RH 4.0: como a tecnologia transformou a gestão de pessoas?

por | ago 17, 2021 | Dicas para o RH | 0 Comentários

Você já ouviu falar do RH 4.0? Pois bem, saiba que este conceito vem ganhando cada vez mais força em todo o mundo, passando por organizações dos mais diversos mercados. Continue lendo para entender em profundidade!

O RH 4.0, RH Digital ou digitalização do RH não é mais tendência, mas a realidade. Os departamentos de RH desempenham um papel fundamental na maneira como as empresas se posicionam para o futuro no que diz respeito à gestão de pessoas. 

E o futuro é digital, isso significa: o Recursos Humanos precisa ser também.

A digitalização muda o mundo em que vivemos. Nas empresas, o uso de software e serviços de informação mudou nas últimas duas décadas e simplificou muito o processo. 

Durante a pandemia, segundo pesquisa feita pela Unico, Grupo Cia de Talentos e Instituto Locomotiva exemplo, a cada dez empresas, seis digitalizaram o processo seletivo de novos colaboradores.

No entanto, a digitalização não é um evento único, mas um processo gradual.

Qual é a relação entre digitalização e a gestão de Recursos Humanos? Como a sua empresa pode se posicionar quando se trata do uso estratégico de dados pessoais e da automação dos processos de Recursos Humanos? 

Continue a leitura deste artigo para compreender o que é o RH 4.0 e como  implementá-lo em sua gestão de Recursos Humanos. 

Antes de tudo: o que é a 4ª revolução industrial?

Também conhecida como Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industrial é a era da automação contínua do trabalho, manufatura e indústria tradicionais. 

E o ponto é: 

Como vamos nos adaptar para utilizar tecnologias digitais de maneira consciente?

Para recursos humanos e gestão organizacional, isso significa: 

Como a gestão mudará para permitir que seu pessoal abrace a Quarta Revolução?

E o que é o RH 4.0?

O conceito de HR 4.0 está intimamente ligado à chamada Indústria 4.0, ou à quarta grande revolução industrial.

Ora, se de um lado a Indústria 4.0 transforma a maneira como as organizações executam a manufatura, do outro se reduz a necessidade de pessoal, especialmente no que diz respeito à automação.

Ao passo que isto acontece, a troca de dados entre diversos sistemas aumenta radicalmente a capacidade dos processos de tomada de decisão relacionados à gestão de pessoas.

Hoje, de acordo com dados da pesquisa State of Artificial Intelligence in Talent Acquisition, realizada pela Oracle, apenas 10% das instituições entrevistadas adotaram um nível alto ou muito alto do uso de Inteligência Artificial nos recrutamentos e 36% pretendem ter uso alto nos próximos dois anos.

Ainda que as mudanças sejam maiores nos próximos anos, já existem tecnologias capazes de substituir atividades relacionadas à gestão de RH.

Deste modo podemos dizer que o RH 4.0 é a inserção da Internet das Coisas (iOT) na área de Recursos Humanos. Neste modelo o RH é mais automatizado e foca em atividades estratégicas e não mais em ações manuais, burocráticas e repetitivas.

Ainda segundo a pesquisa da Gupi, 98% dos chefes de RH acreditam na agilidade em digitalizar os recrutamentos, enquanto 96% acreditam que a tecnologia pode reduzir os custos do departamento e, por fim, 81% entendem que o processo de contratação digital torna a empresa mais atraente.

Essa mudança se dá tanto por meio de ferramentas criadas pela indústria de Tecnologia da Informação, quanto nas novas demandas do governo com relação às relações de trabalho. 

Como o eSocial, que levou os departamentos de RH a introduzir a tecnologia para rotinas que raramente eram feitas com documentos em papel, lembra?

Por onde começar no RH 4.0?

Agora você sabe o que é o RH 4.0 e que a quarta revolução industrial significa muito para os departamentos de RH. Ao gerenciar as implicações do RH 4.0, líderes de RH desempenham um papel crítico. 

