No mundo dos benefícios corporativos, é cada vez mais comum as empresas cobiçadas do mercado oferecerem pacotes de benefícios corporativos robustos e criativos.
De acordo com a Pesquisa de Confiança no Emprego da Glassdoor, cerca de 60% das pessoas relatam que os benefícios e vantagens são um fator importante ao considerar a aceitação de uma oferta de emprego.
Com o objetivo de aumentar a produtividade, o comprometimento da equipe, além de atrair e reter talentos, esse menu está cada vez mais diversificado.
O motivo? 69% dos funcionários dizem que ter uma gama ampla de benefícios aumentaria a lealdade ao seu empregador. (Metlife Employee Benefit Trends Study, 2020)
A verdade é que na realidade brasileira oferecer um pacote de benefícios é privilégio de poucos. Segundo dados da Page Personnel, 82,38% dos colaboradores desejam um plano odontológico e seguro de vida.
Pacotes de benefícios corporativos – modelos
A depender do tipo de organização e do trabalho, os benefícios corporativos para funcionários podem ser bastante diferentes.
Por exemplo, os pacotes de benefícios para funcionários de tempo integral são diferentes dos pacotes oferecidos para funcionários de meio período. Os pacotes de benefícios para funcionários são normalmente discutidos durante a entrevista final ou no momento em que uma oferta é estendida.
O pacote de benefícios certo pode lhe dar uma vantagem distinta em situações de recrutamento competitivo.
No Brasil, existem alguns benefícios para colaboradores que são obrigatórios de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT):
- Vale transporte;
- FGTS;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- Adicional noturno.
As pequenas empresas que estão a crescer, precisam planejar uma introdução cuidadosa dos benefícios corporativos para que continuem a atrair e reter talentos para maior crescimento e expansão.
A sua equipe de RH pode expandir o pacote de benefícios corporativos conforme os recursos permitam. Vocês podem personalizar um pacote de benefícios de acordo com as necessidades e desejos de seus funcionários, mas considere incluir as ofertas padrões.
Confira alguns pacotes que sua organização pode priorizar.
Pacote de benefícios corporativos fundamentais para funcionários
Quando falamos das organizações mais estruturadas, encontramos com frequência o seguinte pacote básico de benefícios:
- Plano de saúde com cobertura só para titulares e/ou para dependentes;
- Plano dental;
- Seguro de vida;
- Vale refeição;
- Vale alimentação.
Benefícios corporativos regularmente encontrados em multinacionais
As multinacionais oferecem um pacote além dos benefícios acima, acrescentando alguns dos benefícios abaixo:
- Previdência privada
- Bolsa de estudo
- Bolsa idioma
- Carro (para cargos estratégicos)
- Estacionamento
- Treinamentos específicos para desenvolvimento pessoal
- 14°/15° salário
- Participação nos resultados
- Cesta de natal
- Brinquedos no natal
- Clube recreativo
- Berçário/Creche
- Programa de mentoria
- Horário flexível
- Ginástica laboral
- Universidade corporativa
- Convênio farmácia
- Complementação do auxílio doença
- Empréstimo consignado
- Reembolso quilometragem
- Telefone celular (para cargos específicos)
- Transporte fretado
A nova realidade dos pacotes de benefícios corporativos O grande desenvolvimento tecnológico dos últimos 10 anos trouxe outras necessidades e imprimiu um ritmo diferente de trabalho, com foco maior no bem-estar e o entendimento de que investir no ambiente de trabalho traz mais produtividade. Rapidamente, outras necessidades foram percebidas, seguidas por um menu de serviços e benefícios mais diverso, conforme abaixo:
- Academia na empresa
- Subsídio e convênio academia
- Salão de cabeleireiro e estética
- Licença maternidade ou paternidade ampliadas
- Férias ilimitadas
- Licença paternidade remunerada
- Salas de apoio à amamentação
- Geladeiras com lanches disponíveis
- Cozinha de apoio com snacks à vontade
- Sala de sinuca e videogame
- Bônus bebê (incentivo para compras básicas)
- Suporte psicológico com subsídio
- Assessoria jurídica e financeira
- EAP – Suporte geral ao empregado
- Massagem
- Suporte nutricional
- Clube de descontos
- Auxílio combustível
- Happy Hour
- Day off
- No dress code
- Benefícios flexíveis
- Subsídio medicamentos
- Salas de descanso e de descompressão
- Auxílio Home office
O que avaliar antes de turbinar o pacote de benefícios ?
Antes de tomar qualquer decisão, é importante avaliar alguns pontos:
- Os benefícios que você deseja contratar conversam com a cultura da sua empresa?
- O investimento é sustentável a médio e longo prazo? No pior cenário econômico, eles podem ser continuados? Foi realizado um estudo sobre a viabilidade financeira do investimento?
- Foi realizada alguma pesquisa junto aos funcionários para entender e traduzir as principais necessidades? Você sabe o que os seus funcionários desejam?
