Promova o autocuidado junto aos seus funcionários

por | fev 23, 2021 | Saúde Corporativa | 0 Comentários

O autocuidado é qualquer atividade que fazemos deliberadamente para cuidar de nossa saúde mental, emocional e física. Em tese, quando dizemos que “cuidamos de nós mesmos”, estamos praticando o autocuidado. O desafio do autocuidado é identificar as melhores formas de cuidar de nós mesmos. 

Agora, você pode estar dizendo a si mesmo: “O que isso tem a ver com os funcionários?” A resposta é muito simples:

  • É difícil para os funcionários se engajarem se não forem saudáveis.
  • É difícil para os funcionários serem produtivos se não forem saudáveis. Funcionários desinteressados e improdutivos afetam os resultados financeiros e o clima organizacional.

Um estudo publicado no fim do ano passado pelo The British Medical Journal mostra que, a cada quatro semanas de atraso no tratamento do câncer, o risco de morte aumenta até 13%

Por isso, mesmo diante da pandemia, a recomendação da comunidade médica é que os pacientes oncológicos mantenham sua rotina de terapias e compartilhem dúvidas e anseios com os profissionais responsáveis por sua linha de cuidado.

Isso se torna ainda mais preocupante se levarmos em conta que, segundo levantamento do Instituto Oncoguia, exames para detecção precoce e confirmação da doença tiveram queda vertiginosa em 2020. 

As biópsias, por exemplo, caíram pela metade de março a setembro. No Sistema Único de Saúde (SUS), o número de pacientes oncológicos que iniciaram o tratamento diminuiu cerca de 30% no mesmo período.

Apesar da maioria dos centros de saúde terem criado fluxos seguros para garantir que pacientes recebam seus tratamentos devidamente, é fato que durante os picos de ocupação de leitos em hospitais por pacientes contaminados pelo vírus, o temor de contrair a doença aumenta por parte daqueles que precisam ir até esses locais. O que leva à consequente decisão de adiar os tratamentos oncológicos sem o devido respaldo médico – o que pode ter consequências severas à saúde, com possíveis avanços do tumor e surgimento de metástases.

Falar de saúde, promover o autocuidado e acompanhar o programa de saúde da sua empresa nunca foi tão importante! 

Para desfrutar de um estilo de vida saudável e feliz, devemos tomar medidas positivas para restaurar nossa saúde e bem-estar. Em vez de desenvolver mecanismos de enfrentamento prejudiciais, devemos priorizar proativamente nosso bem-estar mental, emocional e físico.

Ao priorizar nosso autocuidado, podemos reduzir os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, melhorar nossa saúde física, fortalecer nosso sistema imunológico, melhorar nossa autoestima e melhorar nosso relacionamento com os outros.

O autocuidado no local de trabalho é um dos muitos fatores dos quais sua empresa pode se beneficiar. Os funcionários que priorizam o autocuidado são mais engajados, produtivos e motivados no ambiente de trabalho.

5 pessoas em fila sorrindo, com um filtro vinho sob a imagem, escrito "Acompanhe nossa newsletter, conteúdo mensal especializado para o RH e líderes. Clique aqui para se cadastrar"

8 dicas para incentivar os funcionários a priorizar o autocuidado

 Aqui na 4Health, somos especialistas em bem-estar dos funcionários. Entendemos que o autocuidado é a base para uma equipe de sucesso. Aqui estão nossas principais dicas para incentivar os funcionários a priorizar o autocuidado.

1. Lidere pelo exemplo

Como você pode esperar que seus funcionários priorizem o autocuidado se você não cuida de sua saúde e bem-estar? Negligenciar seu próprio cuidado é um mau exemplo para seus funcionários. Demonstrar que você está priorizando o autocuidado irá motivar e encorajar seus funcionários a fazerem o mesmo.

2. Delegar a carga de trabalho com eficácia

Se seus funcionários estão lidando com muitos projetos, eles estão fadados a colocar sua carga de trabalho antes de seu autocuidado. Eles podem trabalhar até tarde, cancelar planos e até mesmo pular refeições para voltar ao trabalho no escritório.

Ao delegar a carga de trabalho de forma eficaz, você pode dar aos seus funcionários o tempo de que precisam para priorizar o autocuidado. Você também deve ter como objetivo ter uma cultura centrada na comunicação aberta. Dessa forma, um funcionário se sentirá à vontade para abordá-lo, caso esteja lutando com a carga de trabalho.

3. Oferecer treinamento de bem-estar

Workshops e sessões de treinamento em grupo podem ajudar seus funcionários a aprenderem a cuidar de sua saúde e bem-estar. As sessões de treinamento  podem enfocar tópicos como sono, estresse e como administrá-lo, nutrição, hábitos saudáveis e atenção plena.

