Dicas para pais sobre educação em casa durante a quarentena

por | abr 1, 2020 | Saúde Corporativa | 1 Comentário

Com o fechamento imposto pelo governo às escolas neste período de quarentena, ficou a cargo de muitas famílias uma nova atividade: a educação em casa.

O ensino a distância, homescholling ou o nome que a escola de seu(s) filho(s) utilizar(em) é um grande desafio, principalmente para os pais de crianças que cursam o Fundamental 1 e estão entre 6 e 11 anos. Nesse período, muitas delas ainda não têm total autonomia.

As escolas têm se esforçado para manter os conteúdos em dia e, por conta disso, o volume de material não é nada animador. Como lidar com essa atividade, somada aos afazeres domésticos e, muitas vezes, ao seu próprio trabalho?

Separamos 7 dicas que podem ajudar na nova rotina.

 

1- Explique a situação para seus filhos

 

Se está difícil para nós, os adultos, imagine para as crianças? Em tempos normais, estar em casa com os pais significa atenção total ou uma programação divertida e diferente. É importante que eles entendam que a rotina vai ser diferente das férias e que todos têm suas atividades para cumprir.

 

2- Estabeleça uma rotina fixa

 

Para que as crianças entendam, na prática, a diferença entre o que estamos passando e o período de férias, estabelecer uma rotina é fundamental. Defina um horário fixo para acordar e garanta que se troquem e se arrumem para realizar as atividades como se fossem sair.

 

3- Reserve um espaço

 

Arrume um espaço limpo e organizado, mesmo que seja adaptado, para a hora em que a criança for realizar suas atividades diárias. O fato de visualizarem o material arrumado e pronto para uso já muda o status mental.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

4- Incentive a autonomia

 

Mesmo que a proximidade torne mais fácil acompanharmos as aulas de perto, o ideal é mantermos distância e incentivarmos a autonomia. Lembre-se que você não acompanha as aulas quando acontecem em ambiente escolar. Essa distância vai dar a eles privacidade e incentivará a autoconfiança.

 

5- Se possível, reveze o acompanhamento da criança com outro adulto

 

Algumas escolas não oferecem videoaulas com mediação dos professores, e fica a cargo dos pais transmitirem os conteúdos disponíveis. Essa tarefa pode ser bem exaustiva, então o ideal é que seja compartilhada.

 

6- Para crianças menores, organize previamente um “circuito” de atividades

 

Se seu filho está em idade pré-escolar e está recebendo tarefas da escola, tente separar em um cantinho da casa uma sequência de atividades, com pausas programadas para que acionem um adulto. O tempo que estarão envolvidos com as tarefas vai oferecer algum espaço para que você realize as suas.

 

7- Não se culpe

 

Talvez um dos pontos mais difíceis e importantes dessa nova rotina é não nos cobrarmos um alto grau de eficiência. A carga de trabalho para alguns profissionais triplicou, acumulando no mesmo dia atividades de home office, afazeres domésticos e educação em casa. Portanto, permita-se fazer algumas concessões sem culpa:

  • Não cobre um desempenho exemplar do seu filho. Lembre-se que você não é o professor, só o está apoiando temporariamente.
  • Não se preocupe tanto com o tempo dos seus filhos na televisão ou eletrônicos. Estamos passando por um momento especial.
  • Seja mais flexível no cumprimento das atividades e sua conclusão.
  • Priorize refeições práticas.
  • Não se preocupe se não conseguiu fazer aquela faxina no dia programado.
  • Não tente dar conta de tudo ao mesmo tempo.

 

Esse foi escrito por Sheila Hojda, Sócia Diretora da 4Health consultoria.

 

1 Comentário

  1. Carolina

    Excelente texto sobre a quarentena! Ótimas dicas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *