O home office é uma realidade na vida de muitas pessoas nos dias de hoje e deve seguir de forma definitiva por muito mais tempo. Sendo assim, é importante estar atento na forma como se trabalha, especialmente a postura, para evitar problemas.
Alguns dos problemas que podem surgir a longo prazo são contraturas na lombar, hérnias de disco, cifose, compressão do nervo ciático, escoliose, bursites e tendinites. Sem falar nas dores nas costas, problemas para dormir e implantação de hábitos nada saudáveis.
Confira alguns erros que você pode estar cometendo no home office e como corrigi-los:
Sentar errado e não ter uma cadeira adequada
É importante manter a coluna o mais reta possível, braços e joelhos em 90º e os pés bem apoiados no chão. Evitar ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sob a perna por longos períodos, pois essas posições comprimem o nervo, prejudicando a circulação e favorecendo inchaços nos pés.
Ao escolher a cadeira de trabalho, procure modelos com ajuste de altura, apoio para os braços e rodinhas.
Não fazer pausas para alongamentos e exercícios
Os especialistas indicam que, logo pela manhã, é valido realizar algum exercício como “aquecimento” da musculatura, que pode ser uma caminhada pelo quarteirão, por exemplo. Ao final do dia, é fundamental realizar o alongamento dos músculos, pois irá ajudar a ter uma boa noite de sono.
Ficar muito tempo na mesma posição e passar do horário de trabalho
Com o aumento das reuniões online, tendemos a passar muito mais tempo sentado na mesma posição, o que pode levar a tensão muscular e inflamação dos músculos da região glútea e dores na região do pescoço, devido ao excesso de estresse e longo período na frente do computador. Levante a cada 30 ou 40 minutos para beber água, alongar ou ir ao toalete. Colocar um alarme pode te ajudar a lembrar de se levantar. Trabalhar de maneira excessiva com frequência, além dos problemas posturais, pode prejudicar significativamente a rotina de sono.
Não separar trabalho e casa
Pode ser complicado em algumas situações ter uma estação de trabalho 100% adequada dentro de casa. Mas, se possível, separe um ambiente exclusivo para trabalhar, mesmo que seja apenas uma mesa com uma cadeira adequada. Não trabalhe deitado na cama ou sofá. Essas posições aumentam a tensão muscular e favorecem inflamações.
Alimentação no Home Office
Alguns erros alimentares que podem estar prejudicando seu trabalho e sua saúde em casa. Devido à grande demanda por trás do home office, podemos cair na tentação de colocar hábitos alimentares nada saudáveis no dia a dia, como: não ter horário para as refeições, comer trabalhando, substituir as principais refeições por lanches, ter muitas guloseimas e snacks a disposição, não tomar água e/ou substituir por bebidas açucaradas e/ou energéticas.
Procure colocar um alarme para avisar o horário das refeições, planeje o seu dia e tenha as refeições já prontas ou pré prontas. Não espere a fome aparecer para escolher o que vai comer, tenha opções rápidas de lanches saudáveis e evite comprar guloseimas e snacks, deixe uma garrafa de água a sua disposição e prepare chás ao longo do dia.
É possível melhorarmos um pouco a cada dia. Sabemos que o nosso bem estar está relacionado a muitas coisas e muitos fatores, mas pequenos hábitos e algumas mudanças irão ajudá-lo a ter uma qualidade de vida melhor!
Este artigo foi escrito por Kelly Souza, especialista em promoção da saúde e qualidade de vida na 4Health Consultoria.
0 comentários