Você já precisou pensar em cancelar o plano de saúde oferecido aos seus funcionários?

por | out 19, 2020 | Planos de Saúde | 0 Comentários

Sabemos que um dos benefícios mais valorizados pelos funcionários nas empresas, hoje em dia, é o plano de saúde. Porém, é fato também que este beneficio é a segunda maior despesa, ficando atrás somente da folha de pagamento na maior parte das empresas.

Diante deste dilema, muitos se veem forçados, de tempos em tempos, a revisar a necessidade de manter o benefício, seja por redução de custos ou por ajuste de prioridades.

É neste momento, também, que muitas empresas questionam a necessidade de manter o modelo tradicional do benefício, pensando em novos desenhos de serviços, como oferecer custeio somente do atendimento sob demanda, cartões de desconto ou somente serviços de telemedicina.

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Como então saber que decisão tomar? Seguem algumas dicas do que pode ser avaliado e ponderado para chegar em uma resposta coerente e que tenha impacto positivo no seu time.

– Realize uma pesquisa de satisfação sobre o plano de saúde. Isso pode dar um panorama inicial do quanto o grupo valoriza o benefício.

– Através da análise dos arquivos de utilização, avalie a aderência do grupo ao benefício, entendendo a proporção de pessoas que utilizam o plano.

Entenda a forma como seu grupo utiliza o benefício, quantos utilizam consultas, exames, internação e reembolso. Isso te dará subsídios para saber se a abrangência do serviço está adequada, e se é possível mudar para um modelo somente de consultas, por exemplo.

Conheças as informações de seus grupos de risco. Este dado indica as pessoas que ficariam desassistidas sem o plano e poderiam gerar custo extra ou demanda assistencial para a empresa. Ou seja, entender quem são as pessoas em tratamento, quem possui doenças crônicas, as grávidas, os afastados, entre outros.

Verifique como seu mercado se comporta com relação ao modelo oferecido, pois o plano de saúde é item indicado na maioria das pesquisas, como motivo de retenção de talentos e satisfação no trabalho.

Com estes dados em mãos, será possível tomar uma decisão, baseada em fatos, se há realmente a necessidade de cancelar o benefício ou somente ajustar políticas ou o produto oferecido.

Este artigo foi escrito por Débora Maia, sócia diretora da 4Health Consultoria em Saúde e Benefícios, empresa especializada na gestão de planos de saúde, pacote de benefícios e programas de qualidade de vida e bem-estar.

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