Dicas de trabalho em Home Office

por | mar 31, 2020 | Saúde Corporativa | 0 Comentários

Estamos em quarentena no Brasil e, pela primeira vez em nossa história, nosso povo, em sua grande maioria, estará trabalhando de casa.

O trabalho em home office é novidade para muita gente. Quando trazemos o trabalho para dentro de casa, existem muitas interferências e o rendimento final e a sensação de dever cumprido podem ser comprometidos. Afinal, toda a família estará em casa também, e nem todas as pessoas têm um quarto isolado e a disposição para trabalhar. A poluição sonora e visual pode atrapalhar as atividades.

Antes de mais nada, é importante estar tranquilo e enfrentar os desafios com bom humor, o que é super importante para preservar a nossa imunidade.

Existem alguns truques e pequenos ajustes que podem ajudá-lo(a) a enfrentar esse período de forma mais natural e profissional:

 

1. VERIFIQUE TODA A ESTRUTURA

 

Para realizar suas atividades com sucesso, seu computador deve estar funcionando bem, sem oscilações. Se perceber que algo está errado, converse com a área responsável por esse assunto em sua empresa e tente trocar de máquina ou fazer os ajustes necessários. Ninguém conseguirá realizar um bom trabalho com uma máquina muito lenta ou que apresente algum problema.

A Internet também precisa estar funcionando adequadamente. Nunca dependemos tanto dela. Verifique com frequência se o fluxo de informações está bom ou se é necessário pedir uma ajuda técnica ao seu provedor. O trabalho em casa exige conexão constante.

Em muitas empresas, o home office só é possível tendo acesso remoto aos arquivos e plataformas da organização. Se esse for o seu caso, cheque constantemente se tudo está funcionando bem e, caso não consiga acessar algo, solicite a ajuda do técnico responsável.

Na medida do possível, separe um cantinho para trabalhar. Reserve um espaço para isso. Se não for possível, escolha o melhor lugar, onde a conexão de Internet é boa e onde não exista um fluxo constante de pessoas. Faça desse espaço o seu escritório. Organize a mesa com tudo o que você precisa e escolha uma cadeira confortável. A tomada para ligar o computador e carregar o celular deve estar próxima, para não deixar você na mão nem causar acidentes.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

2. CRIE UMA ROTINA

 

Diante de uma temporada em casa sem previsão de término, podemos confundir com um período mais tranquilo de trabalho, ou até misturar outras atividades em paralelo. Uma vez que estamos em casa, isso é quase inevitável. Por conta da quarentena, a maior parte das famílias dispensou qualquer ajuda e, no meio do trabalho diário, haverá a inclusão de outras atividades, como lavar roupa, preparar o almoço e até colocar a casa em ordem. Tudo bem. O importante é criar uma programação diária e semanal e tentar segui-la. Dessa forma, será possível dar conta de tudo. Destacamos alguns pontos importantes para este item:

  • Se você tem filhos, estabeleça uma rotina para as crianças.
  • Determine horários para acordar, dormir, comer e realizar outras atividades.
  • Se o seu trabalho requer silêncio, concentração e até a criação de textos ou outros materiais, determine uma parte do dia para se desligar de tudo, inclusive dos celulares, a fim de ser realmente produtivo.
  • Defina horários específicos que conversem com a rotina que você estabeleceu, para as reuniões online com a sua equipe de trabalho.
  • Cuide da segurança da informação de tudo o que você faz. Toda empresa necessita que muitos assuntos sejam tratados com sigilo e arquivados de forma protocolar.

 

3. FIQUE ATENTO

 

  • Faça pausas entre uma atividade mais intensa e outra.
  • Programe o seu dia: crie uma lista de tarefas que você deseja cumprir e busque realizá-las.
  • Cheque os e-mails e mensagens em horários específicos, caso contrário você pode se perder nesse novo formato de trabalho.
  • Determine a sua jornada de trabalho e tente realizar todas as suas atividades dentro dela.
  • Aproveite o tempo que você estaria em transporte coletivo ou no trânsito. São horas que você ganhou para brincar com os seus filhos, socializar com a família ou ligar para os amigos.
  • Use e abuse das ferramentas tecnológicas. Hoje existem diversas plataformas que permitem unir várias pessoas ao mesmo tempo para reuniões e bate-papos online, tornando tudo mais humano e próximo. Algumas delas são: Zoom, Whereby, Facetime, Skype, entre outras.
  • Observe o seu humor e as suas emoções. Se estiver se sentindo esquisito, triste, sem esperança, peça ajuda. O isolamento social pode nos trazer sentimentos tristes, mas é nesse momento que você precisa acionar a sua rede de amigos, que com certeza estará pronta para ajudar. Se você já tem um histórico de depressão ou oscilação de humor, não demore para contatar o seu médico.

Eu sei que parece muita coisa, mas no fundo pode ser mais simples e divertido do que parece.

Não tenho a menor dúvida que após essa época de isolamento, muita coisa vai mudar em nossa forma de trabalhar, e talvez o home office venha a fazer parte da rotina de um número maior de pessoas.

Sobre a Autora:

https://www.linkedin.com/in/debora4health/

Débora Carrera Maia, é Sócia Diretora da 4Health Consultoria. Profissional de RH, especializada na gestão de programas de saúde e benefícios corporativos, atuando há mais de 26 anos nesse mercado junto a empresas nacionais e multinacionais, em diversos países.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *