Quais as características de uma boa corretora de planos de saúde ou consultoria de benefícios?
É claro que, de acordo com sua realidade, cada gestor trará uma resposta diferente para essa pergunta. Cada um tem um entendimento do que faz uma boa corretora de planos de saúde.
Percebemos que muitos gestores acreditam que uma boa corretora de planos de saúde é aquela que oferece o melhor preço ou muitas vantagens. O que eles não sabem, é que existem corretoras que distorcem os preços no início do processo de concorrência ou negociação, com o objetivo de acabar com os concorrentes.
Somente uma vez que já foram escolhidos como fornecedor, apresentam os valores reais que a empresa vai pagar pelo plano de saúde. Geralmente, mais altos do que apresentaram inicialmente.
O que torna uma corretora de planos de saúde boa?
De uma forma geral, uma boa corretora/consultoria que realiza a gestão do plano de saúde e benefícios, deve oferecer as melhores condições de custo-benefício para seu cliente.
É dever desse fornecedor ter a sensibilidade para entender as reais necessidades e condições do seu contratante, para então direcioná-lo na contratação do melhor plano de saúde e pacote de benefícios que se encaixe na sua realidade, e que trará mais qualidade de vida para os funcionários.
Um outro ponto, é que algumas corretoras e consultorias oferecem uma lista muito extensa de benefícios e diferenciais. Ao fazer isso, colocam muito dinheiro na mesa, mas essa conta não fecha.
Num primeiro momento, são oferecidos muitos “presentinhos” e serviços adicionais para o cliente, mas num segundo momento, a corretora precisará recuperar esse investimento.
Isso leva o fornecedor a pressionar indiretamente o seu contratante a trocar o plano de saúde, porque assim, o primeiro será comissionado pela operadora. A médio ou longo prazo, o corretor vai tentar recuperar esse dinheiro, de uma forma ou outra.
Isso pode ser desastroso! O plano de saúde só deveria ser trocado quando há um grande desgaste na relação da empresa com o prestador de serviço; ou quando os custos estão incompatíveis com a realidade financeira; ou os serviços não estão atendendo as necessidades dos funcionários.
Trocar apenas porque o corretor diz que está na hora de olhar o mercado pode gerar uma grande carga de trabalho desnecessária para a empresa.
Como avaliar uma corretora/consultoria de benefícios?
- Avalie a ética, os valores transmitidos pela corretora, desde a sua comunicação online, até no atendimento do vendedor e do gerente de contas
- Escolha o fornecedor que mostra ter condições de tornar o programa de saúde e benefícios sustentável, que vai entender a fundo o seu cenário e te auxiliar nas tomadas de decisões
- Escolha um prestador que não vai te forçar a realizar trocas de plano de saúde a cada fim de contrato, como uma forma de ganhar mais dinheiro com a sua empresa
- Não avalie a quantidade de serviços oferecidos, se concentre naquilo que faz sentido para sua empresa e peça detalhes para entender como é a entrega de cada um.
- Peça um detalhamento de cada cotação de plano de saúde para se certificar de que a corretora não está distorcendo os preços. Uma prática comum, por exemplo, é alterarem a quantidade de beneficiários por faixa etária para apresentar um custo mais baixo. Não se deixe enganar!
Confira nosso guia de contratação de corretora para saber mais!
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