Perfil de utilização do plano de saúde – como ter uma gestão data driven

por | mar 29, 2021 | Planos de Saúde | 0 Comentários

As operadoras de saúde recebem, diariamente, todas as contas a pagar de utilização do grupo cadastrado no plano de saúde de sua empresa. Periodicamente, elas compilam estes dados e avaliam o risco e o custo de utilização de seu grupo, frente a receita que você paga. Como muitos sabem, isso se chama sinistralidade.

Estes dados, respeitando as devidas travas de sigilo individual e médico, podem ser disponibilizados para que as empresas e suas consultorias tomem iniciativas para redução dos custos, com ações focadas, principalmente, na melhoria da saúde do grupo.

O problema é que as operadoras tem suas próprias regras de quais contratos podem ter acesso a esse material. A decisão é tomada, principalmente, baseada no número de vidas ativas. Algumas somente oferecem essas informações para contratos com mais de 250 vidas.

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Como fazer a gestão se você não tem acesso aos dados de utilização do plano de saúde dos seus colaboradores?

Seguem 5 dicas para você entender um pouco seu grupo e tomar algumas iniciativas poderosas:

    • 1. Aplique um questionário “screening” de saúde para entender os hábitos do seu grupo
    • 2. Avalie o perfil, principalmente clínico, dos atestados apresentados nos últimos meses.
    • 3. Utilize seu conhecimento e proximidade com os funcionários para ficar ciente de casos graves ou crônicos.
    • 4. Mapeie todos os benefícios oferecidos por sua empresa que possam auxiliar da obtenção de informação sobre hábitos ou indicadores de saúde, como: medicina ocupacional, benefício farmácia, telemedicina, academia, alimentação/nutrição etc.
    • 5. Utilize o conhecimento e os serviços da consultoria que te apoia para integrar todas as informações acima mencionadas e direcionar ações efetivas.
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    Independente do formato do seu reajuste ou do número de pessoas de sua empresa, a cultura de conhecer os hábitos e melhorar a saúde de seus colaboradores sempre será positiva!

     

    Este artigo foi escrito por Sheila Hojda, Co-Fundadora da 4Health Consultoria, especialista em soluções de saúde corporativa, planos de saúde e experiência do cliente.

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