Coronavírus: como manter a rotina de atividades físicas em meio a pandemia

por | abr 6, 2020 | Saúde Corporativa | 0 Comentários

O isolamento social por conta do coronavírus impôs uma nova rotina para os brasileiros, que é a de ficar dentro de casa. Por conta disso, várias pessoas fisicamente ativas romperam com os seus programas de treinos temporariamente.

Todo mundo sabe que a atividade física é importante para a saúde e melhora consideravelmente a resposta imunológica do corpo. Embora não seja uma “vacina” contra todas as enfermidades, o exercício proporciona aos seus praticantes uma resposta mais rápida aos quadros de infecção e doenças de uma forma geral. Para se obter os benefícios da atividade física, você não precisa ser um atleta, basta manter uma rotina.

Diante do momento que estamos vivendo, nunca foi tão importante manter o movimento, dormir bem, controlar o estresse e ter uma boa alimentação.

Durante a quarentena, a grande tendência é estarmos mais sedentários que o normal. Uma vez que a Organização Mundial da Saúde recomenda 30 minutos de exercício 5 vezes por semana, a regra é se manter em movimento.

E aí vem a pergunta, como se manter em movimento dentro de casa? Queremos compartilhar algumas dicas com você. Não subestime o poder desses movimentos:

  • Qualquer atividade dentro de casa conta: regar as plantas, organizar os vasos, varrer a casa, lavar banheiros, limpar vidraças, passar roupa etc.
  • Brincar com as crianças: determine horários para uma “baguncinha” com os pequenos. Nessa hora, vale tudo: correr, pular, ensaiar encenações exageradas, optar por jogos em que a regra é se movimentar.
  • Dance mais: coloque uma playlist contagiante e chame a família para alguns minutos de baile. Além de alegrar o coração, faz bem para o corpo e para a alma. Torne isso um hábito durante a quarentena.
  • Se está fazendo home office e fica muito tempo sentado, altere uma parte do dia em pé e outra sentado, desde que os equipamentos sejam ajustados à sua altura.

Essas atividades contam como exercício e o nosso corpo reconhece e agradece cada movimento.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

Se você já é mais treinado e costuma se exercitar com regularidade, poderá realizar outras atividades:

  • Suba e desça as escadas do prédio, desde que não haja fluxo de pessoas. Não toque no corrimão.
  • Pule corda.
  • Faça polichinelos.
  • Repita uma sequência de agachamentos, flexões, corrida no lugar e abdominais.
  • Exercícios funcionais são uma boa pedida para quem já tem uma boa consciência corporal.
  • Usar aplicativos orientados por um educador físico também pode ser bem interessante, mas você deve estar acostumado a realizar essas atividades.
  • Algumas academias estão disponibilizando aplicativos. Pode ser uma forma interessante de se motivar, mas é importante que você já tenha uma rotina periódica de treinos, caso contrário, os apps podem ser um risco.

Agora não é o momento de iniciar planos malucos, desalinhados com o seu perfil físico, com novas atividades. Seguir aplicativos sem a orientação de um especialista para checar seus movimentos aumenta o risco de lesões, que podem resultar em uma ida ao hospital neste momento crítico. Evite também caminhar na rua ou usar a academia do condomínio.

O mais importante de tudo é se movimentar o máximo possível e evitar ficar sentado ou deitado muito tempo. Procure estar atento à sua respiração e busque respirar mais profundamente, de olhos fechados, pensando em coisas boas umas duas vezes por dia.

Não se preocupe com a intensidade do exercício, mas tente manter uma rotina. Logo mais, estaremos de volta à nossa vida lá fora e retomaremos os programas regulares, seja nas academias, ruas ou parques.

Tente se mexer um pouquinho todos os dias, o seu corpo e a sua saúde agradecerão e você se sentirá mais feliz. E você vai concordar comigo que estamos precisando muito disso!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *