Pode ser difícil comparar corretoras de benefícios – elas geralmente dizem as mesmas coisas quando você se reúne com cada uma, e pode ser difícil dizer qual agência fornecerá aos seus funcionários os melhores e mais econômicos benefícios.
Uma questão importante a ser feita ao comparar as corretoras de benefícios é como elas são remuneradas. O atual sistema de comissão de benefícios muitas vezes incentiva as corretoras a se comportarem de maneiras que não são necessariamente no melhor interesse dos clientes.
Por muitos anos, a remuneração das corretoras, ou seja, a comissão de corretagem, era algo que não podia ser mencionado. Como se fosse uma transação escondida ou incorreta.
Temos que concordar que, principalmente no passado, o serviço de corretagem muitas vezes se resumia à intermediação da venda e depois o cliente ficava abandonado no dia a dia para resolver qualquer problema que viesse a ter na contratação.
Essa dinâmica fazia com que os clientes se sentissem desassistidos, desamparados, e ao saberem da remuneração recorrente do corretor, buscavam reverter os valores.
Este conflito de interesses fez com que muitos empregadores perdessem economias.
Com a chegada do modelo de consultoria, inicialmente contratada pelas grandes empresas, o perfil das corretoras começou a mudar, oferecendo serviços agregados à venda, como suporte permanente para as questões do dia a dia e análises mais profundas de desempenho e custos.
Hoje em dia, o trabalho de consultoria se tornou sofisticado e indispensável para uma gestão completa dos benefícios das empresas de qualquer porte.
A escolha da corretora de benefícios para funcionários têm efeitos de longo alcance. Sua corretora ajuda você a administrar um orçamento de 25-40% da folha de pagamento. Mesmo uma pequena diferença em recursos e resultados pode ter uma diferença dramática nos custos.
Na 4Health, a divulgação dos índices de remuneração envolvidos sempre fez parte do discurso de apresentação. Se você já pensou em reduzir ou retirar a comissão da consultoria, talvez não conheça todo o potencial que esse tipo de parceiro de negócios pode oferecer.
Por isso, descrevo aqui alguns serviços básicos que devem ser oferecidos para que você se sinta confortável em manter as práticas de mercado:
- Pesquisa de mercado;
- Apoio operacional: viabilização, conferência e acompanhamento de toda a movimentação cadastral e de reembolso em andamento;
- Atendimento especializado: suporte para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre coberturas e processos.;
- Acompanhamento de sinistralidade;
- Negociação de reajuste.
A cereja do bolo, ou seja, serviços que as consultorias mais sofisticadas oferecem:
- Gestão das rotinas diárias com SLA.
- Programas e ações de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
- Tecnologia de ponta em app de saúde, telemedicina, BI, automação de processos e robotização das rotinas operacionais.
- Gestão dos atestados médicos e do absenteísmo.
- Auditoria médica.
- Análise dos indicadores de saúde com mensuração de resultados e análise do perfil de saúde.
- Arquitetura de políticas, desenho e programas de benefícios.
- Canal de atendimento ao RH e direto ao funcionário.
- Gestão das negociações e renovação de contratos.
- Gestão dos grupos de controle: doentes graves, crônicos, high e heavy users.
- Integração dos dados de todos os benefícios voltados à saúde de seus funcionários.
- Apoio consultivo integral ao RH nas questões estratégicas.
Faça um check up nos serviços que você recebe de sua corretora, descubra se ela tem um perfil consultivo. A remuneração deve ser justificada.
Este artigo foi escrito por Sheila Hojda, sócia diretora da 4Health Consultoria em Saúde e Benefícios, empresa especializada na gestão de planos de saúde, pacote de benefícios e programas de qualidade de vida e bem-estar
0 comentários