7 Etapas para a maturidade e alta performance nos programas de saúde

por | abr 9, 2020 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Como consultora especializada na gestão estratégica de programas de saúde, sou questionada a todo momento sobre a melhor forma de potencializar os recursos investidos e apresentar resultados incríveis (custo competitivo, amplas coberturas, ótimo padrão de serviços, rotinas do dia a dia sob controle e usuários satisfeitos, com bons hábitos de saúde e qualidade de vida). O que pode ser feito a fim de atender a essas expectativas?

 

Um programa de saúde exige cuidado constante, disciplina, foco, alinhamento, planejamento, ações periódicas de comunicação e promoção da saúde, comprometimento da liderança, análise atualizada dos indicadores, gestão estratégica do risco, gestão das internações, entre outras ações.

Infelizmente, não raras vezes, a área responsável está envolta em uma cortina de fumaça que a impede de mergulhar mais fundo e avaliar outras questões além das rotinas operacionais.

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Após alguns anos no mercado, fica fácil perceber a maturidade de um programa de saúde com um simples checklist:

 

1) O programa gera indicadores consistentes e relevantes mensalmente?

2) Os objetivos do programa são claros e os parâmetros definidos?
3) Todas as informações relacionadas à saúde dos funcionários, como medicina ocupacional, atestados médicos e outras informações, compõem os indicadores analisados?
4) Os casos graves, crônicos e os ofensores são acompanhados de perto?
5) Os programas de promoção da saúde conversam com as principais demandas da empresa?

5a) As políticas e atualizações são informadas aos usuários periodicamente? Eles são atualizados sobre tudo?

 

6) As responsabilidades são definidas?

7) A empresa constrói cenários a médio e longo prazo?
8) Existe um grupo responsável por acompanhar os indicadores, levando-os a sério?
9) A equipe responsável conhece todas as vulnerabilidades e desafios e realiza ajustes sempre que necessário? Tem autonomia?

 

Aproveite e faça um check-up do seu programa, mas não se esqueça: a disciplina e a periodicidade dos processos garantem o sucesso da empreitada.

 

Sobre a Autora:

https://www.linkedin.com/in/debora4health/

Débora Carrera Maia, é Sócia Diretora da 4Health Consultoria. Profissional de RH, especializada na gestão de programas de saúde e benefícios corporativos, atuando há mais de 26 anos nesse mercado junto a empresas nacionais e multinacionais, em diversos países.

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