- As políticas de acesso e gestão estão alinhadas à realidade da empresa e dos funcionários?
Os benefícios corporativos flexíveis são uma opção para todas as empresas?
O desenho de benefícios flexíveis surgiu na década de 70 e se popularizou nos Estados Unidos, mas no Brasil teve menor aderência.
Nos últimos 4 anos, ganhou força a partir do movimento de ampliação de opções e busca oferecer benefícios corporativos relevantes e alinhados ao estilo de vida de cada funcionário.
Normalmente, esse modelo estrutura um sistema de pontos ou verba, onde cada colaborador escolhe as opções mais adequadas às suas necessidades com possibilidade de atualizar a cada ano.
O desenho adequado dessa política exige uma arquitetura bem estruturada e inteligente, que propicie a satisfação do funcionário e a saúde financeira dos contratos.
O sistema de benefícios flexíveis pode ser adotado por empresas de qualquer ramo ou tamanho, sendo mais vantajoso para organizações de médio e grande porte, devido a maior quantidade de funcionários com diferentes necessidades e a possibilidade de oferecer uma maior variedade de benefícios.
O maior desafio é montar pacotes que, mesmo diferentes entre si, tenham valores equivalentes, para que não ocorram discriminações de um para o outro. Da mesma forma, é necessária uma boa negociação junto aos fornecedores, a fim de que os contratos estejam alinhados ao novo sistema sem prejuízo e riscos.
Para ser eficiente, esse modelo exige um menu diversificado de benefícios corporativos, uma vez que não faz sentido uma política especial envolvendo um menu limitado.
Estruturar a política e a rotina de benefícios flexíveis exige a contratação de uma consultoria especializada, com uma plataforma desenvolvida para este fim, propiciando uma gestão mais eficiente.
A importância de oficializar a política de benefícios corporativos Logo após optar por um programa desse porte, é muito importante comunicar todas as mudanças de forma clara, explicando aos funcionários sobre cada detalhe, formalizando as regras, processos e responsabilidades. Dessa forma, a mudança fica mais transparente e há maior segurança jurídica para cada uma das partes.
Antes de implementar, é importante disponibilizar simuladores do sistema, para que os envolvidos possam testar, analisar as opções e se preparar para o processo de escolha que virá a seguir.
Opções para empresas com pacote de benefícios limitados
Existe uma outra modalidade de benefícios flexíveis mais adequada à empresas com este perfil, que pode ser facilmente implantada a partir da contratação de algum cartão de benefícios flexíveis, que propicia a inclusão de todos os valores relacionados aos benefícios em um único cartão, dando a possibilidade de realocar o valor de um benefício para outro, à escolha do funcionário.
Geralmente, esses cartões oferecem serviços agregados, a partir do pagamento de uma pequena taxa por pessoa, que tende a ser bem competitiva. Costumam oferecer acesso a serviços adicionais como subsídio academia, plataformas de saúde emocional, clube de descontos etc.
Vantagens em adotar uma política de benefícios flexíveis?
- Aumento no nível de satisfação dos funcionários;
- Facilidade em apurar de indicadores mais precisos para a empresa e o RH;
- Maior índice de aprovação dos benefícios oferecidos;
- Melhora o clima organizacional e motivação dos funcionários;
- Destaque e maior protagonismo da empresa frente ao mercado, uma vez que empresas com essas políticas estão ranqueadas entre as melhores para se trabalhar.
Riscos na gestão de benefícios corporativos flexíveis
Administrar uma política de benefícios corporativos flexíveis exige disciplina e atenção do RH por todas as complexidades e desdobramentos. Felizmente, o mundo mudou e hoje temos muitas opções para destacar e turbinar o programa de benefícios corporativos, trazendo uma maior vantagem competitiva para a sua empresa.
Mas existem riscos trabalhistas, caso algum funcionário alegue que os colegas têm benefícios melhores.
Antes de avançar nessa contratação, é recomendável um estudo jurídico a fim de prever ou acomodar possíveis riscos. Sempre que a empresa decide mudar algo relacionada ao pacote de remuneração e benefícios, existe algum risco envolvido.
É importante que o seu setor de RH esteja disposto a detalhar cada ponto, entender os desafios e ganhos e se preparar para todos os desdobramentos e riscos, assim como avaliar o investimento na flexibilização, de acordo com o nível de engajamento que a empresa deseja conquistar.
Embora os benefícios corporativos sigam estruturas mais tradicionais de benefícios, muitos pequenos empregadores estão descobrindo que os benefícios orientados para o colaborador são igualmente valiosos, normalmente mais flexíveis e também mais acessíveis.
Quando o RH da sua organização estiver pronto para oferecer um pacote de benefícios corporativos que atraia e mantenha talentos, tornando a sua empresa mais diversificada e inclusiva, entre em contato com a 4Health.
0 comentários