Mas como lidar com isso? Por onde começar? Que outras mudanças o RH 4.0 trará? 

É necessário garantir que a organização seja capaz de adotar e implantar novas tecnologias com sucesso, ao mesmo tempo que apoiam os funcionários. 

Seja ao reconhecer habilidades e adaptar funções, integrar novos trabalhadores e suprir expectativas da sociedade para construir um local de trabalho atraente e inclusivo.

Trazemos aqui seis principais pilares do RH 4.0 que você pode implementar em sua estratégia de gestão de Recursos Humanos:

1. Desenvolva novas capacidades de liderança para o RH 4.0

À medida que as organizações operam com modelos de negócios mais distribuídos, os líderes precisarão liderar de ponta a ponta, adotar as tecnologias certas, conduzir uma nova visão da cultura organizacional e moldar estratégias inovadoras de pessoal para o futuro do trabalho.

É imprescindível que a gestão do RH esteja alinhada com os objetivos da diretoria, para que os esforços sejam eficientes.

2. Gerencie a integração da tecnologia no local de trabalho

A forma como o trabalho é feito está mudando. Uma área crescente de responsabilidade de RH é a parceria com CEOs e líderes executivos para alcançar a combinação ideal de força de trabalho humana e automação para garantir um impacto positivo no futuro do trabalho.

3. Aprimore a Experiência do Funcionário

A crescente complexidade da força de trabalho e o uso de tecnologia exigem uma mudança na forma como o trabalho é vivenciado. O RH desempenha um papel vital na definição, medição e capacitação da experiência significativa do funcionário na quarta revolução industrial.

4. Construa uma cultura de aprendizagem ágil e personalizada

O RH desempenha papel de liderança na promoção da cultura de aprendizagem, no contexto de declínio da demanda por certas habilidades, o surgimento de novas e a necessidade de talentos para aprender, desaprender e reaprender continuamente.

5. Estabeleça métricas para valorizar o capital humano

A relação mutuamente benéfica entre a força de trabalho, as organizações e a sociedade torna essencial para o RH criar um caso convincente para estabelecer medidas viáveis ​​e escaláveis ​​de capital humano como um impulsionador de desempenho chave e demonstrar continuamente o impacto de seu trabalho no desempenho dos negócios.

6. Incorpore Diversidade e Inclusão

As mudanças nas forças sociais, econômicas e políticas trazem uma oportunidade para as organizações avançarem profundamente na inclusão e na diversidade. 

O RH desempenha um papel fundamental na promoção de um senso de propósito e pertencimento na força de trabalho, e igualdade e prosperidade para as comunidades e regiões em que operam.

Como os gerentes podem ir em direção ao RH 4.0?

O seu departamento de RH está em uma encruzilhada: existem novas oportunidades para aumentar a importância do trabalho de Recursos Humanos na empresa.

Enquanto gerente de RH, é preciso ser muito mais do que contador ou administrador. É importante ser estrategista, facilitador, gerente de mudança. 

A digitalização atua como um catalisador para transformar todo o setor de RH. Para fazer isso enquanto gerente de RH, é preciso superar obstáculos, desde o ceticismo por parte da administração até a falta de tempo e dificuldades na implementação.

O advento da quarta revolução industrial colocou as pessoas de volta no centro das preocupações das organizações, mas o RH parece não estar equipado nem pronto para aproveitar esta oportunidade sem precedentes de desempenhar um papel mais estratégico.

Como gerente, você se vê confrontado com os requisitos e desejos de seus funcionários e precisa de suporte? Sente que não há estrutura suficiente em sua empresa?

Procure uma consultoria de gestão para ajudá-lo a arquitetar essa transição. A 4Health pode lhe assessorar neste momento de mudança e terá o prazer de acompanhá-lo neste caminho. Você tem alguma pergunta? 

Entre em contato com um especialista!

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