Dúvidas frequentes sobre plano de saúde

por | abr 26, 2021 | Planos de Saúde | 0 Comentários

O universo de planos de saúde pode ser bem burocrático e, às vezes, difícil de se compreender, devido à diversidade de regras e variáveis que podem interferir no atendimento.

Pensando nisso, separamos algumas dúvidas frequentes sobre situações específicas que costumamos receber:

“Estou sem plano há alguns meses e agora surgiu um problema de saúde. Eu consigo contratar um novo plano e ficar livre de carência para realizar o tratamento ou exame que preciso?”

 

RESPOSTA: Não!

Para aproveitar carências, você deve contratar um plano até 30 dias após o desligamento do contrato anterior. Mesmo assim, dependendo das características do grupo e plano contratado, poderá haver cumprimento de carências.

 

“Estou grávida e não tenho plano de saúde. Consigo contratar algum para realizar parto e pré-natal?”

 

RESPOSTA: Não!

Quando você contrata um plano novo, sempre haverá o cumprimento de carências para parto, geralmente de 300 dias.

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“Meu pai ou a minha mãe estão muito doentes, eles não tem plano de saúde. É possível contratar um plano simples, que os libere de carência, para iniciarem um tratamento ou realizar a cirurgia que precisam?”

 

RESPOSTA: Não!

Todo plano novo exige cumprimento de carências. De 24 meses para doenças pré-existentes, e de 30 a 180 dias para procedimentos específicos. Fique atento, é importante nos prevenirmos para essas situações, sempre que for possível!

 

“Tenho um plano de saúde pequena e média empresa, ou fui demitido, e agora preciso de um novo plano. Consigo aproveitar as carências?”

 

RESPOSTA: Depende!

Cada caso é um caso, que é analisado conforme regras e procedimentos estabelecidos pela ANS. Se você buscar uma opção de atendimento dentro dos 30 dias da rescisão do contrato, você poderá aproveitar carências ou aplicar as regras de portabilidade.

 

“Ouvi dizer que os planos para pequena e média empresa, contratados a partir de um CNPJ, são mais baratos que os planos pessoa física e por adesão.”

 

RESPOSTA: Depende do produto, mas geralmente, para produtos similares, os planos contratados a partir de um CNPJ oferecem mais vantagens.

De qualquer forma, é importante fazer uma análise criteriosa de todas as opções do mercado antes de tomar uma decisão.

 

“Não tenho CNPJ, mas tenho um amigo ou familiar que tem e gostaria de contratar um plano empresarial a partir do CNPJ desse terceiro, posso fazer isso?”

 

RESPOSTA: Não!

Somente sócios, funcionários registrados e prestadores de serviço vinculados a uma determinada empresa poderão fazer parte do plano empresarial por ela contratado, obedecendo as regras e particularidades do contrato, exigências da ANS, seguradoras e operadoras do mercado.

 

“Acabei de abrir uma empresa, posso contratar um plano empresarial para minha família?”

 

RESPOSTA: A partir de 2 pessoas e um CNPJ, é possível contratar um plano empresarial.

No entanto, existem regras que variam conforme a operadora/segurada, que exigem um tempo mínimo de vida da empresa, geralmente de 3 meses.

 

“Sou sócio de uma empresa e temos um plano corporativo contratado. Gostaria de incluir o meu pai, a minha mãe e alguns familiares, posso?”

 

RESPOSTA: Os planos corporativos geralmente tem regras específicas que variam conforme o mercado, por isso, é importante consultar primeiramente o seu corretor de seguros ou a operadora que você contratou.

Em muitos casos, é possível a inclusão de pais, netos e filhos maiores, porém, nem sempre essa decisão é acertada.

O nosso conselho é avaliar sempre mais de uma opção: a família junto ao plano corporativo e a família em um plano a parte. Existem questões relacionadas a risco, sinistro e manutenção do contrato a longo prazo que precisam ser avaliadas.

 

 

Sabemos que existem mais dezenas de dúvidas que podem surgir no processo de troca ou contratação de plano de saúde. Por isso, conte com especialistas para tomar a melhor decisão! Entre em contato com a 4Health!

Este artigo foi escrito por Débora Maia, Diretora de Expansão, Novos Negócios e Qualidade de Vida da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios, e atua há 25 anos na área de Saúde e Programas de Benefícios

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