Crise na saúde suplementar e o reflexo nos planos de saúde corporativos

por | maio 19, 2020 | Planos de Saúde | 2 Comentários

O setor de saúde suplementar enfrenta desafios sem precedentes trazidos pela pandemia do coronavírus e pode sentir os impactos financeiros de longa duração como resultado. 

No mundo pré-pandêmico, as seguradoras escolheram em quais mercados entrar. Sua associação era geralmente estável o suficiente para permitir que eles estabelecessem os níveis de reserva apropriados e antecipassem os prêmios recebidos com uma precisão razoável. 

O COVID-19 interrompeu fundamentalmente esse cenário e forçou as seguradoras a pensar de forma criativa para reduzir sua exposição financeira. Se antes trabalhavam como “Unicórnios”, agora passam a trabalhar como “empresas Camelos”, adaptando-se a novos climas e à diversidade, tornando- se mais resistentes.

O futuro das empresas vai depender de atitudes tomadas e pensadas agora, com executivos mais “mão-na-massa”, focados na situação atual, trocando ideias a longo prazo por ações imediatas.

Aqui na 4health, temos contato com diversas empresas da cadeia de saúde suplementar e, neste momento, vislumbramos um impacto importante nas operadoras e clientes. Nas operadoras de saúde, apesar da redução na utilização, propiciando uma reserva de caixa a algumas, podemos ter um tsunami a qualquer momento, em duas grandes ondas. 

A primeira onda é a da inadimplência, especialmente nas operadoras que detêm contratos com clientes nos setores econômicos mais afetados, como o aéreo, turismo e entretenimento. A segunda onda está pautada no desemprego e no fechamento de pequenas e médias empresas, reduzindo a base de beneficiários.

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Possivelmente, em paralelo a essa queda de beneficiários, teremos o aumento das despesas nas operadoras, originário de contas hospitalares do tratamento da Covid-19 que, em geral, tem internações prolongadas, com diárias em UTI de longa permanência. Esse processo poderá trazer aumento de sinistralidade e suportar um índice de reajuste que anualmente já é maior do que a inflação média do país.

Ainda não podemos dizer como as operadoras/seguradoras vão se posicionar. Isso vai depender dos diferentes segmentos de empresas, população de cada operadora e dos grupos familiares atendidos por elas.

Agora é o momento em que as empresas precisam ter uma visão mais estratégica e conhecer os riscos epidemiológicos e o comprometimento ocupacional, para que se posicionem junto à sua corretora e seguradora, refletindo e amadurecendo sobre a importância da promoção à saúde e da prevenção.

E o que as empresas podem fazer para os seus colaboradores neste momento? Estamos, sim, em meio a uma pandemia, mas nunca estivemos tão conectados. Conseguimos analisar as pessoas mesmo à distância e notar seus vários perfis. 

Temos aquelas que se adaptam rapidamente, outras com um pouco mais de dificuldade. Algumas pessoas vão se sentir tranquilas, outras sentirão falta do contato diário com seus colegas, gerando aumento de ansiedade e estresse. Por isso, o cuidado com a saúde emocional é prioridade!

Precisamos ter uma comunicação assertiva com os nossos colaboradores, mantendo-os bem informados e evitar os exageros, pois estamos recebendo muita informação ao mesmo tempo. Orientar os líderes é prioridade para que possam suportar as suas equipes. Podemos promover coffee breaks e happy hours virtuais, criando oportunidades para trocar ideias e compartilhar novos e antigos projetos.

Com os casos de COVID-19 aumentando continuamente em todo o país, não há uma avaliação definitiva sobre como esse evento sem precedentes afetará os resultados financeiros das seguradoras de saúde.

É prudente para os executivos de seguro saúde considerar todos os cenários que podem ocorrer no futuro previsível – tanto negativos quanto positivos – e empregar algumas das estratégias financeiras descritas acima para prever as taxas de prêmio para 2021 da melhor maneira possível.

O que você está fazendo neste momento? Sua empresa está adotando alguma ação permitida pelas MPs? Teve ou terá que realizar alguma demissão? Suspendeu ou pretende suspender algum benefício aos seus colaboradores? Gostaria de compartilhar suas experiências e desafios?

 Acompanhe os impactos da COVID-19 na saúde suplementar em nosso blog!

Artigo escrito por Fabiola Cristina Briques Moura, sócia da 4Health Consultoria em Saúde e Benefícios, empresa especializada na gestão de planos de saúde, pacote de benefícios e programas de qualidade de vida e bem-estar. Fabiola@4Heathconsultoria.com.br

2 Comentários

  1. VANESSA IMPARATO

    Parabéns pela brilhante explanação do setor sobre o atual momento do nosso país

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  2. Nadia Alencar

    Excelente reflexão Fabíola. O momento é de grandes incertezas e precisamos nos preparar para a volta. A hora eh de cuidar dos nossos recursos porque, mais do que nunca, eles serão essenciais para a recuperação econômica de empresas e do país.

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