Por que as corretoras e consultorias de saúde só falam com o RH? Em uma das nossas últimas abordagens comercias, fui surpreendida com essa pergunta.
Em anos de atuação, verificamos algumas mudanças no cenário de quem compra plano de saúde nas empresas. Por mais que tentem modular e padronizar esse tipo de serviço, ainda vejo esse produto como um dos mais importantes recursos que a empresa pode ter.
Por ser uma das maiores despesas, o plano tornou-se um item financeiro. Percebemos as áreas de compras se esforçando para entender as variáveis que envolvem essa compra em concorrências longas e cansativas, que não garantem, ao final do processo, nenhuma qualidade na entrega dos serviços.
A escolha de um plano de saúde não se consolida na compra, nem deve permanecer da mesma forma durante toda a jornada da prestação do serviço. É por isso que nós, como consultoria, gostamos de falar com o RH. Essa é, e sempre será, a área da empresa que percebe em primeira mão as necessidades do grupo de funcionários, que faz as perguntas corretas para uma prestação de serviços focada e sobretudo, humana.
Respondendo à pergunta do início: sim, somos capazes de falar com todas as áreas, observar cada aspecto da prestação do serviço e de formalizar cada item oferecido. Mas entendemos que somente um RH comprometido pode integrar e humanizar todo o processo da nossa prestação de serviços, elevando o programa de saúde da empresa ao seu maior potencial.
Este artigo foi escrito por Sheila Hojda, sócia diretora da 4Health Consultoria em Saúde e Benefícios, empresa especializada na gestão de planos de saúde, pacote de benefícios e programas de qualidade de vida e bem-estar.
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