Se eu tivesse que responder à pergunta acima, com toda certeza diria que o sucesso do plano de saúde da sua empresa também passa pela gestão atualizada e próxima do grupo de afastados.
Nunca tivemos tanta tecnologia disponível e informações ao nosso alcance, mas percebo que em algumas áreas ainda nos comportamos como se estivéssemos vivendo há 20 anos. Todas as vezes que inicio um projeto voltado à arquitetura do programa de saúde e benefícios, me deparo com esses obstáculos, que muitas vezes comprometem toda a viabilidade da operação.
Quando digo afastado, falo de todo e qualquer trabalhador que não se encontra em atividade laboral ativa por motivo de saúde. E o grupo a que me refiro neste artigo são aqueles afastados há mais de 15 dias.
A história é quase sempre a mesma. No início do afastamento, a empresa acompanha o caso, mantém contato com o funcionário e um histórico das ocorrências e estágios da doença. Porém, conforme o tempo do afastamento vai passando, as informações passam a não ser atualizadas periodicamente e o contato vai se perdendo, na maior parte dos casos.
Quanto mais tempo o funcionário fica afastado, menos informação e interação a empresa mantém com ele. Parece que, com o passar do tempo, o interesse em manter um canal de comunicação atualizado dos dois lados – empresa e funcionário – vai se perdendo. O tempo passa, algumas vezes o funcionário muda de endereço e, como não comunicou o contato, se perde para quase sempre.
Além do passivo trabalhista, um dos riscos dessa situação está relacionado ao plano de saúde, que hoje é uma das maiores despesas do RH. Por conta da convenção coletiva, a maior parte das empresas é obrigada a manter o funcionário afastado vinculado ao plano e, uma vez que o motivo do afastamento teve origem em uma doença, existem grandes custos envolvidos.
O problema com o qual me deparo com mais frequência são empresas que desejam mudar o seu modelo de saúde, garantir maior economia, qualidade de serviços ou melhor relação custo-benefício, mas não podem avançar em seus projetos porque precisam de relatórios atualizados sobre o status do tratamento do seu grupo de afastados para que a operadora de saúde em questão possa analisar os riscos envolvidos.
O mais interessante é que, quando percebo casos assim e pergunto ao RH sobre mais informações a respeito desses casos, a percepção é de que eles não são importantes, estão perdidos no tempo, não oferecem riscos, está tudo certo. Infelizmente, as operadoras e seguradoras de saúde não enxergam dessa forma.
Muitas vezes, o tempo que se leva para contatar o grupo ou até mesmo obter as informações necessárias é tamanho que o projeto é abortado. Sem informações atualizadas, a operadora de saúde não apresentará um preço final e, se o fizer, será com uma enorme folga financeira, chamada de agravo nos custos, que comprometerá a viabilidade do projeto.
Entendo que uma boa gestão desse grupo começa a partir de uma gestão dos atestados, que indicarão os futuros casos de afastamento. A falta de informações sobre o grupo de afastados pode impedir que decisões estratégicas e arrojadas sejam efetivadas.
Já vi muitas empresas obrigadas a permanecer em um plano de saúde mais caro e menos competitivo porque não tinham informações atualizadas de um único afastado.
Por conta disso, aconselho:
- Mantenha um arquivo detalhado e atualizado com todas as informações pertinentes ao grupo de afastados.
- Faça a gestão dos seus atestados médicos de forma detalhada. Se não souber como, a 4Health poderá lhe ajudar.
- Mantenha contato periódico com esse grupo, atualizando endereços e telefones e mantendo uma rotina adequada de acompanhamento.
- Ofereça ajuda para agilizar ou viabilizar o tratamento em questão e, se necessário, ajude a intermediar os processos junto ao plano de saúde.
- Avalie as ocorrências e verifique se existe alguma relação com a atividade laboral. Se isso ocorrer, tome as medidas necessárias para evitar novos casos.
- Antes de iniciar qualquer movimento de mudança de plano de saúde, fique atento ao perfil desse grupo e não deixe de considerar os riscos.
- Promova com periodicidade ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Não se engane: qualquer assunto relacionado à saúde dos seus funcionários terá impacto nos resultados financeiros do seu plano de saúde.
Boa sorte!!
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