Muitas empresas manifestam o desejo de realizar ações para celebrar o Mês Internacional da Mulher. Na 4health, acreditamos em uma abordagem mais moderna do tema, entendemos que é hora promover reflexões verdadeiramente relevantes e alinhadas aos novos tempos!
Conheça nossas sugestões de como abordar o tema nesse formato:
Entenda o significado da data
Em 1975, a ONU oficializou a data do dia internacional das mulheres para lembrar as conquistas sociais e políticas que tiveram origem no começo do século 20.
Não é o momento de dar parabéns ou presentes, mas sim de conservar e reafirmar direitos conquistados com muito esforço. É o momento de discutir o papel da mulher na sociedade e a luta por equidade.
Considere levantar bandeiras
Não se posicionar já é um tipo de posicionamento. Trazer discussões sobre a falta de representatividade e proporcionalidade no ambiente corporativo é urgente! Estudos provam que a inclusão e a diversidade enriquecem os ambientes, promovendo criatividade, inovação, lucratividade e rentabilidade.
Recomendamos pautas com temas relacionados ao machismo, micro agressões, violência de gênero, maternidade e paternidade, e, principalmente em tempo de pandemia, o custo do cuidado.
Repense flores e brindes
A flor simboliza fragilidade, delicadeza e docilidade, que podem caracterizar uma mulher, mas de forma alguma representar o real significado deste dia. Demonstrações de carinho e respeito sempre serão bem-vindas, mas avalie se o orçamento disponível para essa data está indo exclusivamente para brindes e flores.
Sugerimos o redirecionamento da verba para ações que estejam conectadas com discussões tão necessárias no meio corporativo. Palestras, rodas de conversa e conteúdos que tenham impacto na vida das mulheres.
Apoie empreendedorismo feminino
Se brindes e mimos farão parte da sua estratégia, que tal pensar em uma cadeia de fornecedores mais diversa? Comprar de mulheres ou de empresas administradas por elas?
Algumas ideias simples podem movimentar a economia gerando renda para mulheres que são responsáveis por chefiar a casa em mais de 45% dos lares no Brasil.
Diferença salarial
Há uma diferença, em média, de 20,5% na renumeração total entre homens e mulheres no Brasil. Mesmo que empresas paguem o mesmo salário para homens e mulheres na mesma função, a diferença total vai existir enquanto elas forem minoria ou ausentes no topo da liderança.
Seguir o que a constituição e a CLT obrigam não é motivo para se orgulhar. É necessário criar espaço para mulheres em toda hierarquia para equilibrar a distribuição das remunerações.
Ouça as pautas de mulheres
Cada setor e empresa terá diferentes pautas, por exemplo: no Senado nacional, o primeiro banheiro feminino só foi instalado em 2016! Existe uma grande necessidade de mulheres desenvolvedoras nas empresas de tecnologia. Na indústria, a grande massa feminina se encontra na base da pirâmide. Isso mostra que não é possível adivinhar quais são as necessidades das mulheres.
Cada empresa possui sua cultura e desafios particulares em relação às pautas de gênero, por isso, pergunte, esteja disponível a ouvir e considerar a priorização dessas pautas em seu planejamento.
Desafie estereótipos
É cultural visualizar as mulheres como seres frágeis, delicados e sensíveis. E muitas vezes, como sociedade, julgamos aquelas que quebram essas expectativas. Há mulheres que se identificam com esses estereótipos, mas há outras que não. E isso não as faz menos mulheres.
É preciso propagar e entender que a mulher possui o direito de ser o que quiser, ter voz firme, escolher suas profissões, rir alto, não querer ter filhos, ser dura em suas negociações e ocupar qualquer posição.
Dê espaço ao diálogo
Promover rodas de conversa que unam mulheres da empresa com mulheres do mercado podem ser fontes ricas de conhecimento e aprendizado. Ajudando a empresa a entender a urgência de algumas demandas e redesenhar suas prioridades.
Escolha uma moderadora experiente, que consiga fazer a intermediação dessa conversa mantendo um ambiente seguro de escuta.
Convoque os homens
É indiscutível que os homens assumam seu papel de aliados na luta para alcançar a equidade de gênero. É necessário que homens, principalmente líderes, busquem conhecimento teórico sobre diversidade e inclusão, defendendo esses valores e dando exemplo de postura de liderança inclusiva.
Promova ações institucionais de grande impacto
Além das ações pontuais, é necessário lutar por uma cultura dentro do mundo corporativo realmente impactante na corrida para equidade de gênero.
Ações como: promover processos seletivos específicos para mulheres dentro de algum setor, principalmente de liderança e tecnologia, desenvolver programas internos específicos a pautas e questões femininas, criar um centro de atendimento/acolhimento em casos de abusos e agressões de acordo com as leis institucionais, entre outros.
Incentive a prevenção e cuidados com a saúde da mulher
Muitas vezes, a mulher se coloca no papel de cuidadora e salvadora de todos, fazendo com que não olhe para si mesma e deixe de lado a sua própria saúde. Por isso, é importante criar campanhas que incentivem o autocuidado, tanto na saúde física, quanto na emocional.
O 8 de março pode se tonar muito mais que apenas um momento de reconhecimento às mulheres. Com ações certas, é possível tornar sua empresa uma aliada à mudança.
Este artigo foi escrito por Kelly Souza, especialista em promoção da saúde e qualidade de vida na 4Health Consultoria.
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