitadas no momento, a alimentação também deve ter uma menor carga de energia/calorias. Não se deve restringir ou diminuir a quantidade, mas trabalhar com a qualidade dessa alimentação, aumentando principalmente a quantidade de fibras. A indicação é colocar ao menos um alimento cru em cada refeição. As frutas, legumes e verduras garantirão as fibras e vitaminas necessárias para suprir as necessidades diárias recomendadas.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

Dicas práticas para manter uma rotina alimentar saudável

 

1- Mantenha os horários das refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches. Assim será mais fácil a adaptação quando voltarem à rotina anterior.

 

2- Inclua as crianças na preparação das refeições. Essa atitude despertará interesse pelos alimentos.

 

3- Reduza o açúcar na alimentação das crianças. Assim, o sistema imunológico estará mais protegido.

 

Dicas de receitas para você fazer com as crianças

 

DE 1 A 3 ANOS

As crianças dessa idade já podem interagir e segurar os alimentos enquanto você os prepara. Diga para a criança o nome de cada ingrediente e peça para ela repetir. Na receita abaixo ela poderá colocar os ingredientes no liquidificador para você.

Sugestão de receita para o café da manhã:

Iogurte com frutas picadas

Rendimento: 1 porção para adultos ou 2/3 para crianças, dependendo da idade.

Ingredientes

    • 1 copo de iogurte natural

 

    • 6 morangos grandes

 

    • 1 banana

 

    • 1 colher de melado

 

    • Granola a gosto

 

Modo de preparo

Bata o iogurte com 4 morangos e o melado no liquidificador e tranfira para um bowl. Corte a banana e 2 morangos e decore o iogurte. Você pode decorar também com granola ou outro cereal que as crianças gostem. Dê preferência para os menos açucarados. Você também pode usar as frutas que tiver em casa para decorar ou até mesmo trocar a fruta que irá bater com o iogurte. A ideia é somente evitar o iogurte com corantes artificiais, pois eles diminuem a imunidade.

 

DE 3 A 6 ANOS

Nessa fase, elas já sabem contar, falar as cores e têm mais habilidades motoras. Peça para elas entregarem os ingredientes a você falando as cores de cada um. Algumas crianças possuem mais habilidade e podem ajudar a misturar os alimentos ou fazer outras tarefas mais simples, com a sua supervisão.

Sugestão de receita para lanche ou sobremesa:

Espetinho de frutas

Rendimento: 12 espetinhos. 3 porções para adultos ou 6 para crianças, dependendo da idade

Ingredientes

    • 1 banana

 

    • 4 morangos

 

    • 4 uvas sem semente

 

    • 250 g de chocolate meio amargo 70% cacau

 

    • 12 espetinhos de madeira

 

Modo de preparo

Corte a banana em 4 pedaços e espete nos espetinhos de madeira. Lave os morangos e as uvas e espete nos espetinhos de madeira também.

Derreta o chocolate meio amargo em banho maria ou microondas (no microondas, derreta de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos). Logo após derreter o chocolate, mergulhe 1 espetinho por vez no chocolate. Deixe escorrer alguns segundos na tigela de chocolate e depois espete em uma placa de isopor ou coloque em pé em um copo igual a um “buquê de flores”.

Para acelerar o processo de endurecimento do chocolate você pode colocar na geladeira.

 

DE 6 A 10 ANOS

 

Agora já são cozinheiros em formação. Eles conseguem fazer todo o passo a passo mais simples da receita, com o seu auxílio. Compre uma faca de plástico própria para crianças. Assim elas poderão ajudar no corte de frutas, legumes e verduras.

Sugestão de receita para almoço ou jantar:

Arroz com frango e legumes

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

    • 1 xícara e ½ de arroz cozido (você pode usar o que sobrou do dia anterior)

 

    • 350 g de peito de frango em cubinhos (ou 250g de palmito picado ou cogumelos)

 

    • 1 xícara de chá de cenoura descascada e picada

 

    • 1 xícara de chá de brócolis picado (você pode variar com outros vegetais verdes, como vagem, ervilha, espinafre…)

 

    • ½ xícara de água

 

    • ½ xícara de cebola picadinha

 

    • 2 colheres de azeite de oliva

 

    • 1 dente de alho picadinho ou espremido

 

    • Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

    • Cheiro verde picado a gosto

 

Modo de preparo

 

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango e refogue por 1 minuto. Acrescente os legumes e refogue por mais 1 minuto. Acrescente a água, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Depois acrescente o arroz, o cheiro verde, misture e está pronto para servir!

 

A PARTIR DE 10 ANOS

 

Nessa idade a criança já domina a cozinha. Entretanto, sempre esteja supervisionando, principalmente, o uso do fogão. Deixe a criança/adolescente opinar sobre a receita, separar os ingredientes e fazer todo o preparo. Nesse momento, o ajudante é você!

Sugestão de receita para o jantar:

Hamburguer da(o) ______________(coloque o nome da criança no hambúrguer)

Ingredientes

    • 500 g de carne bovina moída* (acém, fraldinha, patinho; você pode fazer um mix com metade de um corte mais magro e metade com mais gordura)

 

    • 1 cebola pequena ralada ou picada bem pequeno

 

    • 1 dente de alho picado ou alho em pó

 

    • Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes até formar uma massa bem ligada. Coloque o forno para preaquecer, pegue uma forma, coloque papel manteiga ou unte com óleo, modele os hambúrgueres, coloque na forma e leve para assar por 20 minutos em forno médio (180 graus) preaquecido. Esses hambúrgueres podem ser congelados e também podem ser fritos em vez de assados.

O hambúrguer pode ser montado em um lanche com pão, queijo, tomate, alface etc… Ou pode acompanhar outro prato, como salada.

*Caso haja alguém vegetariano na família, substitua a carne bovina por 1 xícara de grão de bico amassado ou batido no processador, 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos, 1 colher de azeite e 1 colher de farinha de trigo. O restante dos ingredientes e a preparação são os mesmos do hambúrguer de carne bovina.

 

Importante: Todas as receitas contêm ingredientes que podem ser consumidos por crianças a partir de 1 ano de idade. Exceto o chocolate meio amargo que tem indicação para somente após 2 anos de idade, por possuir uma porcentagem maior de açúcar. Na dúvida, sempre consulte o (a) pediatra e/ou o (a) nutricionista do seu filho.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *