Um dos anos mais significativos da nossa história ficou para trás. Mas, apesar da mudança no calendário, a Covid-19 e seus efeitos associados ainda são o tópico principal nos departamentos de RH em todo o país, afetando todos os componentes do local de trabalho, inclusive os benefícios para funcionários.
Embora ninguém pudesse prever o caos de 2020, a partir daí podemos ver alguns temas-chave que terão impacto duradouro sobre a natureza do trabalho e os benefícios para funcionários.
O ano passado foi marcado pelo que muitos chamam de Grande Experiência Trabalhar em Casa.
À medida que empresas e estados fechavam rapidamente durante os estágios iniciais da pandemia, muitos empregadores foram forçados a adotar políticas de trabalho remoto em tempo real, enquanto outros ajustavam as operações e estratégias de pessoal.
Muitas dessas mudanças terão um impacto duradouro em como vemos a natureza do trabalho.
Diretor de Recursos Humanos, Diretor de pessoas, Chefe de experiência do funcionário. Independente do seu cargo, a esteira nunca para de girar no RH.
Quando se trata de atrair e reter uma força de trabalho produtiva, os benefícios para os funcionários costumam ser negligenciados como um fator crítico para atrair e manter ótimos funcionários (e torná-los felizes e produtivos).
A pandemia sem dúvida remodelou a indústria de benefícios em 2020, nos ensinando lições ao longo do caminho. Mais do que nunca, o dinheiro não é o fator principal que costumava ser quando se trata de escolha de carreira de funcionário e potencial funcionário.
Embora continue sendo importante, cada vez mais pessoas estão considerando os benefícios para funcionários como partes essenciais de qualquer pacote que recebem de uma empresa para a qual estão pensando em trabalhar.
Qual a importância dos benefícios para funcionários? Bem, 67% dos funcionários preferem ter benefícios novos ou adicionais em vez de um aumento salarial. Bons salários são importantes, mas também bons benefícios.
Os benefícios não são apenas desejáveis para os funcionários. Eles podem melhorar seu negócio. Adicionar benefícios pode aumentar a lealdade, o foco e a produtividade, a frequência e o recrutamento.
Por que os benefícios para funcionários devem ser uma prioridade
Como líder empresarial, você tem muito a fazer. No entanto, eis uma razão válida para ajustar os benefícios dos funcionários para corresponder às últimas tendências e como você está perdendo se não o fizer:
Se você não oferecer aos funcionários atuais e futuros os benefícios que eles desejam, você não será um empregador preferencial. Isso significa não atrair os melhores talentos para o seu lado, e seus funcionários estrelas atuais podem ser mais facilmente convencidos a ir para organizações que oferecem melhores benefícios.
A satisfação do funcionário é vital para manter a produtividade e a moral do escritório. O que você oferece aos seus funcionários em benefícios pode afetar seriamente a felicidade deles e, portanto, a produtividade.
Se você ficar para trás nos tipos comuns de benefícios que oferece, os funcionários em potencial podem vê-lo como estando fora de sintonia com suas necessidades. Isso não vai fazer bem à sua imagem pública.
Você achará difícil recrutar um novo funcionário com êxito se ele não estiver satisfeito com os benefícios ou vantagens que você pode oferecer.
Não são apenas os proprietários de empresas que precisam anotar e entender quais benefícios para funcionários podem oferecer, é principalmente responsabilidade do diretor de RH e da equipe. Com isso em mente, aqui estão alguns pontos-chave que sua equipe de recursos humanos deve ter no topo antes de você lançar os benefícios:
Os gerentes de RH precisam pesquisar o mercado para informar aos superiores quais regalias ou benefícios devem ser incluídos em qualquer pacote de empregos.
Paralelamente a isso, o RH deve também satisfazer o funcionário e analisar os benefícios para identificar quais estão funcionando e quais não, você pode fazer isso com vários tipos de software de RH.
Os funcionários devem ter acesso a um portal para comunicar necessidades e expectativas de benefícios para a equipe de RH, para que a equipe de RH possa entender corretamente quais benefícios os funcionários desejam e precisam (isso também é útil para gerar novas ideias e encontrar novas tendências de benefícios para os funcionários).
Personalização está se tornando mais prevalente
O mundo está ficando muito mais pessoal. Cada serviço ou produto que compramos está se tornando mais e personalizado de acordo com nossos requisitos exclusivos ou não tão exclusivos.
O mesmo pode ser dito sobre os benefícios para funcionários, em que atuais funcionários e funcionários em potencial desejam soluções de RH que se adaptem a seus estilos de vida específicos.
Quando sua empresa permitir a personalização de um esquema de benefícios, você poderá atender melhor às necessidades de sua equipe e atrair funcionários em potencial. Isso pode ser feito oferecendo acesso a diferentes produtos / serviços, como seguro viagem, gympass, Zen Club, seguro medicamentos, entretenimento.
Dar aos funcionários a opção de gerenciar seus benefícios também lhes dá uma sensação de autonomia e, até certo ponto, demonstra aumentar os sentimentos positivos em relação à organização.
A Geração Z impulsiona a demanda por novos tipos de benefícios para funcionários
À medida que mais membros da Geração Z entrarem na força de trabalho, veremos uma maior demanda por benefícios e vantagens personalizáveis. Afinal, esta é uma geração que está acostumada a customizar cada parte de suas vidas – de tutoriais de maquiagem a danças TikTok.
Se os empregadores desejam atrair e reter esse segmento de novos talentos, eles terão que atender a essa preferência por escolha e personalização. Os empregadores olharão cada vez mais para mercados de vantagens (em oposição a ofertas pré-embaladas) que colocam a escolha nas mãos do funcionário.
Forças de trabalho remotas estimulam uma mudança para benefícios flexíveis
O uso amplamente acelerado e ampliado do atendimento virtual estimulado pela pandemia se tornará permanente. Embora tenha começado com check-ins pontuais ou treinamento virtual em saúde mental, 2021 verá o aumento contínuo no uso e na eficácia dos serviços de atendimento virtuais antes considerados presenciais apenas, como maternidade, pós-parto, pediatria e até mesmo tutoria.
Os empregadores estão notando essa mudança, com 32% indicando que a expansão dos serviços virtuais de saúde é a principal prioridade, e esse número aumentará rapidamente à medida que os empregadores procuram oferecer benefícios flexíveis e convenientes em apoio aos funcionários e aumentar a produtividade.
Principais tendências em benefícios para funcionários
Portanto, a questão permanece: o que os atuais funcionários e funcionários em potencial esperam na forma de benefícios aos funcionários. A lista a seguir mostra algumas das principais tendências em benefícios para funcionários (também à medida que você navega, você verá como a tecnologia está mudando drasticamente esse nicho e o que é necessário).
Benefícios que promovem o bem-estar financeiro
Os dados mostram que os funcionários experimentaram reduções significativas no poder de compra de seus contracheques na última década. Isso se deve em grande parte ao rápido aumento dos custos de saúde. Independentemente do motivo, os salários simplesmente não acompanham a inflação.
Como resultado, muitos trabalhadores se encontram em circunstâncias financeiras extremamente difíceis e até mesmo famílias com duas rendas muitas vezes lutam para sobreviver .
Além disso, muitos dos graduados universitários de hoje entram no mercado de trabalho com montes de dívidas estudantis, enfrentando preços de habitação ultrajantes.
Portanto, os funcionários procuram seus empregadores mais do que nunca em busca de segurança financeira. Isso significa que reembolso de mensalidades, reembolso de empréstimos estudantis, descontos para funcionários e outros benefícios que ajudam os funcionários a se livrar das dívidas e economizar dinheiro têm quase certeza de aumentar em prevalência e popularidade nesse ano.
Benefícios que se concentram na vida
É cada vez mais evidente que a flexibilidade é MUITO importante para os funcionários – e eles não têm medo de pedi-la.
Muitos empregadores não têm muita escolha a não ser oferecer horários flexíveis e opções de trabalho remoto para reter seus melhores talentos – especialmente considerando o quão dolorosa a rotatividade se tornou para a maioria das empresas no mercado de trabalho atual.
Na verdade, a Pesquisa Millennial, da Deloitte, descobriu que o número de pessoas mais jovens capazes de trabalhar em locais diferentes do local principal do empregador aumentou mais de 20% de 2016 a 2018. E a tendência não deve mudar tão cedo.
Vantagens que celebram a diversidade
Quando falamos sobre diversidade, normalmente pensamos em raça, gênero, idade e outras classes protegidas. No entanto, existem outras variáveis que também provocam separações na força de trabalho.
Renda, nível de experiência, situação familiar e saúde geral, todos desempenham um papel nos benefícios que mais importam para qualquer empregado.
Embora a licença paternidade paga possa ser inestimável para os trabalhadores que desejam expandir sua família, ela não acrescenta praticamente nenhum apoio para aqueles que não o fazem. E tudo bem – desde que haja outras vantagens que correspondam ao seu estilo de vida.
Benefícios que incentivam o uso
A maioria deles custa dinheiro cada vez que seus funcionários os usam. O seguro saúde é o infrator mais óbvio. A maioria das organizações tem que lutar com unhas e dentes para manter o mínimo de aumentos nas taxas anuais sem esgotar a cobertura, porque toda vez que um funcionário realmente a usa, é motivo para um aumento no prêmio.
Por falar nisso, lanches no escritório podem ser divertidos, mas mesmo mantê-los abastecidos pode ficar caro quanto mais funcionários aproveitam.
Como resultado, muitas empresas preferem benefícios que não vêm com uma fatura cada vez que um funcionário ganha dinheiro. Por exemplo, programas de desconto para funcionários ganham notas altas não apenas porque economizam o dinheiro dos funcionários em despesas da vida real, mas os funcionários podem usá-los para o conteúdo de seu coração, sem custar à empresa um centavo extra.
Vantagens únicas
É uma época tão difícil quanto qualquer outra para atrair bons funcionários, por isso é vital se destacar. Sim, fornecer os benefícios básicos que os trabalhadores esperam é uma necessidade. No entanto, é indiscutivelmente tão importante oferecer os extras que diferenciam sua organização do grupo.
Afinal, sem vantagens exclusivas, o que impede os funcionários de correr para os braços de outro pretendente mais generoso? No próximo ano, esperamos aumentar a busca por vantagens exclusivas para funcionários.
10 Exemplos de benefícios para funcionários
Saúde emocional: Uma das urgências apontadas por muitas empresas, logo no início da pandemia, foi a necessidade de oferecer suporte emocional aos funcionários. No mês de março de 2020, seis entre dez RHs apresentavam essa preocupação.
Queremos destacar algumas das soluções mais contratadas nos últimos meses:
– EAP (employee assistance program)
– Plataformas online com subsídio dos custos
– Psicólogos dedicados e contratados por banco de horas
– Fortalecimento dos canais de acesso a serviços voltados a saúde emocional, oferecidos por alguns planos de saúde diferenciados.
A 4Health entende que promover a saúde emocional no ambiente corporativo exige apoio da liderança, investimento e compromisso. Mergulhar em um tema tão delicado vai muito além das palestras e lives.
Cartão benefícios flexíveis: O cartão de débito de benefícios oferece ao funcionário fácil acesso ao saldo de todos os benefícios e destiná-los a serviços, coberturas e pagamentos específicos.
Esse benefício está em alta pois dá flexibilidade aos funcionários para usarem o cartão em diferentes lugares, sem precisar estar associado a uma rede credenciada dos fornecedores de Vale-refeição e Vale-alimentação. O VR, por exemplo, passa em qualquer restaurante, mercado, hortifruti, etc.
EAP – Suporte assistencial ao empregado: O EAP é um benefício corporativo que já existe há muito tempo, porém ainda é contratado de forma tímida no Brasil. Imprime valor aos programas de benefícios e representa um custo baixo.
Oferece suporte emocional e especializado em casos de traumas, ansiedade, depressão, vícios, assaltos, morte, dores, transtornos alimentares, estresse, aconselhamento, conflitos, situações de abuso, violência, divórcios, problemas financeiros, ou seja, está super alinhado com a realidade atual.
Os serviços são oferecidos a partir de uma rede de apoio com terapeutas, psicólogos, economistas, advogados, assistentes sociais e outros profissionais treinados que realizam atendimento online, telefônico e presencial nos casos mais graves.
Muito procurado pelas empresas durante a pandemia, representa uma solução prática, funcional, econômicas e acessível para qualquer tamanho de empresa.
Telemedicina e saúde complementar: A telemedicina é a prática de conectar pacientes a provedores remotamente para possibilitar o atendimento quando o paciente e o médico não estão fisicamente presentes no mesmo local.
Kiddle Pass: É o primeiro benefício que abraça famílias no Brasil. A plataforma oferece aulas, atividades e entretenimento presencial e online para crianças de 01 a 12 anos.
Benefício academia: O benefício à academia pode ser oferecido aos funcionários por conta própria ou como parte de um programa de bem-estar maior em seu local de trabalho. Ao informar a seus funcionários que eles têm a opção de seguir hábitos saudáveis, sua empresa poderia ver um aumento da moral e da produtividade, ao mesmo tempo que diminui as despesas médicas a longo prazo.
Benefício Home Office: Trata-se de um novo benefício que tem o objetivo de oferecer apoio financeiro para eventuais despesas indispensáveis como: luz, internet, adequações no local de trabalho, etc.
Seguro farmácia e desconto em medicamentos: benefício focado em medicamentos, tem lista de remédios gratuitos pros beneficiários e desconto em medicamentos.
Assistência Maria: Atendendo ao pedido de uma Seguradora e inspirado em iniciativas do Magazine Luiza, surgiu o ASSISTÊNCIA MARIA, uma solução voltada para o combate à violência doméstica, uma realidade que atinge todas as classes sociais e tem ganhado ainda mais relevância devido à pandemia.
Será um canal dedicado e exclusivo para o atendimento de mulheres, pelo qual receberão atendimento profissional por assistentes sociais experientes em situação de violência. Além da escuta e acolhimento, o objetivo é a estruturação de um Plano de Atendimento que lhe permita interromper este ciclo de forma prática.
Assinatura de sorvete pros funcionários: Empresa lança assinatura de sorvete com periodicidade de entrega previamente determinada para empresas “mimarem” os seus funcionários.
Fora com os antigos benefícios, dentro com os novos
Quando se trata de benefícios, o objetivo não deve ser obter a maioria dos benefícios. Em vez disso, as empresas devem ter como objetivo ter os melhores. Os certos. Para algumas organizações, isso pode significar cortar algumas vantagens para abrir espaço para outras melhores.
Porque, neste mercado, todas as vantagens contam para se manter competitivo. E as empresas que cuidam de seus funcionários provaram que uma das melhores maneiras de ganhar a lealdade dos clientes é por meio de funcionários felizes e engajados.
Os benefícios dos funcionários são essenciais para atrair e reter os melhores talentos para sua força de trabalho. Para empresas menores, no entanto, encontrar a combinação certa de benefícios para criar um retorno positivo sobre o investimento é um desafio.
Para atrair e reter pessoas excelentes para representar sua empresa, considere os tipos de benefícios que os funcionários realmente valorizam. Em seguida, procure maneiras econômicas de oferecer os benefícios mais importantes aos funcionários.
Quais você acha que são os benefícios mais importantes para os funcionários? A 4health conta com uma ampla cartela de benefícios para os seus funcionários.
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