Fornecer treinamento também demonstrará que você valoriza sua equipe e se preocupa com seu bem-estar.

4. Foco no equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Estudos demonstraram que a criação de limites entre o trabalho e a casa pode levar a um maior envolvimento dos funcionários e a um pensamento mais aguçado no local de trabalho. 

O excesso de trabalho pode causar estresse e exaustão desnecessários. Também pode afetar a produtividade de seus funcionários no local de trabalho.

Como empregador, você deve ajudar sua equipe a alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Certifique-se de que seus funcionários estejam deixando o trabalho no escritório e incentive-os a fazer pausas regulares ao longo do dia.

Você também pode introduzir horários de trabalho flexíveis. Isso dará a seus funcionários a oportunidade de programar sua carga de trabalho em torno de outros compromissos.

5. Incentive os funcionários a monitorar sua saúde e bem-estar

Com o surgimento de dispositivos digitais de pulso e aplicativos para telefones celulares, muitas pessoas estão recorrendo à tecnologia para melhorar sua saúde e bem-estar.

Com o uso de um aplicativo de bem-estar, seus funcionários podem monitorar sua saúde e bem-estar e aprender a priorizar o autocuidado.

A 4Health tem parceria com a ViBe, um aplicativo de bem estar que faz uma análise da saúde do usuário e dá dicas específicas para o cuidado pessoal. Ele também facilita seu acesso à saúde e cuida do seu bem-estar através dos médicos, psicólogos e profissionais de saúde, de forma conveniente e humanizada.

6. Disponha um especialista 

Como parte de uma iniciativa de bem-estar, muitas empresas oferecem aulas de ginástica no local ou inscrições em academias para inspirar sua equipe a se exercitar mais. Talvez você possa oferecer uma aula semanal de ioga ou trazer um especialista em meditação.

Isso será especialmente benéfico para funcionários que têm uma agenda lotada ou filhos pequenos e lutam para encontrar tempo para se exercitar.

7. Forneça alimentos saudáveis

Incentivar seus funcionários a priorizar o autocuidado será inútil se eles não nutrem corretamente o corpo. Infelizmente, lanches de escritório tendem a não ser saudáveis - bolo, rosquinhas, biscoitos etc. 

Se você pretende fornecer treinamento sobre saúde e bem-estar ou oferecer um aplicativo de bem-estar, também faz sentido incentivar os funcionários a se alimentarem de maneira mais saudável. Talvez forneça frutas de graça na cozinha do pessoal e tenha lanches saudáveis oferecidos nas reuniões.

8. Incentive o exercício

O autocuidado consiste em priorizar sua saúde física e mental. É surpreendente quantas pessoas passam uma semana inteira sem fazer nenhum tipo de exercício. De acordo com a OMS, devemos fazer pelo menos 150 a 300 minutos de atividade de intensidade moderada todas as semanas – o que é apenas cerca de 20 minutos por dia.

Existem muitas maneiras de incentivar seus funcionários a se exercitarem. Talvez apresente reuniões de caminhada, o exercício e o ar fresco irão impulsionar o pensamento criativo! 

Ou implemente um benefício academia, tipo Gympass ou TotalPass, proponha desafios de bem-estar para incentivar os funcionários. Isso pode fazer a sua empresa economizar no plano de saúde caso tenha uma população com problemas relacionados a sedentarismo e obesidade, por exemplo.

Comece a promover o autocuidado dos funcionários

Vivemos um período muito atípico, com riscos anunciados, por isso não se engane! Não adianta só falar de amenidades sem oferecer ferramentas e estimular a mudança de comportamento. 

Da mesma forma, não adianta promover a qualidade de vida e não acompanhar com a equipe médica da sua empresa ou da sua corretora os indicadores do seu plano de saúde.

Na 4Health, incentivamos e realizamos continuamente ações de saúde junto aos nossos clientes, além de gerarmos indicadores para acompanhar a saúde de cada grupo, garantindo o acolhimento de todos os beneficiários que assim o necessitem!

Se desejar obter mais informações sobre como incentivar seus funcionários a priorizar o autocuidado, entre em contato conosco.

Podemos ajudá-lo a tornar seu negócio mais tranquilo, atrair e reter talentos-chave e melhorar sua produtividade! Descubra mais sobre os benefícios do bem-estar.

Este artigo foi escrito por Débora Maia, Diretora de Expansão, Novos Negócios e Qualidade de Vida da 4Health – Inteligência em Saúde e Benefícios, e atua há 25 anos na área de Saúde e Programas de Benefícios

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *